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NOC: o que é e quais as melhores práticas nos centros de operação de redes

Algar Telecom | 16 de julho de 2019

MGE

O controle de rede exige que a empresa conte com uma equipe especializada e preparada para lidar com qualquer instabilidade. Além dos desafios para formar um time técnico, as empresas precisam investir alto. Crentes de que o custo será menor se investirem em ações de correção, as companhias tendem a deixar a prevenção de lado. 

Essa atitude é um erro, pois problemas técnicos e instabilidades podem prejudicar o negócio de forma irreversível. A solução para manter a rede monitorada, com baixo custo e amparo técnico pode ser encontrada por meio do NOC (Network Operations Center). Veja, neste artigo, o que é esse recurso e como pode ajudar a sua empresa. Confira!

O que é o NOC?

Network Operations Center (NOC) é um Centro de Operações de Rede formado por um time de profissionais especializados para garantir a operação da rede corporativa. Para isso, contam com software específicos para o monitoramento e o controle de diversas redes, feito de um único local. 

O time do NOC trabalha de forma preventiva e proativa, mantendo o funcionamento da rede e organizando as demandas por prioridade.  

Em geral, times do NOC são contratados sob demanda, de acordo com a necessidade do contratante. Os técnicos configuram a infraestrutura tecnológica para gerar relatórios detalhados, por onde será possível prever falhas de sistema, identificar a necessidade de atualizações, gerenciar a segurança da rede contra ciberataques, além de outras ações. 

Além disso, a solução executa scripts para estabilizar os incidentes imediatamente, gerando informações para as equipes de suporte de infraestrutura, criando relatórios de capacidade e verificando a disponibilidade dos ativos de TI. 

A solução é bastante utilizada em grandes corporações, mas tem se popularizado nos últimos anos, atendendo pequenas e médias empresas. A tendência tem crescido devido a necessidade das companhias em buscar um diferencial competitivo em seus segmentos. 

Melhores práticas de NOC

A solução é um serviço de TI estratégico de alto valor agregado. O NOC consegue manter a atividade da operação, de forma segura e constante, tanto em multinacionais, quanto em pequenas empresas. Por outro lado, para alcançar o sucesso é necessário utilizar 5 boas práticas. Veja quais são: 

1. Invista em treinamento e conscientização

Em geral, as empresas contam com equipes terceirizadas para conduzir o NOC, mas há casos em que a equipe é formada internamente. Isso exige o investimento e a promoção de treinamentos, para ter profissionais sempre capacitados e conscientes das necessidades e riscos enfrentados pelo negócio. 

2. Facilite a comunicação e a integração

Recursos para facilitar a comunicação da equipe do NOC é fundamental para manutenção e acompanhamento das atividades. Entre as soluções mais utilizadas estão a intranet, dispositivos de mensagens instantâneas, gerenciadores de tarefa etc.

Além disso, as reuniões de planejamento, integração e colaboração devem ser frequentes para manter a equipe bem alinhada.  

3. Utilize sistemas de alerta de ocorrências

O ideal é que a equipe do NOC funcione de forma ininterrupta, mas isso acaba gerando alto custo para as empresas. A alternativa, nesses casos, é contar com recursos de alerta. Essas ferramentas notificam os técnicos sempre que uma ocorrência é identificada. 

4. Tenha um plano de gestão de riscos

O NOC é utilizado, principalmente, para reconhecer situações que podem se tornar problemas no futuro, desenvolver soluções rápidas para erros simples e instruir sobre como agir em casos mais complexos. 

Um plano de gestão de riscos vai ajudar a equipe a pensar em soluções para impedir ou minimizar os impactos das ocorrências. Além disso, proporciona oportunidades para que melhorias técnicas sejam realizadas. 

5. Terceirize o NOC

A criação de uma equipe de NOC interna gera custos para a empresa, os profissionais devem estar em constante desenvolvimento e ter conhecimentos técnicos. Além disso, a formação dessa equipe pode impactar outras atividades da empresa. Visto que, geralmente, as companhias contam com uma única equipe de TI para lidar com todas as demandas técnicas. 

Buscar o apoio de uma empresa especializada, como a Algar Telecom, é o melhor caminho a se tomar. A equipe terceirizada é formada por técnicos especialistas, que monitoram o ambiente 24x7 e se dedicam totalmente ao NOC. Dessa forma, o custo é reduzido, pois não será necessário investir em mais mão de obra, capacitação e a equipe NOC ficará dedicada ao monitoramento da rede de forma integral. Clique e saiba mais sobre o NOC da Algar Telecom.

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