Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

5 preocupações do pequeno empreendedor: veja como superá-las

Algar Telecom | 8 de janeiro de 2020

MPE

Ao abrir um novo negócio, todo pequeno empreendedor enfrenta algumas dificuldades em comum. Porém, elas não podem ser encaradas como empecilhos para os próximos passos.

Quais têm sido as suas principais dificuldades nessa jornada de administrar um novo negócio? 

Confira abaixo quais costumam ser as maiores preocupações dos empreendedores e descubra como encontrar as melhores saídas!

Como superar as 5 principais dificuldades do pequeno empreendedor

1. Ter uma estratégia de negócios

O que você faz para saber se o negócio está indo bem? Quais são as perspectivas da empresa a curto, médio e longo prazo? O pequeno empreendedor precisa ter essas respostas na ponta da língua. Trata-se de ter um norte, um planejamento, saber onde se quer chegar.

Para isso, é importante que você tenha um plano de negócio. A partir dele, você consegue organizar melhor as ideias, planejar as ações, conhecer melhor o seu público e criar as melhores estratégias para fazer o empreendimento crescer.

2. Lidar com a concorrência

É claro que ficar de olho na concorrência é importante para qualquer negócio. No entanto, não é preciso temer os concorrentes. O pequeno empreendedor deve, acima de tudo, saber mostrar aos clientes qual é o seu diferencial.

Deixe claro o valor agregado do seu produto ou serviço. É a partir disso que você vai conquistar mais clientes. Optar pela estratégia de guerra de preços pode ser um erro fatal para o seu negócio, tome cuidado para tomar as melhores decisões. 

3. Manter os fornecedores

Como manter os bons fornecedores por perto? Essa costuma ser uma grande preocupação dos pequenos empresários. Aqui, o primeiro passo é identificar os melhores. Não é só o preço que conta, mas também a qualidade, condições de pagamento, prazo de entrega e atendimento.

Quando encontrar aqueles que atendem as suas necessidades, é importante se esforçar para criar um bom relacionamento. Isso faz uma diferença enorme principalmente nos momentos em que você mais precisa deles.

4. Fazer a gestão financeira

Nem todos os empreendedores entendem de finanças, embora se trate de um fator crucial para a sobrevivência de um negócio. Isso não significa que você tenha que ser um grande especialista, mas ter certos conhecimentos é importante.

Mas além de estudar um pouco sobre o assunto para garantir a sustentabilidade da empresa, vale a pena contar com um sistema de gestão financeira. Essa tecnologia te ajuda a gerir as finanças da empresa com menos chances de erros, mais produtividade e segurança.

5. Inovar

O pequeno empreendedor que se preocupa em trazer inovações para o negócio deve acompanhar as tendências do mercado. Ou seja, você jamais deve ficar limitado ao seu campo de visão se não quiser perder oportunidades.

A inovação é fundamental, pois todo produto ou serviço corre o risco de um dia chegar ao limite de crescimento. Caso isso aconteça, você precisa estar preparado para incorporar novidades a sua marca.

Ficou mais fácil encontrar meios de superar esses desafios? Tem dúvidas sobre como legalizar seu empreendimento? Confira aqui Obrigatoriedade de emissão da nota fiscal de consumidor eletrônica !

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: