MGE Algar Telecom | 11 de fevereiro de 2020

Como uma gestão em cloud computing aumenta sua produtividade

Tempo de leitura: 5 minutos

A nuvem redefiniu a maneira como as empresas operam hoje. E entre as suas vantagens, já sabemos que o cloud computing gera vários benefícios para as empresas, como os financeiros, já que traz uma redução importante no uso de hardware. Além disso, essa tecnologia também ajuda a reduzir custos de manutenção de TI.

Mas, quando falamos sobre produtividade, será que o cloud computing interfere dentro do dia a dia nas empresas?

Bom, já podemos adiantar que a adoção da nuvem se tornou um método comprovado para aumentar a produtividade. Por isso, vamos abordar as práticas de como a cloud computing pode otimizar e potencializar a produtividade da sua empresa.

4 maneiras como o cloud computing aumenta a produtividade nas empresas

Conhecer cada maneira que o cloud computing pode fazer diferença quando falamos sobre produtividade é essencial para identificar pontos de melhoria na sua organização. Então veja os detalhes sobre as 4 principais formas de alcançar esse benefício!

1. Trabalho remoto eficiente

Um ponto positivo que surge com a adoção da computação em nuvem nos negócios é o acesso remotosistemas e arquivos. Os colaboradores podem acessar todos os dados ou informações necessárias e continuar trabalhando remotamente. Tudo o que eles precisam é de uma conexão com a internet.

A maioria dos serviços de computação em nuvem atualmente disponíveis também oferece aplicativos móveis. Dessa forma, é possível acessar facilmente através de um smartphone os dados em qualquer lugar a qualquer momento.

2. Escalabilidade da infraestrutura

Outra maneira que a computação em nuvem aumenta a produtividade é através do uso eficiente de recursos. A nuvem é escalável, e isso é particularmente importante para projetos que apresentam ciclos de desenvolvimento ou que crescem rapidamente.

Quando uma empresa está crescendo em ritmo acelerado, é melhor ampliar seus serviços com a ajuda da plataforma em nuvem. Assim não é preciso depender de ambientes físicos, que demandam um alto valor de investimento para escalar.

Se você precisa de mais ou menos recursos, o uso da nuvem pode ajudar a se adaptar às suas necessidades. Diferentemente das instalações físicas, que podem levar dias, semanas e às vezes até meses, com a cloud computing a mudança é instantânea. A escolha de configuração desses últimos também podem interromper o fluxo de trabalho.

3. Tecnologia confiável e acessível com cloud computing

Empresas que sabem a importância da tecnologia nas suas operações em todo o mundo já entendem que a nuvem pode fazer todo o trabalho pesado de armazenamento, além de outras funções.

Na prática, o cloud computing não mantém apenas o hardware virtual para as empresas, mas também é a principal forma de tornar a gestão de dados confiável e sempre atualizada.

Mas acima de tudo, essas soluções são acessíveis e garantem vantagens para usuários e empresas. Normalmente, a fatura total de custo com a nuvem é calculada sobre o espaço usado em um determinado período, juntamente com uma taxa mínima pelo serviço.

4. Segurança e fácil recuperação de dados

Quando dados e informações são mantidos em nível local, surgem problemas como:

  • Vazamento de informações;
  • Roubo de dados;
  • Acidentes físicos como incêndios;
  • Perda de equipamentos e dispositivos de armazenamento.

Ultimamente, violações maciças de dados surgiram e custaram muito para várias empresas ao redor do mundo. Quando há o sequestro de dados, por exemplo, é exigido muito dinheiro na sua recuperação.

Quando os dados e informações da sua empresa estão na nuvem, é mais fácil recuperá-los sem gastar muito dinheiro ou tempo. As pequenas empresas não podem pagar por sistemas complexos de recuperação, e a mudança para o cloud computing protege os dados devido às soluções eficazes de armazenamento em nuvem.

Agora que você já sabe como essa gestão da cloud computing aumenta a produtividade em várias frentes da sua organização, conheça aqui as vantagens do Cloud Plus.

Deixe seu comentário