Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

O que é e para que serve um pentest?

Algar Telecom | 4 de junho de 2019

MGE

Para a maioria das empresas, ter um alto nível de segurança na sua rede de comunicação e computadores é essencial para manter as informações a salvo de ataques que costumam acontecer. Mas, de fato, como saber se a sua rede está segura contra isso? É aqui que devemos utilizar o pentest.

Já ouviu falar desse tipo de teste? Mesmo utilizando vários recursos de segurança, sempre há uma chance de existir falhas na sua infraestrutura que, ao passarem despercebidas, podem gerar violações inesperadas.

O comum é que as empresas invistam em recursos de segurança como:

  • Firewalls atualizados;
  • Backups de dados;
  • Criptografia de arquivos;
  • Programas de treinamento em segurança cibernética.

Mas existe um teste para tentar passar por tudo isso e entender se é necessário fazer novos ajustes de segurança. Essa é a função do pentest, e você vai descobrir todos os detalhes dessa ação agora.

O que é um pentest?

O penetration test (pentest), traduzido como teste de penetração ou teste de intrusão é justamente a ação de tentar penetrar um sistema de segurança para testar qual o seu nível de confiabilidade.

Pense nesse teste como uma simulação de invasão do plano de segurança de rede da sua organização. É isso mesmo, você deve deliberadamente tentar invadir o próprio sistema. Afinal de contas, se conseguir passar das barreiras de segurança tentando fazer essa invasão, outros intrusos externos podem surgir e aí sim gerar grandes problemas.

É essencialmente um método de teste usado para descobrir qualquer vulnerabilidade em seu sistema antes que os hackers possam detectar cada um deles e explorá-los. Simular um ataque em suas próprias defesas é a maneira perfeita de se certificar de que você está preparado no caso de um ataque real.

O pentest também prepara todos da sua equipe sobre o que fazer no caso de uma violação, algo que só é possível treinar fazendo na prática por meio do teste representando uma ameaça à rede corporativa.

Por que as empresas precisam fazer um pentest?

Todas as empresas que possuem uma estrutura de rede implementada, principalmente com um modelo de data center local, precisam contar com o pentest. É importante que as empresas realizem esse tipo de teste para garantir que seus ambientes estão realmente seguros.

No cenário ideal, um pentest seria realizado antes de cada sistema entrar em operação para detectar qualquer problema antes do início da operação.

Qual a frequência de tempo ideal para fazer o pentest?

A frequência com que você deve realizar um pentest pode estar relacionada a uma série de fatores, incluindo pontos como:

Se você possui um grande negócio, com muitos sistemas instalados, é provável que queira testar vulnerabilidades com mais frequência do que um pequeno negócio onde os sistemas mudam com menos frequência.

Além disso, empresas maiores tendem a ter orçamentos maiores, permitindo que eles testem com mais frequência. Na prática, os sistemas mudam, melhoram e por isso desenvolvem novas vulnerabilidades ao longo do tempo. Tente garantir que você faça um pentest com a maior frequência possível para acompanhar essas alterações.

Agora que você já sabe o que é o pentest e qual a importância dele para todas as empresas que pensam em manter um alto nível de segurança na sua rede e computadores, confira também nossas dicas para manter a proteção dos seus dados cuidando da segurança do Wi-Fi.

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: