MGE Algar Telecom | 12 de março de 2019

Monitoramento de infraestrutura de TI: quais os benefícios?

Tempo de leitura: 5 minutos

Não é incomum que os departamentos de TI passem mais tempo reagindo a problemas do que tentando identificá-los

antes que eles causem uma interrupção. No entanto, em um mercado tão competitivo como temos atualmente, a alta disponibilidade é um fator de extrema relevância. Por isso, o monitoramento de TI proativo é essencial.

Essa afirmação é válida, principalmente por dois motivos: primeiramente, nem todos os problemas são imediatamente perceptíveis e tendem a acumular-se ao longo de um período de tempo. Em segundo lugar, se você não estiver monitorando a integridade do seu ambiente de TI, como garantir que está fornecendo um serviço eficiente e consistente aos usuários finais?

Ter visibilidade total de sua infraestrutura é fundamental para evitar problemas, além de ser útil no processo de tomada de decisões estratégicas. Continue a leitura para conhecer os principais benefícios do monitoramento de TI.

Permite percepções e decisões baseadas em dados

O monitoramento de TI é mais do que apenas garantir que sua infraestrutura esteja funcionando como deveria. Ele é um elemento vital para criar e modelar uma estratégia geral eficaz para o seu negócio.

Seu ambiente de TI deve oferecer um desempenho ideal para seus usuários finais. Mas, à medida que a tecnologia muda e as necessidades de negócios evoluem, como você pode ter certeza de que sua infraestrutura está realizando e entregando o que deveria?

Como gestor, espera-se que você demonstre como o ambiente de TI está funcionando e o que você está fazendo para minimizar os riscos. O monitoramento de infraestrutura permite que você faça benchmark de seu desempenho. É impossível saber como seu ambiente é efetivo se não houver um acompanhamento, avaliação e medição de seu desempenho.

Monitorar sua infraestrutura de maneira eficiente significa que você tem acesso a informações críticas que são valiosas não apenas para o departamento de TI, mas para outras áreas interessadas. Somente com dados precisos é possível justificar a necessidade de compra de ativos ou adoção de novas tecnologias, por exemplo.

Detecta problemas precocemente para evitar desastres

Analisar proativamente sua infraestrutura de TI significa que você tem uma chance melhor de evitar grandes interrupções. Monitoramento de padrões de falha e verificações regulares de integridade de sua infraestrutura ajudam você a identificar quaisquer discrepâncias em seus sistemas e entender as correlações.

Se você não monitora seus sistemas, como saber se eles estão ficando sem capacidade? A resposta é que você não sabe, só descobre quando é tarde demais e ocorre um problema.

O monitoramento de TI garante que quaisquer interrupções, como o congestionamento da rede, sejam detectadas e resolvidas antes que impactem significativamente os usuários finais.

Se você estiver monitorando continuamente seus sistemas, é mais provável que você ative quaisquer sinais de aviso e consiga intervir antes que o problema se agrave. Essa abordagem não é apenas mais produtiva, mas também alivia a pressão sobre o departamento de TI. O foco pode ser mudado para que você esteja trabalhando para evitar interrupções, em vez de combater incêndios.

Leia também: INFRAESTRUTURA: COMO REDUZIR CUSTOS COM SD-WAN?

Melhora a produtividade e o desempenho

O monitoramento de TI não envolve apenas a medição do desempenho atual. É importante identificar áreas onde é preciso efetuar melhorias. Isso significa que você pode ajustar sua infraestrutura para que seu sistema funcione como deveria, mesmo quando há a adoção de novas soluções tecnológicas.

Esse comportamento ajuda sua equipe a entender como a rede funciona e como seus sistemas interagem uns com os outros. Em vez de esperar que os problemas ocorram, você pode identificar proativamente as áreas vulneráveis.

O monitoramento de TI reduz as perdas de negócios

O tempo de inatividade afeta não apenas a produtividade e a experiência do usuário, como também afeta os resultados financeiros da empresa. Monitorar a integridade de seu ambiente de TI pode ajudá-lo a identificar tendências e padrões que causam interrupção. Lembre-se que um minuto de inatividade pode significar a perda de muitos negócios.

Adotar uma abordagem proativa no monitoramento de TI envolve mais do que obter informações pela aparência. O fato de sua rede estar funcionando não significa que ela esteja funcionando de maneira eficiente e que problemas futuros não ocorrerão.

As equipes de TI estão constantemente sob pressão para oferecer desempenho contínuo e melhorar a eficiência. Aprender quais são os padrões e as características de sua infraestrutura faz com que elas possam detectar problemas antes que eles afetem seus negócios.

Se você ainda não realiza o monitoramento de TI em sua empresa, precisa começar a pensar nisso imediatamente.

A Algar Telecom oferece diversas soluções para a sua empresa. Clique aqui e conheça melhor os recursos e os planos disponíveis!

empresas

Deixe seu comentário