1. Home
  2. /
  3. MPE
  4. /
  5. 9 dicas para realizar o controle de estoque da sua empresa


MPE Escrito por Algar Telecom | 3 de junho de 2019

9 dicas para realizar o controle de estoque da sua empresa

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

Precisando de ajuda e dicas de como realizar controle de estoque? Muitas empresas enfrentam dificuldades diariamente para manter o estoque organizado e manter uma boa lucratividade para o negócio.

No entanto, a busca por otimização de processos relacionados à gestão de estoque é constante. Por isso, o post de hoje traz algumas dicas importantes que vão garantir maior controle quando se trata das suas mercadorias. Continue lendo e confira todas elas!

Dicas de como realizar controle de estoque nas empresas

1. Conheça os métodos de organização

A primeira dica de como realizar controle de estoque é conhecer as diferentes formas que você pode utilizar na sua empresa para tornar o fluxo mais eficiente. Dentre as mais comuns, estão:

  • PEPS (Primeiro a entrar, primeiro a sair): nesse método, os produtos são organizados conforme a ordem de entrada. Ou seja, os que estão no estoque há mais tempo têm prioridade de saída.
  • UEPS (Último a entrar, primeiro a sair): aqui, os produtos mais recentes saem primeiro e o cálculo é feito com base no valor do último lote para definir o preço de venda.
  • MPM (Média ponderada): como o nome sugere, é feito um cálculo do custo médio dos produtos disponíveis a partir da soma das compras e da divisão total do estoque.

2. Faça a contabilização do inventário

Saber a quantidade de cada produto em estoque é fundamental. Assim, você consegue conhecer, de fato, os investimentos parados e fazer um bom processo de gestão. A partir disso, é possível ter uma ideia da quebra de estoque e evitar prejuízos.

3. Realize controles periódicos

Outra dica de como realizar controle de estoque de forma eficiente é verificar a organização dele por meio de ciclos de verificação para os diversos produtos. Isso ajuda a encontrar desvios, identificar falhas operacionais e verificar se o estoque está alinhado com o inventário.

4. Use o histórico de movimentação para planejar as compras

Basear-se apenas no volume atual do estoque para fazer o seu reabastecimento pode causar prejuízos. Afinal, alguns produtos saem mais ou menos conforme a época. Sendo assim, avalie os históricos de movimentação antes de fazer as compras.

5. Conte com fornecedores de confiança

Além do preço e da qualidade da mercadoria, os fornecedores devem ser ágeis, para atender a sua empresa quando for preciso. Portanto, negocie e faça parcerias com empresas flexíveis e que não vão te deixar na mão.

Leia também: COMO TER CONTROLE FINANCEIRO DA SUA EMPRESA?

6. Garanta rigidez no controle

Assegurar que a entrada e saída de produtos seja feita de forma rígida é uma das principais dicas de como realizar controle de estoque. Os registros de movimentação de mercadoria jamais devem ser deixados para depois. E todos os colaboradores precisam estar cientes disso.

7. Faça queima de estoque quando necessário

Dependendo do tipo de produto com o qual a empresa trabalha, é comum que alguns itens fiquem parados no estoque, ocupando espaço. Quando isso acontecer, a sugestão é fazer uma queima de estoque para abrir espaço para produtos que têm maior saída.

8. Tenha uma equipe experiente e organizada

Os profissionais responsáveis por controlar o estoque devem ser de confiança, experientes e organizados. Isso porque, caso eles não cuidem bem do cadastro de mercadorias, movimentação e outros detalhes, a empresa corre o risco de ter que lidar com desvios e quebras de estoque.

9. Utilize um software de controle

A última dica de como realizar controle de estoque está ligada à tecnologia. Assim como ela nos auxilia em diversas tarefas, um software de gestão pode fazer toda a diferença para o estoque da sua empresa. Por ser intuitivo e online, mais do que automatizar o processo, o uso do sistema de gestão oferece a ajuda necessária para controlar não só o estoque, mas também outras rotinas do negócio.

Quer saber mais sobre como funciona o sistema de gestão financeira? Clique aqui e entenda como ele pode ajudar a sua empresa a organizar processos e controlar as finanças!

gestão financeira

Deixe seu comentário