Empreendedor Labs Algar Telecom | 7 de janeiro de 2020

Guia de gestão para MPEs

Tempo de leitura: 5 minutos

Uma gestão de MPE não é tarefa fácil. Isso é um fato. Com a concorrência das grandes marcas e inconsistências do mercado, o gestor empresarial precisa superar diversos obstáculos diariamente.

Porém, o caminho pode ser menos tortuoso quando há um entendimento real sobre as práticas de gerenciamento, bem como das principais áreas do negócio. Com inteligência e utilização de ferramentas poderosas, é possível se destacar.

Para ajudar, preparamos um Guia de Gestão para MPE, apresentando conceitos e práticas fundamentais para todo gestor. Continue lendo e confira!

O que é uma gestão?

Uma Gestão é a coordenação de recursos e processos — desenvolvida dentro das práticas administrativas — no intuito de alcançar os objetivos de um negócio.

Porém, diferentemente do conceito simples de Administração — que trabalha com atividades de planejamento, operação e organização — a Gestão foca na execução correta das ideias, e a importância dela está justamente nesse fator.

A metodologia é responsável pelo controle das ações a fim de direcionar recursos financeiros e de pessoal em prol da conquista de metas, garantindo um bom padrão de qualidade e eficiência ao negócio.

Leia também: POR QUE RELATÓRIOS GERENCIAIS FACILITAM AS OPERAÇÕES NAS MPES

Quais são as áreas de uma MPE?

Mesmo com recursos limitados, uma MPE pode apresentar diferentes tipos de gestão. Conheça as principais.

Gestão empresarial

A Gestão empresarial é basicamente o controle principal, um conjunto de ações que direciona a empresa aos resultados esperados. O gestor fica responsável por distribuir as responsabilidades em outras áreas do negócio.

Gestão financeira

A Gestão financeira é um dos pilares de qualquer negócio. A partir dela, são definidas atividades e processos para o controle de finanças e para o uso correto do capital da empresa.

gestão financeira

Sem um trabalho correto da equipe, a saúde financeira fica comprometida, assim como o desenvolvimento de estratégias de outros setores.

Gestão de pessoas

A Gestão de pessoas é outro ponto crucial em todas as empresas. Também chamada de controle de recursos humanos, ela gerencia e oferece suporte aos funcionários a fim de maximizar o potencial do efetivo.

Gestão comercial

Assim como a equipe financeira, a parte comercial tem papel importantíssimo na arrecadação de capital de uma empresa. O departamento cria estratégias, planejamentos e define os melhores caminhos para fatores como compras, vendas e relacionamento com o cliente.

Gestão Fiscal

A Gestão Fiscal diz respeito a questões de conformidade fiscal, relativo a tributos, impostos e procedimentos legais. É uma área bastante complexa, que necessita cada vez mais de ajuda tecnológica para garantir a entrega de documentos e adequação às exigências do Fisco.

Além de todas as gestões citadas, existem outros departamentos essenciais dentro da administração de uma PME, por exemplo:

  • Gestão de processos;
  • Gestão de estoque;
  • Gestão online.

Como desenvolver um gerenciamento diferenciado?

Para garantir uma gerência segura e eficiente em todas as áreas de uma MPE é preciso trabalhar fundamentos e habilidades diárias. Confira algumas dicas.

Seja um exemplo para os demais

Um trabalho diferenciado começa com um líder que serve de exemplo para os seus liderados. Por mais que a hierarquia seja importante por si só, ela não faz a equipe se manter motivada e engajada.

Como gestor, você deve ser o primeiro a cumprir as regras e a mostrar que é possível alcançar os objetivos traçados com competência e trabalho.

Trabalhe com humanização

Em qualquer empresa o lado humano dos profissionais deve ser considerado nas tomadas de decisões. Porém, em uma PME, esse fator ganha ainda mais relevância. Em empresas pequenas há um número menor de funcionários, por isso é importante que a valorização das pessoas esteja sempre em evidência.

A empatia também deve ser colocada em ação a todo o momento, e o gestor precisa conhecer bem os seus liderados a fim de explorar corretamente as suas melhores habilidades.

Adote soluções tecnológicas

A verdade é que, hoje, o uso da tecnologia deixou de ser um privilégio de uma ou duas empresas. A adoção de ferramentas se tornou fundamental para qualquer gestor que objetiva um gerenciamento sólido e efetivo.

Como explicado, algumas áreas são mais complexas, e mesmo um número grande de funcionários não é suficiente para diminuir os riscos de falhas. Por isso, não vale a pena arriscar. É possível encontrar a melhor solução para a sua empresa de maneira fácil e prática.

Uma boa gestão é o resultado de um trabalho coeso, desenvolvido a partir da união das equipes e com o auxílio de ferramentas inteligentes. Em suma, analise as informações apresentadas e verifique quais são áreas da sua MPE que necessitam de mais atenção por parte da sua gerência.

Quer transformar a produtividades dos setores da sua PME? Conheça as soluções da Algar e encontre a ferramenta mais adequada ao perfil da sua empresa.

Deixe seu comentário