MPE Algar Telecom | 10 de janeiro de 2020

5 dicas para manter a disciplina do time e como a resiliência pode ser uma grande aliada

Tempo de leitura: 5 minutos

Seja nas empresas ou nos esportes, você já parou para pensar o que os times de sucesso têm em comum? A resposta para esta pergunta é: a disciplina.

Sem ela, fica difícil manter um time unido e disposto a enfrentar os desafios de forma coletiva. Afinal de contas, uma equipe disciplinada possui muito mais chances de conseguir atingir as metas traçadas sem perder a compostura ou deixar as emoções dominarem a situação.

Entenda melhor como a disciplina junto à resiliência podem trazer prosperidade para a sua empresa. Além disso, confira também algumas dicas valiosas para ter um time disciplinado!

A disciplina é a chave dos bons resultados

Você com certeza já ouviu falar do Bernardinho, certo? Além de ser um dos maiores atletas da história do vôlei brasileiro, ele também foi técnico da seleção brasileira. Todas essas experiências no esporte serviram para o ex-atleta aprender bastante sobre a importância da disciplina para o sucesso das equipes.

Segundo ele, embora a motivação seja fundamental, a disciplina precisa ser maior. Isso porque ninguém acorda motivado todos os dias. Ou seja, nos dias em que levantamos desmotivados ou desanimados, a disciplina é quem nos puxa e nos lembra de que temos objetivos para alcançar.

Bernardinho ressalta que ter talento não é suficiente. Quem deseja evoluir precisa, acima de tudo, trabalhar duro e ser disciplinado. Para isso, a presença de uma boa liderança também é parte fundamental.

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E a resiliência?

A resiliência é um conceito que ajuda as equipes a se manterem disciplinadas ao longo do tempo. Trata-se de saber superar os obstáculos e lidar com as adversidades de forma positiva. Os problemas devem ser encarados como oportunidades de aprendizado.

Tendo em mente a dinâmica do mundo corporativo, as empresas passam o tempo todo por mudanças. E nem sempre elas são fáceis de lidar. Porém, os times resilientes não deixam o estresse tomar conta e se esforçam para encontrar as melhores saídas.

Leia também: COMO REDUZIR A QUANTIDADE DE REUNIÕES E AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DO SEU TIME

5 dicas para garantir a disciplina da sua equipe

1. Foque na resiliência

Enquanto líder de um time, você precisa ser o exemplo. Quando se trata de resiliência, ninguém melhor do que você para mostrar aos colaboradores como não deixar que adversidades se tornem obstáculos.

Por isso, não meça esforços para colocar em evidência seu controle emocional, confiança e coragem para lidar com os maiores desafios. Seja qual for o problema, mostre que é sempre possível encontrar boas soluções.

2. Torne os objetivos da empresa claros

Como ter determinação sem saber onde quer chegar? Para que o seu time tenha a disciplina e o foco necessário, os objetivos precisam estar bem claros para todos.

Do contrário, fica difícil para cada um entender o papel que precisa desempenhar dentro da empresa. Garanta que todos compreenderam as metas traçadas e o que precisam fazer para atingi-las.

3. Defina o papel de cada um

Junto à clareza dos objetivos, outro aspecto fundamental para a disciplina é definir o papel de cada colaborador. O primeiro passo é conhecer os profissionais com o intuito de identificar as potencialidades deles.

Feito isso, mostre quais são as responsabilidades de cada integrante do time para que não haja confusão. Assim, fica mais fácil na hora de dividir as inúmeras atividades que precisam executar.

4. Aja com sinceridade

Vale ressaltar aqui a importância da sinceridade para garantir a disciplina dos colaboradores. Isso tem a ver com o sentimento de “estamos juntos no mesmo barco”.

Até mesmo as melhores equipes enfrentam problemas, mas a questão é evitar que eles virem uma “bola de neve”. Sendo assim, seja sincero ao lidar com adversidades, mostrando que todos podem contar com você.

5. Seja um bom líder

Por fim, lembre-se de que um bom líder não é aquele que sabe dar ordens. Quem ocupa esse posto nas empresas precisa, na verdade, ser um exemplo para os demais se espelharem, uma fonte de inspiração.

Quando os membros do time têm confiança no líder, a motivação para fazer um bom trabalho aumenta. Com isso, tendem a ser mais disciplinados e, portanto, conseguem alcançar resultados cada vez melhores.

A sua empresa é do tipo que está antenada sobre a necessidade de investir no universo online? Saiba mais porque vale a pena desenvolver um time de estratégia digital na sua empresa!

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