Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify
Tempo de leitura: 4 min

Qual é o papel da conectividade para a Transformação Digital

Algar Telecom | 10 de julho de 2019

MGE

Por muitos anos, a telefonia tem sido responsável pelas transformações na vida das pessoas e das empresas. Desde que o primeiro telefone foi criado, a comunicação se tornou mais fácil e rápida. Outras mudanças aconteceram, impulsionadas pela transformação digital.

A telefonia deixou de ser apenas uma forma de comunicação e se tornou parte da rotina das pessoas. O aparelho de telefone evoluiu e esse recurso permite a realização de inúmeras tarefas, pessoais e profissionais. A conectividade e a transformação digital estão caminhando para a construção de uma sociedade que muda a todo instante.

Veja neste artigo, como a conectividade está impulsionando a transformação digital.

A transformação digital é contínua

Há pouco mais de 20 anos, as empresas surgiram no mercado com tecnologias voltadas para a operação. A chegada e popularização da internet mudou esse cenário. Hoje, empresas estão sendo criadas em mercados conectados, onde o digital não é mais um meio, mas sim uma necessidade.

É impossível pensar em empresas que conseguem manter sua operação sem nenhum recurso digital. Essa tecnologia está presente dentro dos processos mais simples aos mais complexos e acaba se cruzando entre a vida pessoal e profissional de cada indivíduo.

Todos os dias, novos recursos digitais são criados e tem se tornado cada vez mais difícil prever como será o mercado nos próximos 5 ou 10 anos. A transformação digital é contínua, mas depende de um recurso essencial para manter sua evolução: a conectividade.

A conectividade na vida das pessoas e empresas

De acordo com o IBGE, mais de 125 milhões de brasileiros estão conectados pelo celular. O número de pessoas com acesso à internet cresceu 10 milhões, de 2017 a 2018, e a maioria dos usuários são idosos. No mundo inteiro, o número de pessoas conectadas à internet ultrapassa 4 bilhões.

A popularização dos smartphones, que permitem múltiplas tarefas, tem facilitado esse comportamento. Já existem mais aparelhos como esses do que pessoas em todo o mundo. A ferramenta facilita a conectividade, pois basta ter uma conexão móvel ou fixa para acessar redes sociais, e-mail, vídeos, notícias, streaming etc.

Segundo relatório Estado de Serviços Móveis, da empresa App Annie, os brasileiros passam mais de três horas por dia usando o celular. A facilidade de ter o aparelho sempre próximo permite que o usuário possa interagir com sua família e amigos, estudar e se entreter.

A experiência do cliente também é beneficiada. Por meio de anúncios segmentados, a marca consegue se comunicar com o seu público, entregando aquilo que ele procura. O cliente, por sua vez, pode usar as redes sociais para interagir com as marcas que segue.

A conectividade aproxima e facilita as tarefas no trabalho, pois é possível consultar o e-mail, informar o gestor sobre faltas ou atrasos, confirmar a agenda de compromissos etc. Além disso, a conectividade é fundamental para equipes que trabalham remotamente, por exemplo.

A importância da Telecom para a Transformação Digital

A transformação digital depende totalmente da Telecom. As soluções de banda larga, telefonia fixa, telefonia móvel, internet entre outros, possibilitam a conexão entre ferramentas, empresas e usuários.

Hoje em dia, a maior parte dos recursos disponíveis para dispositivos móveis ou fixos, como smartphones, tablets, notebooks, computadores, servidores, dependem de uma conexão via internet ou telefonia para executar suas atividades principais.

Uma empresa sem qualquer recurso de conectividade, pouco pode fazer por seus clientes. Mesmo que a sua atividade principal seja operacional, é preciso entrar em contato com fornecedores, atender clientes, realizar procedimentos financeiros e em todos esses casos, será necessário ter uma conexão via internet ou voz.

Com isso, tem sido cada vez mais difícil pensar em transformação digital, sem pensar em conectividade. O recurso se tornou fundamental para ampliação do conceito. Quer saber mais sobre conectividade e transformação digital? Baixe agora nosso slideshare com 20 tendências de transformação digital.

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: