A automatização de cobranças é um passo importante tanto para a estabilidade financeira de um negócio quanto para a preservação da relação entre empresa e cliente. Ou seja, é uma ação que todo gestor deve considerar para o empreendimento.
Quando você não desenvolve uma boa gestão de cobranças, abre possibilidades para várias situações negativas, como inadimplência, baixa arrecadação e prejuízo financeiro. Em um mercado tão competitivo, esses são riscos que não se pode correr. Porém, com a automatização de cobranças, tudo muda.
Para mostrar o quanto a estratégia pode ser benéfica para a sua empresa, a seguir, mostraremos três vantagens da automatização de cobranças, além de dicas de como colocá-la em prática.
Boa leitura!
Como automatizar as cobranças?
Com a automatização de cobranças, a empresa consegue organizar melhor os processos e ter maior controle sobre o seu fluxo financeiro. Mas, como fazer isso na prática? Confira algumas dicas de automatização.
Utilize um software de gestão de financeira
Um software gestão financeira permite o acompanhamento de todos os resultados financeiros da empresa de maneira simples. É como um suporte avançado para o gerente, com diferenciais que só esse tipo de tecnologia pode oferecer, por exemplo:
- Integração com outros sistemas;
- Usabilidade simples e intuitiva;
- Atualizações diárias.
Implemente o SMS na cobrança
Outro modelo de automatização de cobranças é a implementação do SMS para o serviço. Ainda que a ferramenta não seja a forma de comunicação mais utilizada atualmente, o SMS apresenta características que são essenciais em um processo de cobrança, tais como:
- Alta taxa de leitura;
- Segurança;
- Rapidez.
Diferentemente do que acontece com a maioria dos aplicativos de telefone, o SMS é exibido na tela do aparelho assim que a mensagem chega, aumentando bastante as chances de leitura por parte do usuário.
Envie boletos por e-mail
O envio de boletos por e-mail também é uma maneira inteligente de automatização de cobranças, tendo em vista que a utilização do canal cresceu bastante nos últimos anos.
Muitos usuários utilizam o e-mail para acompanhar resultados de inscrições, seleções e até promoções e atualizações das empresas, como, por exemplo, os newsletters. Nesse sentido, você pode utilizá-lo para cobranças e ainda diminuir os custos com impressão e envio.
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Quais as vantagens da automatização de cobranças?
Toda automatização tem o objetivo de aperfeiçoar e qualificar o serviço de uma empresa. Com o processo de cobranças não é diferente. Veja 3 vantagens que a estratégia pode trazer para o seu negócio.
1. Preservação da relação com o cliente
A verdade é que ninguém gosta de ser cobrado. E ainda que a empresa esteja no seu direito, ter que ligar para o cliente e realizar o processo de cobrança é, sem dúvida, uma situação desagradável. Os riscos de desgaste na relação são altos.
A automatização de cobranças é uma ótima alternativa para diminuir esse risco. Quando você utiliza a tecnologia para executar a tarefa, o processo se torna impessoal. O cliente não precisa ficar se explicando para nenhum atendente, sendo colocado em uma situação de desconforto.
Isso torna o cenário mais favorável a sua empresa. Com isso, as chances de quitação aumentam, bem como a preservação da relação entre as partes.
2. Redução da inadimplência
Uma boa gestão de cobranças é a estratégia mais eficiente contra a inadimplência. E a automatização de processos faz parte de uma gestão inteligente.
Como explicado, por meio de um software financeiro, você é capaz de acompanhar todo o fluxo do capital da empresa de maneira simples. Assim, é possível gerar as ações de cobranças no momento certo e da forma correta. O resultado é um equilíbrio perfeito para o setor financeiro.
Ao mesmo tempo em que a empresa monitora as entradas e saídas financeiras, o cliente é lembrado das suas faturas e acordos em aberto.
Essa mudança de cenário diminui consideravelmente as chances de inadimplência por parte do usuário, trazendo maior segurança para o dia a dia do negócio.
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3. Diminuição dos custos operacionais
A redução de custos através da automatização de cobranças pode ser sentida de diferentes maneiras, a começar pelo aumento de eficiência do setor.
Com a automatização, os gastos com a compra de papéis, bem como, impressão e envio de boletos diminuem bastante. Além disso, é possível fazer um contingenciamento no quadro efetivo de funcionários, pois muitas tarefas são realizadas de maneira automática.
Uma menor participação humana também diminui a taxa de erros e retrabalhos, resultando na mencionada melhoria de produtividade.
Não há dúvidas de como a automatização de cobranças é uma estratégia necessária para todo empreendedor que deseja impulsionar o desempenho da sua empresa. A partir dessa mudança, você consegue diminuir a taxa de inadimplência e ainda melhorar a relação com o cliente. Por isso, analise as informações apresentadas e transforme já o seu setor de cobranças.
Continue se aprofundando no assunto e confira agora 6 benefícios da automatização de processos para as empresas.