Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify
Tempo de leitura: 4 min

Entenda o que é blockchain e como funciona

Algar Telecom | 31 de maio de 2019

MGE

Ainda que tenha surgido em 2008, é comum que muitas pessoas ainda se perguntem: o que é blockchain? Traduzido em português como “corrente de blocos”, a ferramenta esteve atrelada por muito tempo às criptomoedas.

De fato, o blockchain ganhou notoriedade junto às moedas virtuais, sendo uma ferramenta essencial para a validação das transações. No entanto, devido ao seu alto potencial em oferecer segurança para vários processos de dados, o blockchain vem sendo utilizado em inúmeros setores do mercado.

Para ajudar você a entender o que é blockchain, a seguir, explicaremos os principais pontos sobre essa tecnologia cada vez mais utilizada no mundo corporativo. Continue com a gente e saiba mais!

O que é blockchain?

Com dito, o blockchain surgiu como uma forma de validação das transações envolvendo bitcoin. E essa relação se estendeu por muito tempo, com o software sempre sendo apontado como uma ferramenta de apoio das moedas virtuais. Porém, o seu potencial vai muito mais além.

O blockchain é uma espécie de livro contábil digital, onde podem ser feitos registros sobre diferentes movimentações. O objetivo do software é garantir que todos os detalhes de uma operação fiquem gravados e possam ser acessados por todas as partes interessadas.

Como funciona o blockchain?

O grande segredo por trás do blockchain é a alta segurança que a ferramenta oferece. E isso pode ser facilmente entendido quando olhamos o funcionamento do software.

No blockchain, todo e qualquer registro adicionado cria uma sequência de blocos de dados. Por sua vez, cada bloco apresenta uma assinatura digital conhecida como hash. Enquanto a hash estiver ativa, significa que as informações adicionais não foram violadas, garantindo a confiabilidade do bloco em questão.

A cada novo “tijolo” de dados, uma hash própria é criada, agrupando-se ao bloco anterior. A sequência desses processos forma uma grande corrente, e é exatamente nesse ponto que está a grande eficácia da ferramenta.

Para que qualquer pessoa quebre a criptografia de determinado bloco, será preciso antes fazer o mesmo com os grupos anteriores, tornando a operação algo praticamente impossível.

Outro detalhe importante no funcionamento do blockchain é que, quando gravados, os dados não podem ser alterados. Todas as informações ficam armazenadas na Ledger, formando um grande livro de arquivos virtuais.

Como o blockchain pode ser usado?

A ideia de que o blockchain é uma ferramenta para as criptomoedas já é realmente passado. Hoje, vários setores já utilizam as vantagens que a solução oferece com o intuito de aumentar a segurança de suas operações.

Sendo eficiente para atividades como validação de contratos, troca de ações, venda de imóveis, entre outros, o blockchain já está incluso em milhares de procedimentos espalhados pela internet.

O setor financeiro é um dos que mais tem abraçado a ferramenta. E isso não é à toa. Com o blockchain, os bancos conseguem aumentar a segurança nas transações dos usuários, diminuindo os riscos de ataques e fraudes.

A área de TI e programação também já faz grande uso do blockchain, utilizando os benefícios da ferramenta para criar e comprovar a autenticidade de arquivos e páginas da internet, por exemplo.

Enfim, para você que se perguntava o que é blockchain, esperamos que essas informações tenham sanado a sua dúvida. O mais importante é entender que, hoje, toda empresa precisa buscar ferramentas que não só otimizem suas operações como também tragam maior segurança e confiança para os seus clientes. Afinal, no século XXI, os usuários também desejam tranquilidade em seus processos.

A adoção do cloud computing proporciona muitas formas de aumentar essa segurança nas empresas, e a principal tendência de segurança é a migração do ambiente local para data centers em nuvem. Veja, neste artigo, as melhores práticas de migração de dados para a nuvem.

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: