Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Inovação tecnológica nas empresas: como implementar de maneira simples

Algar Telecom | 4 de novembro de 2019

MGE

A inovação tecnológica facilita a vida das pessoas, torna os processos mais eficientes e menos custosos. As empresas sabem disso e estão buscando novos recursos para investir. Um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas que decidem investir na inovação tecnológica é não saber como implementar. Neste artigo, vamos mostrar algumas iniciativas que podem ser adotadas em sua organização. Confira!

Quais são os benefícios da inovação tecnológica para as empresas?

A inovação tecnológica oferece recursos para que as empresas se tornem mais eficientes. As ferramentas reduzem a repetição de processos e o tempo perdido com atividades simples. A comunicação entre os profissionais se torna mais fácil e ágil, reduzindo os ruídos e a falta de entendimento.

Outro benefício identificado é a redução de custos. A inovação tecnológica busca desenvolver recursos que reduzam as despesas e eliminem o desperdício. Além disso, a inovação tecnológica também ajuda a mudar a cultura dentro da empresa. 

Os profissionais passam a entender a necessidade do uso desses recursos. Com a redução da repetição de tarefas, os colaboradores podem se dedicar a atividades que ofereçam melhor retorno para a empresa. 

Algumas companhias encontram obstáculos para implementar a inovação tecnológica, mas o processo pode ser mais simples do que parece. A seguir, mostraremos algumas ações que podem ajudar. 

5 passos simples para implementar a inovação tecnológica na sua empresa

Identifique os processos ultrapassados

Processos que não utilizam a tecnologia, de nenhuma forma, geram custos para a empresa. Identifique e mapeie quais são esses processos e busque soluções que possam substituí-los. Procure por recursos mais atuais e que estão sempre em atualização.

Tenha a mente aberta para novas tecnologias

Para identificar novas tecnologias é preciso estar com a mente aberta para receber as informações e entendê-las. Muitos gestores ainda são resistentes ao uso de tecnologia. Isso tende a prejudicar os processos dentro da corporação. 

Mantenha-se informado e se mostre como um profissional interessado no assunto. Assim, as informações também chegarão até você. 

Acompanhe as tendências do mercado

Uma característica da inovação tecnológica é que tendências e novos recursos estão sendo criados a todo momento. Procure os especialistas do setor, acompanhe as notícias, participe de eventos e treinamentos focados em inovação.

Compartilhe seu conhecimento com os colaboradores

Envolver outros profissionais no assunto vai te ajudar a ganhar apoio para buscar melhorias para as equipes. Apresente novas tecnologias aos colaboradores e mostre como esses recursos podem beneficiar a rotina da empresa.

Convencendo outros gestores e profissionais da necessidade de implementar a inovação tecnológica, você terá mais pessoas ao redor com a mesma motivação.

Faça testes com novas ferramentas

Existem muitas ferramentas no mercado que permitem o uso por um período de teste. Aproveite essa alternativa para propor períodos de avaliação das ferramentas dentro da empresa. Depois de testarem os sistemas e identificarem que oferecem melhorias para a rotina, os profissionais terão interesse em adotar o uso e a empresa vai se propor a investir. 

Implementar a inovação tecnológica dentro das empresas é um desafio, principalmente em companhias que não têm essa cultura. Nesta jornada, você vai lidar com alguns obstáculos e é importante estar preparado. Veja neste material como enfrentar esses desafios e conseguir implementar a inovação tecnológica dentro da sua empresa

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: