MPE Algar Telecom | 13 de dezembro de 2019

Livros que ensinam: guia para pequenos empreendedores

Tempo de leitura: 5 minutos

O aprendizado deve ser encarado como um dos recursos mais valiosos para os pequenos empreendedores. E saiba que não é apenas na sala de aula que é possível aprender.

Hoje você pode contar com inúmeros livros nos quais empresários, executivos e entusiastas da inovação compartilham ensinamentos importantes a partir de suas experiências. Que tal conhecer alguns deles?

10 livros para inspirar pequenos empreendedores

1. Organizações exponenciais, de Salim Ismail, Michael S. Malone e Yuri Van Geest

Os autores do livro fizeram uma vasta pesquisa para identificar os padrões usados por empresas de crescimento acelerado — que revolucionaram o modo de fazer negócios. Google, Airbnb, Amazon, Netflix, Uber e Xiaomi são alguns exemplos. A partir de entrevistas com dezenas de líderes, eles apresentam as principais tendências organizacionais e tecnológicas da atualidade.

2. A arte do começo, de Guy Kawasaki

Referência para pequenos empreendedores, Guy Kawasaki é craque em abordar assuntos ligados à inovação e abertura de novas empresas. Neste livro, ele fala sobre a importância do início do negócio para qualquer empresa que queira crescer rápido. Para isso, dá dicas para a elaboração de um bom plano de negócios, desenvolvimento da cultura organizacional, posicionamento de marca, entre outras.

Leia também: DICAS DE GERENCIAMENTO DE TEMPO PARA EMPREENDEDORES

3. Criatividade S.A., de Ed Catmull

A Pixar, empresa de animação digital conhecida pelo sucesso de filmes como Toy Story, Procurando Nemo e Monstros S.A., soube apostar na cultura da criatividade. Ed Catmull, um dos seus fundadores —  junto a Steve Jobs e John Lasseter — , conta como foi a experiência de estar à frente dessa organização.

4. Como ser um grande vendedor, de Tom Hopkins

Os pequenos empreendedores precisam aprender a arte de vender para ter sucesso nos negócios. É isso o que Tom Hopkins, o guru das vendas, ensina no livro. Ele compartilha as práticas que o ajudaram a conquistar seu espaço no varejo e no mercado imobiliário. Há também histórias bem-sucedidas de empreendedores que seguiram os conselhos dele.

5. Startup: manual do empreendedor, de Steve Blank e Bob Dorf

Se um dos principais diferenciais das startups é o relacionamento desenvolvido com os clientes, o tema merece a devida atenção. Os autores apresentam neste livro um guia com os pontos mais relevantes da metodologia criada por eles para conhecer a fundo o cliente. Essas dicas ajudam os pequenos empreendedores a encontrar o próprio norte.

6. Nasce um empreendedor, de Bob Wollheim e Dony De Nuccio

Ter o próprio negócio é o sonho de muita gente. Porém, nem sempre é algo fácil de colocar em prática. Pensando nisso, os autores dão dicas sobre os primeiros passos, como se preparar para os desafios financeiros e emocionais, como evitar as armadilhas, entre outras.

7. O mito do empreendedor, de Michael E. Gerber

Esta é mais uma das leituras obrigatórias para os pequenos empreendedores. O livro começa focando na fase de abertura de um novo negócio. Aos poucos, vai passando por todas as fases até chegar à chamada maturidade. Ele também mostra que ser empreendedor, administrador e técnico não é a mesma coisa.

8. O jeito Disney de encantar clientes, de Disney Institute

Mas o que a Disney tem a ver com os pequenos empreendedores? Esta pode ser a sua primeira reação. Fique sabendo que a cultura, filosofia e práticas dessa gigante do entretenimento são responsáveis pelo seu sucesso. Por isso, serve de inspiração para executivos do mundo inteiro.

9. Felicidade dá lucro, de Márcio Fernandes

Márcio Fernandes é presidente da Elektro, distribuidora de energia, e autor do livro que conta a trajetória profissional dele. O executivo começou em um trabalho de empacotador de loja e toda a sua experiência de vida foi importante para que ele se tornasse um dos líderes mais admirados do Brasil. Um dos seus principais ensinamentos está ligado à qualidade do ambiente interno da empresa.

10. Sonho grande, de Cristiane Correa

Donos de um verdadeiro império corporativo, Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles, já compraram marcas americanas mundialmente famosas, como a Heinz, Budweiser e Burger King. A autora reuniu relatos sobre a trajetória dos empresários e o segredo de gestão usado por eles.

Investir em conhecimento é fundamental para o sucesso dos pequenos empreendedores. Já sabe qual dessas leituras você vai fazer primeiro?

Precisando de mais dicas? Veja como a comunicação empresarial traz diversos benefícios para a sua empresa!

empresas

Deixe seu comentário