Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Qual é o melhor modelo de data center para médias e grandes empresas?

Algar Telecom | 12 de março de 2019

MGE

As médias e grandes empresas possuem desafios em comum quando falamos em tecnologia, sejam relacionados ao processamento de um grande volume de dados ou até mesmo à segurança das informações, além do custo que está por trás da estrutura de data center. Mas, afinal, qual será o melhor modelo de data center?

No mercado, há destaque para dois tipos de data center: o físico e o virtual. Cada um deles possui vantagens e desvantagens, cabendo a cada empresa analisar o que é mais relevante para fazer a escolha certa.

Então, confira abaixo os detalhes de cada um desses modelos e mais uma opção extra que você pode adotar na sua empresa para ter o melhor modelo de data center.

Qual é o melhor modelo de data center utilizado no mercado?

Data center físico

O data center físico é utilizado nas organizações que exigem um sistema personalizado e dedicado para ter controle total sobre seus dados e hardware. Quando você possui um data center físico, expandir a sua capacidade exige que invista uma quantia significativa para realizar qualquer mudança.

É importante lembrar que o hardware e o software do data center ficam alocados em uma estrutura própria dentro da área da empresa, e eles são sempre suscetíveis a acidentes, o que torna a infraestrutura difícil de manter. É provável que você enfrente um tempo de inatividade sempre que algo der errado com seu data center.

Vantagens de usar o data center físico:

  • Você possui uma estrutura própria: um espaço único, sem a necessidade de compartilhar, é visto como uma das vantagens de ter um data center físico.
  • A gestão do equipamento é feita pela sua equipe: você pode contar com profissionais que fazem toda a parte de gestão, mas é preciso montar um time realmente qualificado para lidar com todas as demandas que surgirem.
  • A estrutura de hardware é acessível: com o modelo físico, você tem acesso aos equipamentos sempre que desejar.

Data center virtual

Já o modelo de data center virtual é aquele em que uma empresa contrata um provedor que fornece toda a estrutura necessária para as aplicações, atuando, assim, em um ambiente em nuvem.

Os principais provedores de serviços em nuvem fornecem todos os recursos necessários para executar as tarefas e armazenamento de dados. O custo de manutenção dos equipamentos e sistemas é compensado pela receita gerada pelo grande número de clientes que acessam os serviços, diferentemente do modelo de data center físico.

Vantagens de usar o data center virtual:

  • Normas rígidas de segurança: os data centers virtuais seguem os padrões e a criptografia do setor para proteger em todos os aspectos de segurança. É usado também o controle de acesso biométrico para proteger fisicamente todos os data centers.
  • Possibilidade de escalar os serviços: o data center virtual é altamente escalável e se adapta rapidamente às suas necessidades de negócios. A nuvem oferece expansão de capacidade ilimitada com base no seu plano de serviços contratado.
  • Monitoramento de energia e refrigeração: no armazenamento em nuvem, tudo é gerenciado pelo provedor de serviços em nuvem. É um grande alívio para as empresas, porque você só precisa se concentrar no uso e na execução.

O modelo de assinatura, que é visto como o melhor modelo de data center do mercado, gera ainda benefícios, como controle dos gastos e maior rigidez com a segurança das informações.

Colocation

Se você não tiver os recursos necessários para criar todo o ambiente interno de data center próprio, mas mesmo assim gostaria de contar com seus próprios equipamentos, também existe a opção de contar com o provedor para Colocation.

Nesse caso, você consegue a máxima segurança com uma estrutura física exclusiva, além de flexibilidade de acordo com a necessidade do seu negócio.

Agora que você já sabe todos os detalhes sobre o melhor modelo de data center que você pode encontrar hoje em dia, confira aqui uma apresentação do serviço de data center da Algar Telecom. Na Algar você conta com ambientes estrategicamente localizados e um atendimento personalizado. Traga sua infra de TI e faça a decisão certa e segura!

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: