1. Home
  2. /
  3. MGE
  4. /
  5. Big Data: o que é e como implementar no seu negócio


MGE Escrito por Algar Telecom | 12 de março de 2019

Big Data: o que é e como implementar no seu negócio

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

Vivemos em um ambiente de constante transformação digital. Se antes as grandes empresas trabalhavam com um baixo volume de informações, agora os dados de negócios são muito complexos para serem processados ​​por aplicações convencionais. Ou seja, já começamos a lidar diretamente com Big Data.

Para muitos, o conceito de Big Data ainda não é tão claro. Por isso, boa parte das empresas ainda não abriu os olhos para as possibilidades e para os benefícios que ela pode oferecer.

Neste conteúdo, você vai tirar todas essas dúvidas sobre Big Data e vai conhecer os primeiros passos que precisa dar para implementar esse modelo de tecnologia no seu negócio.

O que é Big Data?

Big Data é uma das maiores tendências de TI no mundo dos negócios. Isso mostra que ela possui uma grande capacidade de gerar vantagem competitiva para as empresas que já a utilizam.

Podemos dizer que Big Data é um enorme volume de dados, impossível de se analisar com técnicas utilizadas no passado, como planilhas, gerenciamento de banco de dados e uso de softwares mais simples. Hoje em dia, esse grande volume de dados é muito comum, já que as organizações conseguem obter dados de várias fontes e formas diferentes.

Por isso, a tecnologia de análise de Big Data é uma combinação de várias técnicas e métodos de processamento. O que gera informações preciosas para as empresas é o uso coletivo dessas técnicas para obter resultados relevantes para a gestão e implementação estratégica.

Um parâmetro importante para o processamento de Big Data é a qualidade dos dados. É preciso contar também com profissionais e soluções que realizam uma limpeza e o enriquecimento de grandes conjuntos de dados.

Na prática, a tecnologia Big Data já é amplamente utilizada para obter resultados consistentes e confiáveis ​​no processamento desses dados.

Leia também: BIG DATA E SMALL DATA: QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS E A MELHOR OPÇÃO?

Qual a importância da Big Data para as empresas?

Empresas não devem hesitar em utilizar Big Data, principalmente pela importância que ele tem hoje para os negócios que já conseguem aplicar análises precisas.

Veja uma lista de benefícios que essa solução pode trazer para sua empresa:

  • Aumenta o conhecimento sobre o cliente: os profissionais de marketing usam Big Data para obter maiores informações sobre o comportamento do cliente através de técnicas de mineração de dados.
  • Melhora a experiência do cliente: ao analisar os padrões de dados, você pode ver como melhorar e dar facilidades de uso no seu site para os visitantes.
  • Fornece promoções personalizadas: segmente sua lista de contatos para otimizar suas promoções para diferentes grupos de clientes.
  • Prevê tendências de mercado e necessidades do consumidor: tomar decisões nesse sentido vai ajudar a economizar tempo e dinheiro. Com a ajuda das mídias sociais, agora é fácil descobrir o que interessa às pessoas e o que não interessa.
  • Desenvolve e melhora produtos com base no feedback: se você sabe o que as pessoas precisam, pode atender às necessidades delas com otimizações no seu produto.

Por onde começar para implementar a tecnologia?

Para começar agora a implementar o uso de Big Data dentro da sua empresa, é preciso que você siga dois passos básicos: invista em soluções na nuvem e em parceiros que podem mostrar o melhor caminho para você obter os resultados que precisa.

O uso da computação em nuvem é essencial para implementar soluções de Big Data de maneira eficiente. A nuvem tem um benefício duplo: ajuda a conectar todos os serviços através de uma plataforma unificada e há uma significativa redução de custos ao empregar soluções de processamento baseadas na nuvem.

Não há dúvida de que a tecnologia de Big Data continuará a evoluir e abranger mais campos nos próximos anos. À medida que a taxa de geração de dados aumenta, até mesmo empresas menores terão dificuldade em manter conjuntos de dados usando sistemas mais antigos.

Agora que você já sabe o que é Big Data e como pode fazer para implementar no seu negócio, conheça também quais são as outras 7 tendências de TI para aplicar na sua empresa em 2019 e nos próximos anos. Não perca mais tempo e comece a investir agora nas soluções que serão indispensáveis para qualquer negócio.

empresas

Deixe seu comentário