Como aplicar o design thinking na sua empresa

Escrito por humanos

Design thinking é um conceito que surgiu com o objetivo de inovar na criação de novos produtos, ideias e projetos. A abordagem busca encontrar de maneira coletiva e colaborativa a solução para um problema. Dessa forma, é possível chegar a resultados mais positivos e efetivos.

O design thinking pode e deve ser usado em qualquer tipo de negócio. A palavra design presente no termo está mais relacionada com o fato de que o processo exige um desenho ou planejamento do que será realizado. Neste artigo, vamos explicar melhor sobre o termo e como ele pode ajudar a sua empresa. Confira!

O que é design thinking?

O design thinking se baseia em técnicas utilizadas por designers para desenvolver soluções, criar produtos e serviços. A partir de uma abordagem criativa, colaborativa e da junção de diferentes perspectivas, o projeto é pensado e planejado.

Alguns estudos se referem a ele como uma metodologia, mas quando pensamos em método buscamos um passo a passo que poderemos seguir à risca para chegar a um objetivo. Diferentemente disso, o design thinking propõe novas formas de pensar para encontrar soluções, um design estratégico.

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Como aplicar o design thinking na sua empresa?

Apesar de não ser uma metodologia e não ter um passo a passo definido, o design thinking segue algumas etapas. Cada uma ajuda a avançar no desenvolvimento do que a empresa pretende criar. Veja quais são!

Imersão

Momento em que a equipe reconhece o problema sob diferentes óticas. Ou seja, cada membro da equipe pode identificar uma questão a ser resolvida na empresa que impacta ou prejudica os processos de alguma forma.

Diante disso, a percepção de um mesmo problema pode ser diferente para cada um. Isso é importante, pois permite que diferentes perspectivas sejam colocadas em debate. A identificação do problema pode ser feita por meio de pesquisas de campo ou técnica, ou ainda pela manifestação de grupos de indivíduos.

Análise e síntese

Após coletar as informações na imersão, os profissionais devem organizá-las e analisá-las. O objetivo é encontrar um padrão entre as perspectivas apresentadas. A partir desse entendimento, as soluções poderão ser criadas.

Ideação

O problema já foi identificado e está bem claro. Agora, é necessário entender como se relaciona com o público-alvo. Ter um conhecimento aprofundado sobre o cliente será fundamental para começar a desenvolver a solução que vai ajudá-lo. Aqui, os profissionais ainda estão no campo das ideias — apresentando possibilidades para os demais.

Prototipagem

É nessa fase que as ideias começam a virar um produto.  As propostas apresentadas nas etapas anteriores devem ser esmiuçadas até que uma ou mais soluções sejam definidas e os profissionais decidam por qual caminho vão seguir.

Teste

Esse é o momento de validação. Na fase de testes, é preciso medir os resultados, analisar os pontos negativos e positivos. Nem sempre o produto criado será o mais efetivo para o problema em questão. Há casos em que é necessário voltar algumas etapas e seguir com outras ideias.

O design thinking pode ser definido como uma forma de encontrar soluções para diversos problemas ou trazer mais inovação tecnológica para a empresa. Porém, nem sempre trata-se da criação de novos produtos, mas também de encontrar soluções que já existem e adaptá-las para o contexto da empresa.

A redução de custos, por exemplo, é um problema que atinge todas as companhias. É preciso estar sempre atento aos processos para evitar desperdícios, reduzir os gargalos e tornar as tarefas mais eficientes, permitindo que custos sejam eliminados. Nesse sentido, o design thinking pode ser utilizado para encontrar a melhor solução.

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