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4 formas de realizar pesquisa de mercado com seu público

Algar Telecom | 24 de outubro de 2019

MPE

Qual o melhor rumo a ser tomado? O cliente está realmente satisfeito? Que tipo de experiência as pessoas esperam ao consumir um produto? Será que a empresa tem tudo o que precisa para fazer um lançamento? Para responder esses tipos de perguntas, você precisa fazer uma boa pesquisa de mercado.

Não sabe por onde começar? Fique tranquilo! Continue lendo para conhecer os tipos de pesquisa de mercado e as diferentes formas de colocá-las em prática.

Principais tipos de pesquisa de mercado

Há diferentes pesquisas que você pode aplicar para obter informações. Para definir a mais adequada, tudo vai depender de quais são os seus objetivos. Conheça algumas das principais:

Satisfação do cliente

Como o nome sugere, este tipo de pesquisa busca descobrir se os clientes estão satisfeitos. Ela pode te ajudar não apenas a identificar o que pode ser melhorado como também reduzir erros, reavaliar preços, qualidade do atendimento, ambiente da loja etc.

Hábitos de consumo

Não basta oferecer um produto sem conhecer os hábitos de consumo do seu público. Nesse caso, a pesquisa de mercado colabora para a definição de estratégias de venda, marketing, desenvolvimento de novos produtos, lançamentos etc.

Imagem da marca

A pesquisa também pode ser usada para entender como as pessoas veem a sua marca. Isso envolve, por exemplo, os valores associados a imagem da sua empresa, qual a impressão causada pelo ambiente da loja, identidade visual e por aí vai. Dependendo do resultado, a estratégia de comunicação precisa ser repensada.

Análise da concorrência

Conhecer o que as empresas do mesmo segmento estão fazendo também é importante para o sucesso do negócio. Não se trata de tentar copiar os concorrentes. Mas é preciso saber o que eles oferecem e como se posicionam para você ter clareza sobre o diferencial da sua marca.

Metodologias de pesquisa: 4 formas de fazer a sua

Depois de definir qual tipo de pesquisa de mercado você deseja fazer, o próximo passo é escolher o melhor método para colher os dados que você precisa. Neste momento, também vale a pena considerar as ferramentas que podem te ajudar.

1. Questionário

A aplicação de questionário é um dos métodos mais utilizados na pesquisa de mercado. Isso porque é possível reunir um grande volume de informação a partir de algumas perguntas. Além disso, não demanda muitos investimentos e nem pessoas especializadas para sua aplicação.

Uma das maiores vantagens é poder fazer a pesquisa de mercado online. Existe diversas ferramentas para fazer questionários na internet de forma bastante simples, como o Google Forms e o SurveyMonkey.

2. Entrevista

Outro método bastante usado é a entrevista, que pode ser feita presencialmente, por telefone ou até mesmo por e-mail. Por se tratar de um meio mais difícil de ser manipulado, as entrevistas são geralmente aplicadas quando é preciso garantir que as informações são confiáveis. No entanto, é preciso ter tempo e pessoal treinado para realizá-las.

3. Observação

A observação é mais utilizada para pesquisas de hábitos de consumo ou preferência de produtos, por exemplo. No segundo caso, ela aconteceria da seguinte forma: uma observação direta é feita no local onde o consumidor está adquirindo ou consumindo um produto ou serviço. É um método eficaz e que não envolve grandes custos.

4. Avaliações

Quando a empresa vai lançar um novo produto, a avaliação costuma ser a metodologia mais adequada. Isso porque ela permite conhecer a fundo o nível de aceitação do consumidor em relação à novidade. A empresa envia o produto e em troca solicita comentários com o objetivo de fazer as melhorias necessárias.

Portanto, avalie bem qual é o objetivo da sua pesquisa de mercado. A partir disso, fica mais fácil definir as melhores metodologias e ferramentas para aplicá-la e obter os resultados esperados.

Você sabia que também é possível contar com ferramentas para empreender na internet? Confira quais são as essenciais para potencializar seu negócio on-line!

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