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Má gestão: saiba como esse problema pode acabar com a funcionalidade de ferramentas importantes

Algar Telecom | 28 de janeiro de 2020

Em qualquer empresa que trabalha na área de TI para impulsionar toda a operação, o uso de diversos sistemas e recursos para as mais variadas funções é uma realidade. Cada um proporciona benefícios diferentes para a organização, mas dependendo do modelo de gestão, esse cenário pode trazer alguns prejuízos.

Na prática, é comum colocar a culpa dos problemas da área nas ferramentas utilizadas. Mas a realidade é que a má gestão se tornou um problema grave, trazendo ineficiência para o dia a dia da equipe por diversos fatores diferentes.

É por isso que preparamos este artigo para abordar como a gestão de TI pode afetar as funcionalidades das soluções através de 5 pontos principais.

5 problemas que a má gestão de TI gera para a operação

Entender os problemas causados pela má gestão em uma operação vão ajudar você a identificar os principais pontos de melhoria. Então confira os mais importantes!

1. Mal aproveitamento dos recursos disponíveis

Na área de TI, é comum encontrar situações em que as empresas passaram por algum tipo de problema e logo adquiriram uma ferramenta para facilitar o trabalho. Só que contando com uma má gestão, um problema grave costuma aparecer logo: o mal aproveitamento dos recursos disponibilizados por esses sistemas.

Não utilizar tudo que uma ferramenta pode oferecer pode significar uma busca por outra solução no futuro, só por achar que aquilo que já existe atualmente não possui os recursos necessários. Mas essa análise mais aprofundada cabe sim ao gestor.

2. Redundância e falta de visão

Um dos papéis essenciais de quem está à frente da gestão de uma área e de uma equipe é buscar maneiras de automatizar os processos. Isso é fundamental porque permanecer parado no tempo, sempre nas mesmas ideias e repetindo as mesmas atividades torna o trabalho redundante.

Isso tem impacto direto também na perspectiva de futuro. Uma má gestão também não consegue trazer para a equipe os insights mais valiosos para a operação pela falta de visão de futuro.

Um passo que precisa ser dado pensando nesses dois problemas é buscar uma gestão baseada em dados em tempo real. Eles serão a fonte de análise e informação que a equipe precisa para automatizar os processos e ter certeza do que priorizar no futuro.

3. Má integração dos sistemas

É praticamente impossível encontrar uma equipe com poucos sistemas e ferramentas sendo utilizadas no dia a dia. As aplicações aumentam conforme novas soluções surgem no mercado, e um empecilho no dia a dia de operação é a má integração dos sistemas.

Apesar de usar diferentes plataformas que prometem agilizar processos diferentes, há o risco de ter problemas de produtividade se a gestão não perceber que dados e informações precisam ser levados manualmente de uma ferramenta para outra.

Por isso, é preciso buscar caminhos e soluções específicas para que todos os sistemas possam conversar entre si e compartilhar os dados em nuvem, centralizando a captação das informações. 

4. Gargalos da operação

Em qualquer processo colocado em prática na área de TI, existe uma sequência de atividades, cada uma com um tempo diferente para execução, assim como a quantidade de profissionais diferentes que precisam estar integrados com essas demandas.

Mas, com uma má gestão, os gargalos dos processos acabam surgindo. Eles nascem justamente pela falta de análise da operação. Caso exista um olhar mais atento a cada etapa do processo, será mais simples de identificar as fontes de falha e como solucionar essas barreiras.

5. Perda de desempenho

Por fim, não podemos deixar de falar que todos esses pontos causados pela má gestão podem gerar vulnerabilidades que trazem, como consequência, a perda de desempenho.

Deixar de utilizar as funcionalidades de ferramentas importantes, simplesmente pela falta de experiência da liderança na área, pode acabar com o desempenho dos profissionais e da empresa.

Buscar as atualizações do mercado e sempre entender como cada sistema funciona na prática deve ser o papel de um bom gestor.

Agora que você já sabe os problemas que podem acabar com a funcionalidade de ferramentas importantes para uma operação, confira também 7 dicas de gestão de TI que podem ser aplicadas na sua empresa agora mesmo!

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