Design thinking é um conceito que surgiu com o objetivo de inovar na criação de novos produtos, ideias e projetos. A abordagem busca encontrar de maneira coletiva e colaborativa a solução para um problema. Dessa forma, é possível chegar a resultados mais positivos e efetivos.
O design thinking pode e deve ser usado em qualquer tipo de negócio. A palavra design presente no termo está mais relacionada com o fato de que o processo exige um desenho ou planejamento do que será realizado. Neste artigo, vamos explicar melhor sobre o termo e como ele pode ajudar a sua empresa. Confira!
O design thinking se baseia em técnicas utilizadas por designers para desenvolver soluções, criar produtos e serviços. A partir de uma abordagem criativa, colaborativa e da junção de diferentes perspectivas, o projeto é pensado e planejado.
Alguns estudos se referem a ele como uma metodologia, mas quando pensamos em método buscamos um passo a passo que poderemos seguir à risca para chegar a um objetivo. Diferentemente disso, o design thinking propõe novas formas de pensar para encontrar soluções, um design estratégico.
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Apesar de não ser uma metodologia e não ter um passo a passo definido, o design thinking segue algumas etapas. Cada uma ajuda a avançar no desenvolvimento do que a empresa pretende criar. Veja quais são!
Momento em que a equipe reconhece o problema sob diferentes óticas. Ou seja, cada membro da equipe pode identificar uma questão a ser resolvida na empresa que impacta ou prejudica os processos de alguma forma.
Diante disso, a percepção de um mesmo problema pode ser diferente para cada um. Isso é importante, pois permite que diferentes perspectivas sejam colocadas em debate. A identificação do problema pode ser feita por meio de pesquisas de campo ou técnica, ou ainda pela manifestação de grupos de indivíduos.
Após coletar as informações na imersão, os profissionais devem organizá-las e analisá-las. O objetivo é encontrar um padrão entre as perspectivas apresentadas. A partir desse entendimento, as soluções poderão ser criadas.
O problema já foi identificado e está bem claro. Agora, é necessário entender como se relaciona com o público-alvo. Ter um conhecimento aprofundado sobre o cliente será fundamental para começar a desenvolver a solução que vai ajudá-lo. Aqui, os profissionais ainda estão no campo das ideias — apresentando possibilidades para os demais.
É nessa fase que as ideias começam a virar um produto. As propostas apresentadas nas etapas anteriores devem ser esmiuçadas até que uma ou mais soluções sejam definidas e os profissionais decidam por qual caminho vão seguir.
Esse é o momento de validação. Na fase de testes, é preciso medir os resultados, analisar os pontos negativos e positivos. Nem sempre o produto criado será o mais efetivo para o problema em questão. Há casos em que é necessário voltar algumas etapas e seguir com outras ideias.
O design thinking pode ser definido como uma forma de encontrar soluções para diversos problemas ou trazer mais inovação tecnológica para a empresa. Porém, nem sempre trata-se da criação de novos produtos, mas também de encontrar soluções que já existem e adaptá-las para o contexto da empresa.
A redução de custos, por exemplo, é um problema que atinge todas as companhias. É preciso estar sempre atento aos processos para evitar desperdícios, reduzir os gargalos e tornar as tarefas mais eficientes, permitindo que custos sejam eliminados. Nesse sentido, o design thinking pode ser utilizado para encontrar a melhor solução.
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