Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify
Tempo de leitura: 4 min

Como a comunicação em nuvem reduz custos de infraestrutura nas empresas

Algar Telecom | 20 de maio de 2019

MGE

Qual empresa não deseja diminuir os gastos e aumentar a produtividade? Essas são preocupações constantes na vida de todos os empresários. Mas a boa notícia é que a partir do uso da tecnologia de comunicação em nuvem, esse desejo pode se tornar realidade.

Afinal de contas, por ser baseada na nuvem, ela não demanda investimentos em infraestrutura de TI. Ao mesmo tempo, elimina outros gastos como telefonia, suporte, entre outros. Quer entender melhor como isso é possível? Leia o post!

Comunicação em nuvem: no que devo investir?

As soluções de comunicação em nuvem são ótimas aliadas da gestão das empresas, especialmente em períodos em que é preciso reduzir os gastos. Isso porque o uso dessa tecnologia permite que o fluxo de informações aconteça de uma maneira mais eficaz.

Com isso, o uso da comunicação em nuvem torna a empresa mais produtiva, conseguindo alcançar resultados ainda melhores. Mas quais são as melhores soluções? A dica é investir naquelas que oferecem todos os canais de comunicação que a sua precisa em um único lugar.

Dessa maneira, todos os colaboradores podem trabalhar de onde estiverem, bastando estar conectado à internet. Além dos recursos de troca de informações por voz, chat e videoconferência, vale a pena também contar com soluções como o Office 365.

Trata-se de um serviço que reúne todas as ferramentas mais usadas do Microsoft Office, como o Word, Excel, Outlook, entre outras. Ainda, a grande vantagem é poder trabalhar a partir de qualquer dispositivo e em colaboração com os colegas.

Como essas soluções ajudam a diminuir os custos

Quer entender melhor como a comunicação em nuvem colabora com a redução dos gastos de infraestrutura nas empresas? Confira abaixo as principais vantagens:

Mobilidade e produtividade

Especialmente nas grandes cidades, boa parte do tempo de muita gente acaba sendo perdido no trânsito. Em vez de estarem gastando tempo se deslocando de um lado para outro, o tempo dos colaboradores pode ser melhor aproveitado com a comunicação em nuvem. Afinal, as soluções baseadas nessa tecnologia eliminam a necessidade de deslocamento, pois permitem que todos trabalhem ou façam reuniões onde estiverem.

Gestão da comunicação

Quando diversos canais diferentes são utilizados para a troca de informações, é normal que ruídos aconteçam. A questão é que isso pode gerar sérios problemas para o negócio. A comunicação unificada aparece aqui como uma excelente solução. Ao unificar os canais em uma única plataforma, fica mais fácil garantir que as mensagens estejam alinhadas e, ao mesmo tempo, a empresa ganha em agilidade.

Investimento

A implementação de soluções tradicionais sempre demandou um investimento inicial considerável em equipamentos, treinamento e suporte técnico. No entanto, com a comunicação unificada, isso tudo mudou. Além do retorno sobre investimento ser certo, a empresa só paga pelo o que precisa, sendo que os pacotes geralmente incluem todo suporte necessário.

Escalabilidade

Foi-se o tempo em que era preciso adquirir equipamentos e investir em infraestrutura de TI na hora de expandir os negócios. E tudo isso graças à comunicação em nuvem. Uma das suas principais vantagens é a escalabilidade, ou seja, a possibilidade de aumentar ou diminuir a capacidade de acordo com a demanda. Portanto, ainda colabora com a gestão de custo e facilita a previsão de gastos.

Com vários benefícios, a comunicação em nuvem vem sendo tendência de redução de custos nas empresas. Ficou interessado nas vantagens em adotar essa tecnologia? Então, entenda como o Office 365 e a Algar Telecom trazem mais produtividade e organização para sua empresa.

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: