Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

7 dicas para implementar a metodologia Scrum na sua empresa

Algar Telecom | 12 de julho de 2019

MGE

Para quem ainda não sabe, Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software, isso resumidamente falando. Pensando que o desenvolvimento de software é um trabalho complexo, o Scrum funciona como framework para organizá-lo e gerenciá-lo. Diferentemente do que as pessoas pensam, nada de processos padronizados, é possível acrescentar ferramentas e recursos para ser adaptado e funcional para a sua empresa. 

É um desafio iniciar a implementação da metodologia, já que, a partir disso, é exigido rapidez e apresentação de resultados de acordo com as necessidades. O foco é manter a equipe toda que participa do projeto motivada e ter um resultado mais refinado, por priorizar entregas com qualidade, e não somente um prazo menor de execução.

A metodologia, entretanto, não é aplicada apenas em desenvolvimento de softwares, e diversas empresas já utilizam para entregas de projetos em geral. Pensando nessa transição, elaboramos algumas dicas para que você consiga implantar essa cultura na sua empresa. Vamos juntos identificar uma melhor forma de gerenciar suas equipes, organizar suas tarefas e estabelecer prioridades de trabalho.

  • Primeira dica
    Escolha executar as etapas separadamente e não de uma vez só. Que tal se começar aplicando em uma área ou em um único projeto para testar? Teste, entenda o que foi errado e o que foi correto na execução do projeto e só depois expanda dentro da empresa.

  • Segunda dica
    Determine quem é o seu P.O (Product Owner). Pensando no incentivo e motivação da equipe, esse profissional é essencial. Mas o seu papel vai muito além disso, já que ele é quem determina o caminho que deve ser seguido no projeto. 

  • Terceira dica
    Hora de montar a equipe! A escolha de cada membro é bastante importante para  alcançar os resultados esperados, por isso, determine bem a função de cada um dentro do projeto de acordo com a habilidade de cada indivíduo. A boa escolha de um time ajuda a acompanhar de forma mais assertiva a visão do P.O. nos projetos.

  • Quarta dica
    Não, o P.O. não é o líder do projeto, quem assume a responsabilidade sobre isso é o Scrum Master. O seu papel é orientar a equipe quanto à estrutura e cada membro da equipe de acordo com sua função e produtividade. Escolha bem quem vai assumir este papel.

  • Quinta dica
    Você sabe o que é o backlog do produto ou da entrega? Vamos te explicar para que você possa criar o seu! É uma lista, uma espécie de checklist, para o acompanhamento de ações. Ajuda a evoluir o processo e olhar para cada possível erro que possa aparecer no projeto.

  • Sexta dica
    Planeje e revise o sprint! Você precisa determinar o tempo de produção e desenvolvimento do projeto, que geralmente é de 15 dias. Além disso, é preciso olhar para o que funcionou e não funcionou nesse período. Analisando isso, é possível definir o próximo backlog.

  • Sétima dica
    Não se esqueça da Daily Meeting! As reuniões diárias de 15 minutos são essenciais para determinar objetivos daquele dia e apontar erros para serem corrigidos. 

A implementação da metodologia ágil é um dos passos rumo à transformação digital nas empresas. Quer saber como embarcar na TD sem riscos? Leia este artigo!

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: