As médias e grandes empresas possuem desafios em comum quando falamos em tecnologia, sejam relacionados ao processamento de um grande volume de dados ou até mesmo à segurança das informações, além do custo que está por trás da estrutura de data center. Mas, afinal, qual será o melhor modelo de data center?
No mercado, há destaque para dois tipos de data center: o físico e o virtual. Cada um deles possui vantagens e desvantagens, cabendo a cada empresa analisar o que é mais relevante para fazer a escolha certa.
Então, confira abaixo os detalhes de cada um desses modelos e mais uma opção extra que você pode adotar na sua empresa para ter o melhor modelo de data center.
O data center físico é utilizado nas organizações que exigem um sistema personalizado e dedicado para ter controle total sobre seus dados e hardware. Quando você possui um data center físico, expandir a sua capacidade exige que invista uma quantia significativa para realizar qualquer mudança.
É importante lembrar que o hardware e o software do data center ficam alocados em uma estrutura própria dentro da área da empresa, e eles são sempre suscetíveis a acidentes, o que torna a infraestrutura difícil de manter. É provável que você enfrente um tempo de inatividade sempre que algo der errado com seu data center.
Já o modelo de data center virtual é aquele em que uma empresa contrata um provedor que fornece toda a estrutura necessária para as aplicações, atuando, assim, em um ambiente em nuvem.
Os principais provedores de serviços em nuvem fornecem todos os recursos necessários para executar as tarefas e armazenamento de dados. O custo de manutenção dos equipamentos e sistemas é compensado pela receita gerada pelo grande número de clientes que acessam os serviços, diferentemente do modelo de data center físico.
O modelo de assinatura, que é visto como o melhor modelo de data center do mercado, gera ainda benefícios, como controle dos gastos e maior rigidez com a segurança das informações.
Se você não tiver os recursos necessários para criar todo o ambiente interno de data center próprio, mas mesmo assim gostaria de contar com seus próprios equipamentos, também existe a opção de contar com o provedor para Colocation.
Nesse caso, você consegue a máxima segurança com uma estrutura física exclusiva, além de flexibilidade de acordo com a necessidade do seu negócio.
Leia também: BIG DATA NO VAREJO: COMO OBTER SUCESSO EM AÇÕES ESTRATÉGICAS
Agora que você já sabe todos os detalhes sobre o melhor modelo de data center que você pode encontrar hoje em dia, confira aqui uma apresentação do serviço de data center da Algar Telecom. Na Algar você conta com ambientes estrategicamente localizados e um atendimento personalizado. Traga sua infra de TI e faça a decisão certa e segura!
Deixe seu comentário