Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify
Tempo de leitura: 4 min

Business Intelligence: 4 razões para sua empresa adotar

Algar Telecom | 25 de março de 2019

MGE

No dia a dia de trabalho da sua empresa, você toma suas decisões com base em dados ou informações estruturadas? Se a resposta for não, certamente não está utilizando a solução de Business Intelligence, mais conhecida como BI.

Na prática, o Business Intelligence trata de como coletar dados relevantes do negócio e convertê-los em conhecimento e informação acessível para toda a empresa. Assim, você pode tomar as melhores decisões e gerar insights estratégicos, e não apenas em suposições.

Sabendo disso, você consegue pensar na importância de implementar rotinas de Business Intelligence dentro da sua organização?

Para ajudar nesse ponto, preparamos uma lista com 4 razões para sua empresa adotar agora mesmo o BI e começar a ter os resultados que precisa para continuar crescendo e melhorando seu nível de produtividade.

4 razões para adotar o Business Intelligence agora mesmo

1. Entender melhor o comportamento dos clientes

Utilizar o Business Intelligence impacta diretamente na melhora do seu volume de vendas. Sabe por qual motivo? O BI ajuda a visualizar a interação com o cliente desde o primeiro contato dele com sua empresa até a etapa pós-venda.

A partir disso, você pode fazer melhores previsões e entender o comportamento de cada um, descobrindo padrões que podem ser utilizados pelo seu time de marketing para atrair o perfil certo de cliente.

2. Analisar oportunidades de negócio

Ter visibilidade das ações futuras que podem trazer melhores resultados. Para muitas empresas, fazer qualquer definição sobre isso é o mesmo que atirar no escuro. Mas, usando o Business Intelligence, você possui um caminho claro para seguir, enxergando as melhores oportunidades de negócio.

Seja criar um produto, oferecer um novo serviço ou até mesmo otimizar o seu perfil de cliente ideal ou ICP (Ideal Customer Profile), tudo isso pode ser decidido com base no seu histórico de dados e entregue pela estratégia de BI.

3. Gerar insights estratégicos

Hoje, com que velocidade você conseguiria reagir a problemas críticos do seu negócio e descobrir as melhores soluções práticas? Seria bem difícil, correto?

Já com a solução de BI, você pode encontrar rapidamente os melhores caminhos para o seu negócio. Usando o Business Intelligence de forma eficaz, você sempre terá acesso a indicadores em tempo real e dados atualizados.

O grande diferencial é a possibilidade de usar seus dados para fazer previsões sobre o futuro do negócio, com base no conhecimento do passado e do presente.

4. Descobrir seus reais indicadores de desempenho

Como você está mensurando os resultados mensais da sua operação? Será que são esses os indicadores certos para fazer uma análise aprofundada?

Com o BI, você pode desenvolver uma solução para descobrir quais são os principais indicadores de desempenho, analisando mais a fundo o resultado de cada departamento e das áreas de operação da sua empresa, tornando isso visível para todos. É a chance de ter uma visão geral de onde usar melhor seus recursos.

Business Intelligence é sinônimo de inteligência de dados

Conhecendo essas principais razões de adotar o trabalho de Business Intelligence, fica claro que, hoje em dia, é fundamental manter uma iniciativa de inteligência de dados nas empresas.

São através desses dados que surgem novas soluções para problemas que antes nem sequer eram percebidos pelas empresas.

Mas se engana quem achou que o Business Intelligence seria a única solução para utilizar na sua empresa ao longo deste ano. Confira uma série de 7 tendências de TI para aplicar no seu negócio em 2019, essenciais para aumentar o nível de produtividade em toda a operação.

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: