Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Infraestrutura: como reduzir custos com SD-WAN?

Algar Telecom | 5 de setembro de 2019

MGE

A transformação digital está impactando empresas de diferentes segmentos. Aqueles que não se adequam às novas tecnologias perdem competitividade e oportunidade de crescimento. Por isso, é fundamental buscar novos recursos, como SD-WAN. É possível oferecer uma melhor experiência para o cliente e reduzir custos com SD-WAN.

O SD-WAN é uma solução democrática, pode ser utilizada por empresas de diversos tamanhos e segmentos, que oferece inúmeros benefícios para as companhias. Neste artigo, mostraremos como é possível reduzir custos com SD-WAN. Confira!

A consolidação de SD-WAN no mercado brasileiro

O IDC Predictions Brazil 2019 foi um estudo, realizado pela IDC Brasil, que revelou alguns dados sobre o uso da solução no mercado nacional. O levantamento mostra que as expectativas com relação ao serviço estão acima da média, sendo que mais de 40% das grandes empresas brasileiras vão usar SD-WAN em 2019.

“A grande oportunidade são os serviços gerenciados, principalmente para operadoras e integradores. O SD-WAN ainda possui baixa maturidade por aqui, mas os CIOS já entendem que as melhorias que a tecnologia pode causar na experiência do cliente podem ser um habilitador de novos projetos”, afirmou André Loureiro, Gerente de Pesquisa e Consultoria de TIC da IDC Brasil.

O movimento se deve, principalmente, aos benefícios que são obtidos depois que as empresas passam a utilizar a solução. Entre as principais vantagens estão a redução de custos.

A economia fragilizada e a necessidade de fazer mais, utilizando cada vez menos recursos, tem estimulado as empresas a buscarem soluções mais eficientes e econômicas. A seguir, mostraremos como é possível reduzir custos com SD-WAN.

Como reduzir custos com SD-WAN

Diminuindo o investimento com infraestrutura

O primeiro ponto está diretamente relacionado com a infraestrutura. Em geral, os maiores custos de uma rede são ocasionados pela necessidade de ter uma infraestrutura com provedores e dispositivos de conexão de dados. Isso pode ser inviável para empresas menores, que não contam com tantos recursos para o investimento.

O SD-WAN simplifica a infraestrutura da rede, pois reduz os requisitos de hardware e utiliza a infraestrutura que a empresa já tem.

Utilizando melhor os recursos da empresa

O SD-WAN utiliza os recursos humanos e de rede de forma otimizada. Na prática, a solução conta com recursos que centralizam o gerenciamento. Dessa forma, reduz a carga de trabalho dos profissionais e a necessidade de realizar viagens para administrar uma rede específica, como por exemplo de filiais e franquias.

Não é necessário haver uma interação direta dos profissionais. O gerenciamento centralizado permite que as configurações e correções sejam feitas de forma remota.

Além disso, apenas um dispositivo é usado, enquanto que em outras redes é necessário o uso de vários recursos. Isso reduz o volume de manutenções e também o tempo de diagnóstico.

Reduzindo o custo do crescimento

O crescimento gera custos, que podem ser menores com a utilização de SD-WAN. Com a solução, a empresa reduz os custos com a largura de banda, pois consegue balancear a carga em diversos links. Ainda é possível selecionar a prioridade do consumo em cada link.

A empresa também pode reduzir os custos da conectividade na nuvem. A SD-WAN permite que uma VPN seja estendida para a nuvem, virtualizando as funções da rede. Outro ponto importante é a redução nos custos de hardware, onde um único dispositivo substitui todos os outros utilizados.

A solução SD-WAN proporciona vantagens para as diferentes necessidades da empresa. As pequenas e médias, em especial, terão custos menores para suportar e alavancar o crescimento.

A Algar Telecom desenvolveu uma solução em SD-WAN capaz de reduzir os custos das empresas e aumentar a conectividade de forma inteligente. Clique aqui e saiba como!

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: