MGE Algar Telecom | 6 de janeiro de 2020

O que é Inteligência Empresarial e como aplicar na sua empresa

Tempo de leitura: 5 minutos

A Inteligência Empresarial é um conceito que influencia no planejamento e na tomada de decisões de uma empresa. Ao abraçar essa iniciativa, o gestor se torna capaz de extrair, selecionar e utilizar informações que qualificam o nível do seu gerenciamento.

De forma resumida, o grande objetivo de uma IE é incentivar a empresa a inovar e melhorar seus produtos e serviços, a partir da análise de dados relevantes, diminuindo as chances de erros e decisões equivocadas.

Neste artigo, abordaremos os principais pontos sobre a Inteligência Empresarial, além de dicas de como aplicá-la na sua empresa. Continue com a gente e confira. Boa leitura!

O que é a Inteligência Empresarial?

Também conhecida como Inteligência de Negócios, a IE corresponde a um conjunto de estratégias e ações a fim de obter, monitorar e analisar informações sobre uma empresa e todo o contexto que ela está inserida.

A Inteligência Empresarial não depende necessariamente de uma ferramenta. Ela está mais relacionada a planejamentos estratégicos, tomada de decisões gerenciais e conhecimento de mercado.

Ainda assim, a tecnologia é importante para otimizar e facilitar alguns processos, como a coleta de informações e a própria tomada de decisões.

Leia também: COMO APRIMORAR A INTELIGÊNCIA COMPETITIVA DE SUA EMPRESA

Quais as vantagens de trabalhar a Inteligência Empresarial no seu negócio?

Como toda iniciativa de aperfeiçoamento de negócio, a Inteligência Empresarial pode resultar em grandes vantagens. Confira as principais.

Vantagem competitiva

A partir do trabalho de Inteligência Empresarial, a sua empresa tem acesso a informações relevantes sobre o mercado e sobre si mesmo. Com isso, o gestor consegue identificar as reais necessidades da organização e investir em locais exatos.

O resultado é uma empresa mais consciente de suas carências e mais bem preparada para enfrentar as demandas do mercado, se mostrando mais competitiva e a frente de muitos concorrentes.

Diagnóstico mais realista sobre o negócio

Além de conseguir identificar seus pontos fortes e fracos, a empresa passa a analisar melhor a sua posição dentro do mercado.

Ou seja, dentro do trabalho de Inteligência Empresarial, o gestor entende a evolução real do negócio, medindo o quanto os resultados foram consistentes de acordo com os planejamentos estratégicos criados anteriormente.

Redução de riscos

O conhecimento é imperativo no mundo empresarial. E com base nos dados extraídos, a sua empresa tende a trabalhar melhor as ações, tomando decisões mais seguras e efetivas.

As informações permitem a comparação de resultados anteriores, tanto da empresa quanto de concorrentes, diminuindo os riscos de prejuízos a cada nova iniciativa.

Como aplicar a IE na sua empresa?

A Inteligência Empresarial pode, de fato, trazer ótimos benefícios para o seu negócio. Mas como aplicá-la no dia a dia? Conheça algumas dicas.

Preze pela gestão analítica

A experiência de mercado é sim um fator importante para um gestor ou proprietário. Porém, agir por impulsos ou intuições é um conceito obsoleto que não tem mais espaço no cenário atual.

A Inteligência Empresarial preza pela gestão analítica, o estudo de informações e dados para criação e execução de estratégias. Esse é o caminho para manter o seu negócio em um patamar de sucesso.

Adote soluções tecnológicas inteligentes

Como explicado, a Inteligência Empresarial não depende diretamente de soluções tecnológicas. Porém, é inegável o quanto a participação de ferramentas inteligentes faz toda diferença na produtividade de uma empresa.

Por isso, implemente soluções como Big Data e CRM para extração e armazenamento seguro de informações. Além disso, é interessante contar com plataformas de gestão online para centralizar as operações e garantir integração de setores.

Saiba utilizar as informações extraídas

Não adianta prezar por uma gestão analítica e investir em tecnologia se as informações extraídas não forem utilizadas da maneira correta.

Os dados devem ser o norte para facilitar as ações do gestor, por exemplo, investimentos, mudanças de equipe, treinamentos, entre outros. Se a análise não for levada a sério, todo trabalho anterior passa a ser em vão.

A Inteligência Empresarial é um conceito interessante para empresas de diferentes tamanhos e segmentos. Não é algo que se possa copiar, pois cada instituição tem as suas fraquezas e virtudes a serem analisadas. Mas o fato é que, hoje, quanto mais bem preparada uma empresa é, maiores são as chances de sucesso contínuo do negócio. Assim, analise as informações e dicas apresentadas e inicie agora mesmo a transformação da sua marca.

Para ajudar a manter uma gestão consistente na sua empresa, que tal conferir o nosso artigo sobre como separar os gastos pessoais dos gastos corporativos?

empresas

Deixe seu comentário