Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

6 dicas para fazer uma negociação bem-sucedida

Algar Telecom | 31 de dezembro de 2019

MPE

Você sabe quais são as melhores práticas para ter sucesso em uma negociação? Podemos adiantar que se você conhece bem o que a empresa oferece já é meio caminho andado.

Quem trabalha com vendas sabe que negociar é uma arte que exige conhecimento e muito preparo. Por isso, é importante que você aprenda a aplicar algumas técnicas valiosas para os processos de negociação.

Quer saber quais são elas? Continue lendo e fique por dentro das dicas que vão ajudar você a obter ótimos resultados nessa etapa tão importante do processo de vendas!

6 dicas para ter bons resultados numa negociação

1. Prepare-se bem

Antes de fazer qualquer negociação, é fundamental que você se prepare devidamente. Essa deve ser sempre a primeira etapa da sua estratégia de abordagem. Sem preparo, você corre o risco de passar uma imagem ruim e não ganhar a confiança do cliente.

Portanto, esforce-se para conhecer a fundo a área de atuação da empresa, quais são as vantagens competitivas em relação às concorrentes e os principais desafios. Esses conhecimentos ajudam você a se posicionar corretamente na hora da negociação.

2. Conheça os clientes

Na estratégia de negócio, conhecer o perfil do público-alvo costuma ser um dos elementos centrais. Mais do que isso, ao negociar com o cliente, você deve conhecer a fundo a pessoa com a qual está lidando para conquistar uma interação mais positiva.

Há diferentes tipos de consumidores. Observe com atenção cada um deles para descobrir em qual perfil eles se encaixam. Dessa maneira, você consegue encontrar a melhor forma de transmitir segurança em relação ao produto ou serviço em questão.

3. Domine o assunto

Pense nas suas próprias experiências de compra. É um pouco frustrante quando um vendedor não sabe responder as nossas dúvidas, não é? Para que isso não aconteça com o seu cliente, você precisa dominar as informações relevantes sobre o objeto da negociação.

No caso de um produto, por exemplo, é importante saber de cor todas as características técnicas, diferenciais, benefícios e até mesmo as desvantagens. Além disso, conhecer o mercado, os fornecedores e inclusive os concorrentes também faz diferença.

4. Seja estratégico

A sua empresa conta com um processo de vendas eficiente? Se a resposta for “não”, fique sabendo que estruturar um processo e implementá-lo ajuda bastante a fazer uma negociação bem-sucedida.

Outras práticas estratégicas também colaboram para o sucesso na hora de fechar negócio. Uma dica simples é tratar o cliente pelo nome próprio, por exemplo, pois traz proximidade. Além disso, vale a pena criar um plano para conduzir a conversa, sobretudo quando você já conhece as dificuldades do cliente.

5. Use as melhores metodologias

A maioria dos empresários não costuma conhecer os métodos de negociação. Esse despreparado pode ser prejudicial, afetando diretamente o resultado das vendas. Sendo assim, é aconselhável buscar referências para facilitar o processo de negociação.

Uma delas é o Método Harvard, que se tornou bastante popular. Nessa metodologia, o negociador precisa focar na questão central e nos aspectos objetivos para propor as soluções capazes de atender às necessidades de todos os envolvidos.

6. Saiba escutar

Pode até parecer bobagem, mas fique sabendo que esta é uma dica tão relevante quanto as demais. É claro que você quer fornecer o máximo de informações possível, certo? Mas tenha cuidado para não falar demais.

Isso porque o cliente é quem deve ser o protagonista da conversa. Portanto, deixe-o à vontade para falar e escute-o com bastante atenção. Afinal, essa é uma ótima maneira de você captar informações cruciais para o processo de negociação.

Que tal conhecer outras estratégias para vender mais? Descubra agora como funciona o WhatsApp Business!

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: