Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Como o seu planejamento estratégico pessoal está ligado ao seu planejamento empresarial

Algar Telecom | 27 de janeiro de 2020

MGE

O termo planejamento estratégico é muito utilizado no meio empresarial, mas você já pensou em criar um para a sua vida pessoal? 

Se partirmos do princípio que as análises efetuadas e os planos traçados nele visam o crescimento de uma empresa, não seria interessante ter objetivos claramente definidos para alcançar a sua autorrealização?

Além disso, um pode estar atrelado ao outro, permitindo que você cresça nesses dois campos da sua vida quase que simultaneamente. Quer saber como? Basta continuar a leitura!

O que é planejamento estratégico

Quase autoexplicativo, planejamento estratégico significa o ato de pensar e planejar ações de maneira estratégica, programada. 

No âmbito empresarial, é muito usado em gestões administrativas. O objetivo é planejar o futuro de uma empresa, definindo metas claras e reais e encontrando caminhos para chegar até elas. 

Mas se direcionarmos isso para a vida pessoal, temos uma forma de pensar no futuro de maneira mais planejada, com focos e metas definidos.

Como criar um planejamento estratégico pessoal e empresarial

A criação do planejamento estratégico pessoal e empresarial têm pontos em comum. O primeiro passo para ambos é responder questões como:

  • Onde se está no momento atual?
  • Para onde se quer ir?
  • O que é preciso fazer para chegar lá?

Para as empresas, essas respostas podem ser encontradas analisando sua situação no mercado atual, quem são e como estão seus concorrentes e qual posição querem ocupar futuramente.

Já para montar o seu planejamento pessoal, é preciso ser sincero consigo mesmo e fazer uma análise profunda do seu momento atual. Com isso, você consegue identificar tanto seus pontos fortes quanto aqueles que precisam ser melhorados. 

Com essas respostas, se consegue traçar objetivos que realmente podem ser alcançados e, dessa forma, não apenas conseguir realizá-los, mas também evitar frustrações por metas não concluídas.

A importância e as vantagens de um bom planejamento

Tentar fazer algo sem pensar antes pode até dar certo, mas as chances de isso acontecer são bem menores. Além disso, não estar preparado para enfrentar possíveis problemas pode dificultar, ou até impedir, que se alcance o objetivo.

O planejamento estratégico é fundamental não apenas para traçar metas, mas também para identificar o que já se tem e pode ser utilizado e o que falta, mas é necessário para chegar até elas. 

No caso do planejamento pessoal, por exemplo, suponhamos que seu objetivo seja conquistar um cargo melhor. Você já tem uma formação, mas ao fazer seu planejamento, nota que uma especialização pode ser a chave que faltava para abrir essa porta.

O mesmo vale para as empresas. É possível crescer com o número de funcionários que se tem no momento? O espaço físico é suficiente? Tudo isso é facilmente identificado quando se pensa de maneira estratégica. 

Entre as principais vantagens do planejamento estratégico, tanto pessoal quanto empresarial, destacam-se a economia de tempo e de dinheiro. Ao saber para onde se quer ir fica mais fácil fazer a caminhada e depositar recursos em ferramentas que realmente ajudarão a chegar até o objetivo.

Como monitorar seu planejamento estratégico

Mas não basta criar um planejamento estratégico, é preciso acompanhar seu desdobramento para verificar se a execução está trazendo os resultados esperados.

As empresas podem, por exemplo, criar métricas para fazer essa análise, como pontuar o aumento no volume de vendas ou número de novos clientes.

Já para o planejamento estratégico pessoal você pode analisar se a execução está compatível com a sua realidade. Lembra que demos o exemplo de uma especialização para conquistar um cargo melhor? Você está conseguindo comparecer às aulas? O horário escolhido para o curso permite que você realmente se dedique? Se uma das respostas for não, vale a pena ajustar sua estratégia e, assim, não desistir da sua meta.

Qual a relação entre os dois planejamentos

Além de terem bases de criação e propósitos bem parecidos, o planejamento estratégico pessoal e empresarial podem estar relacionados e caminhar juntos. 

A empresa na qual você trabalha está em expansão e você quer crescer com ela? Pense no que  fazer para conseguir isso e coloque no seu planejamento. 

Aqui, é importante lembrar que todo seu empenho não servirá apenas para o momento em questão, ele agregará valor para toda a sua vida. Também por isso, é tão importante definir bem seus objetivos profissionais e pessoais.

No ramo empresarial, há ainda outro tipo de planejamento estratégico que é crucial para o crescimento, o financeiro. Para saber mais sobre ele, como criar e toda a sua importância, basta acessar este link.

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: