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7 dicas de gestão de TI para grandes empresas

Algar Telecom | 1 de novembro de 2019

MGE

A Gestão de TI tem papel fundamental no sucesso da operação de uma empresa. Por meio de soluções tecnológicas, por exemplo, é possível reduzir custos, aumentar a eficiência dos processos e ter mais agilidade nas tarefas.

Grandes empresas no mundo todo vêm adotando novas estratégias de Gestão de TI para alcançar esses e outros resultados. Neste artigo, você vai conferir quais são as iniciativas mais atuais que estão sendo usadas no mercado. Confira!

Gestão de TI: 7 dicas para aplicar em sua empresa

1. Transformar dados em inteligência

O uso da Internet das Coisas está mais presente dentro das organizações. O recurso é utilizado para analisar os dados coletados na cadeia produtiva e transformá-los em inteligência. As informações partem de dispositivos conectados. 

2. Armazenamento em nuvem

Os dados coletados são armazenados na nuvem. Esse modelo proporciona maior segurança para as empresas. Outra vantagem é a redução de custos, pois não será mais necessário ter um ambiente dedicado ao armazenamento de dados bem como a manutenção dos recursos, energia, entre outras despesas. 

3. Dados processados na origem

Nem toda informação precisa ser armazenada. A empresa pode decidir quais são os dados que devem permanecer em seu banco e quais serão processados na origem. Isso é possível com o edge computing.

Com o recurso, o acesso às respostas é mais rápido e não é necessário ter uma infraestrutura de data center ou assinatura de banco de dados em nuvem. Apenas as informações mais importantes são enviadas e não todo o fluxo de dados.

4. Automação de processos

As empresas perdem muito dinheiro com o desperdício, atrasos na finalização dos processos, treinamento e capacitação de profissionais. A automação de processos elimina esses custos. 

Na automação de processos, as atividades operacionais são configuradas para serem replicadas por robôs. É possível criar padrões de comportamento para serem repetidos pelos robôs de forma automatizada. Dessa forma, a empresa consegue direcionar os profissionais para atividades mais estratégicas.

5. Conformidade com as normas regulatórias

As empresas estão cada vez mais preocupadas em seguir os requisitos técnicos e internacionais. A Governança Corporativa, os relatórios financeiros, a privacidade e a segurança das informações são alguns dos processos que a empresa deve cuidar para não sair da conformidade. 

6. Realidade aumentada e virtual

São recursos voltados para o cliente, que proporcionam uma melhor experiência. Em geral, quando falamos em realidade aumentada ou realidade virtual, as pessoas pensam em jogos. Porém, essas ferramentas podem ser aplicadas em diferentes contextos

A realidade aumentada aprimora a experiência em relação a algo que já existe. A realidade virtual oferece um novo ambiente ao usuário. O uso dessas tecnologias pode melhorar a experiência do cliente com o produto ou serviço da marca.  

7. Recuperação de desastres

Todas as empresas estão sujeitas a sofrerem com desastres, como uma pane elétrica ou uma inundação que leve a perda de informações. A Gestão de TI deve estar preparada para lidar com situações como essa. Ter um plano de recuperação de desastres ajudará a guiar os profissionais diante de problemas como esse, lidando com a situação e suas consequências. 

Todas as tendências citadas neste conteúdo vêm sendo utilizadas por grandes empresas para tornar a Gestão de TI mais eficiente. Estar informado sobre cada uma delas é fundamental para saber onde e qual o momento certo de aplicá-las dentro da empresa.

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