Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Como liderar a transformação digital em sua empresa

Algar Telecom | 31 de outubro de 2019

MGE

Inteligência artificial, big data e blockchain são recursos que já estão sendo utilizados pelas empresas mais modernas. Acompanhar essas tendências se tornou uma necessidade para quem quer crescer e se destacar no mercado. Hoje, a preocupação de muitas empresas é a de ter profissionais para liderar a transformação digital.

Tornar a transformação digital parte do DNA de uma companhia é um desafio que depende de líderes que estejam em sinergia com esse objetivo. Além disso, esse profissional deve saber como conduzir os processos para liderar a transformação digital. Neste artigo, vamos mostrar o que pode ser feito para estimular esse pensamento em toda a equipe. Confira!

7 práticas que devem ser adotadas para liderar a transformação digital na sua empresa

1. Tome a iniciativa

Algumas empresas ainda estão caminhando a passos lentos quando o assunto é transformação digital. O líder deve observar essa movimentação e começar a tomar iniciativas para mudar esse padrão. 

Uma alternativa para empresas que ainda não discutem o tema, é inserir o uso de novas tecnologias dentro do próprio setor.

2. Capacite as equipes para lidar com as tecnologias

Liderar a transformação digital exige que o profissional tenha parceiros dentro do escritório. Não é possível fazer tudo sozinho e o auxílio dos colaboradores é fundamental. O problema é que muitas pessoas ainda não estão familiarizadas com algumas tecnologias

O gestor deve garantir que esses profissionais vão aprender a lidar com esses recursos. Principalmente porque quando a implementação for finalizada, eles terão que trabalhar com essas ferramentas.

3. Desburocratize a gestão e os processos

A burocracia pode ser uma limitadora da evolução tecnológica. Hoje em dia, existem inúmeros recursos que facilitam a rotina dentro da empresa e não travam os processos. Esses recursos devem ser vistos como agregadores, pois vão ajudar na desburocratização. 

Automatize as rotinas e crie um canal aberto de comunicação para que as equipes possam se conectar, tornando os processos mais simples.

4. Crie uma cultura organizacional de inovação

Ter uma cultura organizacional de inovação quer dizer que os colaboradores vão pensar suas atividades de forma tecnológica. A tecnologia surgiu como uma ciência que visava tornar os processos mais ágeis e eficientes, reduzindo os custos corporativos.

Profissionais que pensam de forma tecnológica estão sempre buscando soluções para aumentar a eficiência em suas atividades e reduzir o custo para a empresa. 

5. Mostre os benefícios da transformação digital

Liderar a transformação digital é um processo com muitos obstáculos no caminho. A falta de hábito com a tecnologia leva os profissionais a pensarem que ela é desnecessária. O líder deve mudar esse mindset, fazendo com que os membros da equipe entendam os benefícios que a transformação digital oferece. 

Uma empresa que não investe em tecnologia e não está preparada para a transformação digital perde competitividade no mercado. As perdas devem ser expostas para que todos tenham ciência dos prejuízos para a empresa. 

6. Destine recursos financeiros para investir em tecnologias

Definir um orçamento para o investimento em tecnologias encurtará o processo de decisão para contratação de uma nova ferramenta. Empresas que não definem seus orçamentos previamente precisam lidar com uma série de processos para aprovar a contratação de um recurso. 

A partir do momento que um valor é destinado exclusivamente para esse fim, a decisão passa a ser mais rápida. A avaliação será feita a partir das necessidades de uso do recurso, de forma específica. Não mais de forma geral, considerando toda empresa. 

7. Acompanhe os resultados da nova rotina

A transformação digital oferece inúmeros benefícios para as organizações, mas também causa impactos no comportamento e nas rotinas corporativas. Lidar com novos recursos exige treinamento e adaptação.

No início, será natural lidar com resistências e a falta de sucesso em algumas atividades. O acompanhamento permitirá que o líder possa corrigir problemas e buscar outros caminhos

Para isso, é fundamental ter conhecimento aprofundado sobre o tema. Entender quais serão os impactos da transformação digital para a empresa e identificar quais os recursos que podem ajudá-la. Neste e-book, estão reunidas todas as informações que você precisa saber para liderar a transformação digital na sua empresa. Baixe e confira!

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: