Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

5 principais erros no controle de estoque das empresas

Algar Telecom | 9 de dezembro de 2019

MPE

Sua empresa anda enfrentando dificuldades operacionais? Já parou para pensar se elas não estão relacionadas a erros no controle de estoque? Talvez seja o momento para começar a se atentar a isso.

Quando ocorrem erros nessa área, não apenas a parte logística fica comprometida, mas diversas atividades acabam sofrendo as consequências. Além disso, gastos desnecessários começam a afetar o orçamento, ou seja, podem acabar saindo caro para a empresa.

O que é preciso fazer para otimizar processos e fugir dos gastos desnecessários? Veja quais são as maiores falhas no controle de estoque e como evitá-las de uma vez por todas. 

5 principais erros no controle de estoque

1. Não fazer o inventário de estoque

O inventário de estoque é algo básico para que o controle possa ser feito. Trata-se de um relatório de todos os produtos armazenados e os respectivos valores. Sem isso, fica impossível obter informações-chave para o negócio, como saber quais produtos saem mais e o quanto eles representam em capital.

Além disso, deve ser feita uma atualização constante com todas as movimentações, ou seja, entrada e saída de produtos. Dessa maneira, a empresa consegue descobrir quanto tempo determinados produtos ficam no estoque para fazer a reposição corretamente.

2. Falta ou excesso de produtos

A falta de certos produtos no estoque pode comprometer as vendas e levar a empresa a perder várias oportunidades comerciais. Se o cliente não encontra o que deseja, vai em busca da empresa concorrente.

O excesso de estoque também é um problema. Mesmo que os produtos não sejam perecíveis, uma quantidade muito acima da demanda significa capital parado para empresa, além de gerar custos para estocagem.

3. Não controlar a entrada e saída de mercadorias

Outro erro comum no controle de estoque é não acompanhar os produtos que entram e saem. Além da total desorganização, que atrapalha as operações e as vendas, a empresa fica muito mais propícia a perder dinheiro.

É preciso que exista uma pessoa responsável por conferir todas as movimentações de mercadorias, e tudo isso deve ser devidamente registrado por meio de documentos para liberação de carga.

4. Fazer o controle manualmente

Mesmo nas empresas pequenas, o registro manual das entradas e saídas de estoque não é recomendado. Em primeiro lugar pelo tempo gasto — que poderia ser melhor utilizado em outras tarefas —  e, em segundo lugar, por aumentar as chances de erros.

Para solucionar esses problemas, as empresas têm utilizado sistemas para fazer o controle de estoque. Além de trazer mais agilidade, diminui drasticamente os erros e confere mais segurança às informações.

5. Ausência de integração com o setor comercial

O controle de estoque deve ser feito em parceria com os setores de compras e vendas. Afinal, eles são imprescindíveis para que o processo funcione e nenhum produto fique em falta.

A comunicação deve ser constante para facilitar o planejamento de compras, o reabastecimento e a aplicação das estratégias de vendas. Por meio de um software específico, essa integração se torna ainda mais simples de ser feita.

Como fugir dos erros ao controlar o estoque

Todos os erros apontados podem ser evitados a partir do uso de métodos e processo adequados. Antes de tudo, é preciso que o empresário perceba o quão importante é fazer a gestão do estoque corretamente e como a prática impacta os resultados do negócio.

O uso da tecnologia adequada para fazer o controle deve ser visto como uma urgência. Sem acesso a ferramentas disponíveis para facilitar as operações, sua empresa corre o risco de ser passada para trás e perder vantagem perante às concorrentes.

As informações devem ser precisas, pois um dado errado pode comprometer uma tomada de decisão importante ou até mesmo o relacionamento com os clientes. Portanto, use a tecnologia a seu favor. 

Se ainda assim você estiver enfrentando dificuldades para manter o estoque organizado, não se preocupe. Confira 9 dicas valiosas para fazer o controle de estoque da sua empresa!

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: