3 vantagens da automatização de cobranças nas empresas

Escrito por humanos

A automatização de cobranças é um passo importante tanto para a estabilidade financeira de um negócio quanto para a preservação da relação entre empresa e cliente. Ou seja, é uma ação que todo gestor deve considerar para o empreendimento.

Quando você não desenvolve uma boa gestão de cobranças, abre possibilidades para várias situações negativas, como inadimplência, baixa arrecadação e prejuízo financeiro. Em um mercado tão competitivo, esses são riscos que não se pode correr. Porém, com a automatização de cobranças, tudo muda.

Para mostrar o quanto a estratégia pode ser benéfica para a sua empresa, a seguir, mostraremos três vantagens da automatização de cobranças, além de dicas de como colocá-la em prática.

Boa leitura!

Como automatizar as cobranças?

Com a automatização de cobranças, a empresa consegue organizar melhor os processos e ter maior controle sobre o seu fluxo financeiro. Mas, como fazer isso na prática? Confira algumas dicas de automatização.

Utilize um software de gestão de financeira

Um software gestão financeira permite o acompanhamento de todos os resultados financeiros da empresa de maneira simples. É como um suporte avançado para o gerente, com diferenciais que só esse tipo de tecnologia pode oferecer, por exemplo:

  • Integração com outros sistemas;
  • Usabilidade simples e intuitiva;
  • Atualizações diárias.

Implemente o SMS na cobrança

Outro modelo de automatização de cobranças é a implementação do SMS para o serviço. Ainda que a ferramenta não seja a forma de comunicação mais utilizada atualmente, o SMS apresenta características que são essenciais em um processo de cobrança, tais como:

  • Alta taxa de leitura;
  • Segurança;
  • Rapidez.

Diferentemente do que acontece com a maioria dos aplicativos de telefone, o SMS é exibido na tela do aparelho assim que a mensagem chega, aumentando bastante as chances de leitura por parte do usuário.

Envie boletos por e-mail

O envio de boletos por e-mail também é uma maneira inteligente de automatização de cobranças, tendo em vista que a utilização do canal cresceu bastante nos últimos anos.

Muitos usuários utilizam o e-mail para acompanhar resultados de inscrições, seleções e até promoções e atualizações das empresas, como, por exemplo, os newsletters. Nesse sentido, você pode utilizá-lo para cobranças e ainda diminuir os custos com impressão e envio.

Leia também: URA: O QUE É, QUAIS SÃO OS TIPOS E COMO IMPLEMENTAR NA SUA EMPRESA

Quais as vantagens da automatização de cobranças?

Toda automatização tem o objetivo de aperfeiçoar e qualificar o serviço de uma empresa. Com o processo de cobranças não é diferente. Veja 3 vantagens que a estratégia pode trazer para o seu negócio.

1. Preservação da relação com o cliente

A verdade é que ninguém gosta de ser cobrado. E ainda que a empresa esteja no seu direito, ter que ligar para o cliente e realizar o processo de cobrança é, sem dúvida, uma situação desagradável. Os riscos de desgaste na relação são altos.

A automatização de cobranças é uma ótima alternativa para diminuir esse risco. Quando você utiliza a tecnologia para executar a tarefa, o processo se torna impessoal. O cliente não precisa ficar se explicando para nenhum atendente, sendo colocado em uma situação de desconforto.

Isso torna o cenário mais favorável a sua empresa. Com isso, as chances de quitação aumentam, bem como a preservação da relação entre as partes.

2. Redução da inadimplência

Uma boa gestão de cobranças é a estratégia mais eficiente contra a inadimplência. E a automatização de processos faz parte de uma gestão inteligente.

Como explicado, por meio de um software financeiro, você é capaz de acompanhar todo o fluxo do capital da empresa de maneira simples. Assim, é possível gerar as ações de cobranças no momento certo e da forma correta. O resultado é um equilíbrio perfeito para o setor financeiro.

Ao mesmo tempo em que a empresa monitora as entradas e saídas financeiras, o cliente é lembrado das suas faturas e acordos em aberto.

Essa mudança de cenário diminui consideravelmente as chances de inadimplência por parte do usuário, trazendo maior segurança para o dia a dia do negócio.

Leia também: 5 DICAS PARA RESOLVER PROBLEMAS DE INADIMPLÊNCIA DE CLIENTES

3. Diminuição dos custos operacionais

A redução de custos através da automatização de cobranças pode ser sentida de diferentes maneiras, a começar pelo aumento de eficiência do setor.

Com a automatização, os gastos com a compra de papéis, bem como, impressão e envio de boletos diminuem bastante. Além disso, é possível fazer um contingenciamento no quadro efetivo de funcionários, pois muitas tarefas são realizadas de maneira automática.

Uma menor participação humana também diminui a taxa de erros e retrabalhos, resultando na mencionada melhoria de produtividade.

Não há dúvidas de como a automatização de cobranças é uma estratégia necessária para todo empreendedor que deseja impulsionar o desempenho da sua empresa. A partir dessa mudança, você consegue diminuir a taxa de inadimplência e ainda melhorar a relação com o cliente. Por isso, analise as informações apresentadas e transforme já o seu setor de cobranças.

Continue se aprofundando no assunto e confira agora 6 benefícios da automatização de processos para as empresas.

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