MPE Algar Telecom | 24 de dezembro de 2019

3 dicas de ferramentas para otimizar o dia a dia da empresa

Tempo de leitura: 5 minutos

O sonho de toda empresa é melhorar seus processos e ter mais qualidade nos seus serviços. Isso é possível com o uso de soluções tecnológicas adequadas, que aumentam a produtividade, automatizam processos, economizam tempo e melhoram o resultado final.

Atualmente, estão disponíveis no mercado uma infinidade de ferramentas que ajudam a otimizar o dia a dia nas empresas. Confira algumas que separamos para vocês!

1. Sistema ERP

Sem dúvida, um sistema ERP é capaz de otimizar significativamente o dia a dia em uma empresa. Ao integrar diferentes departamentos em uma solução única, você consegue automatizar os processos e melhorar a comunicação, a qualidade e a confiabilidade. Além disso, esse tipo de solução ajuda a liberar tempo de seus colaboradores, para que eles consigam se dedicar a outras atividades.

Porém, não basta implementar qualquer ERP. As empresas precisam escolher o sistema que melhor atenda suas necessidades atuais e futuras. Por isso, um dos pontos principais que devem ser analisados é a escalabilidade do software.

Um sistema escalável poderá crescer junto com a atividade da sua empresa. Dessa forma, dificilmente ele ficará obsoleto e você não precisará se preocupar em trocar de solução sempre que sua operação expandir.

Os ERPs baseados na nuvem levam grande vantagem. Nessas soluções, sua empresa pode aumentar e reduzir recursos de sistema e de computação, conforme a necessidade.

soluções empreendedor

2. Computação em nuvem

A computação em nuvem permite, por exemplo, o acesso a arquivos, softwares e recursos disponíveis a qualquer momento, a qualquer hora, a partir de qualquer lugar. Tudo que você precisa é de uma conexão com a internet.

A nuvem ainda conta com uma série de outros benefícios, tais como:

  • Gestão otimizada dos recursos de TI, liberando tempo para sua equipe se dedicar a atividades com maior valor agregado.
  • Maior segurança da informação, o que evita indisponibilidades de dados.
  • Automatização de atividades essenciais, como o backup.
  • Redução de custos.
  • Escalabilidade.

Além disso, a nuvem torna a empresa mais preparada para reagir rapidamente aos acontecimentos de mercado. Assim, você não perde nenhuma oportunidade e pode resolver problemas de forma tempestiva.

3. Soluções de IA para sua empresa

A Inteligência Artificial (IA) está se popularizando no mundo dos negócios. Atualmente, essa tecnologia oferece soluções que atendem às necessidades de empresas de todos os tamanhos.

Algumas soluções que podem ser adotadas por pequenas e médias empresas para otimizar o dia a dia são:

  • Chatbots: Tratam-se de assistentes virtuais utilizados, geralmente, para efetuar o atendimento ao cliente em sites e redes sociais. Essa solução utiliza o processamento de linguagem natural para permitir que o robô digital interaja com seres humanos de forma fluída e precisa. Utilizando um chatbot, sua empresa pode efetuar uma infinidade de atendimentos simultâneos, ficar disponível para o cliente 24h por dia, tudo isso sem ter aumento em sua folha de pagamento.
  • Assistentes Pessoais Eletrônicos: Contar com os serviços de um assistem pessoal é o desejo de todo executivo e gestor, no entanto, devido a limitações orçamentárias, nem sempre isso é possível. Existem soluções tecnológicas acessíveis que podem desempenhar essa função. Com essas soluções é possível, por exemplo, agendar reuniões, criar lembretes, enviar e-mails, efetuar ligações, programar ações, tudo utilizando comandos de voz.

Agora você já conhece algumas ferramentas capazes de otimizar o dia a dia na sua empresa.

Já que falamos de reuniões, temos ainda uma dica extra — para tornar esse tipo de compromisso mais eficaz. A realização de videoconferências. Ao utilizar essa solução, você economiza muito tempo com deslocamento e torna a reunião mais rápida e objetiva.

Aproveite a oportunidade e conheça 4 dicas para realizar uma videoconferência de sucesso.

empresas

Deixe seu comentário