1. Home
  2. /
  3. Inovação
  4. /
  5. Startups unicórnio: o que são, onde vivem e o que as diferenciam?


Inovação Escrito por Algar Telecom | 21 de junho de 2021

Startups unicórnio: o que são, onde vivem e o que as diferenciam?

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

Hoje muitas empresas com as quais a gente se relaciona são chamadas de startups por terem um modelo de negócio inovador e escalável. Mas o que faz algumas delas serem chamadas, especificamente, de startups unicórnio?

É sobre isso que vamos falar a seguir.

Além de apresentar as características das startups unicórnio, este artigo fala sobre algumas das mais conhecidas no Brasil e como fazer a sua empresa chegar lá.

Confira!

O que é uma startup unicórnio?

Startup unicórnio é como são chamadas as empresas, em sua maioria de tecnologia, avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares e sem capital na bolsa de valores.

Esse termo foi usado pela primeira vez em 2013, por Aillen Lee, o fundador da Cowboy Ventures, para se referir à raridade dessas empresas. Apesar de unicórnios não existirem, ele quis passar uma ideia de algo que é raro e mágico.

Afinal, para um negócio emergente chegar a esse nível, muitos obstáculos precisam ser vencidos. Por isso, pouquíssimas startups conseguem ocupar o posto de unicórnio.

Empresas como a Uber, Airbnb e Spotify, por exemplo, se tornaram gigantes em seus setores por serem disruptivas. Com seus novos modelos de negócio, essas startups transformaram o modo de as pessoas se deslocarem, viajarem e ouvirem música.

Quais as principais características das startups unicórnio?

Inovação

Mais do que uma característica, a inovação faz parte do DNA das startups unicórnio. Do contrário, elas jamais seriam capazes de revolucionar o mundo.

Trata-se sobre romper os limites daquilo que dá certo e explorar novas ideias. Só assim elas podem ter vantagem no mercado diante das concorrentes.

Investimento em tecnologia

Dificilmente você vai encontrar um unicórnio que não tenha feito investimentos pesados em tecnologia. Essa não é uma regra, mas sem as ferramentas tecnológicas é quase impossível ter um alto nível de produtividade.

Sobretudo quando se leva em conta a escalabilidade, fica fácil entender por que a tecnologia é essencial. É ela que vai possibilitar um crescimento acelerado do negócio.

Foco no cliente

As melhores ideias nascem de experiências reais. Por isso, nada mais inteligente do que focar nas dores, necessidades e desejos dos clientes.

E as startups unicórnio são craques nisso! Além de oferecerem as soluções que as pessoas precisam, toda a experiência do cliente com a marca recebe atenção especial.

Startups unicórnio brasileiras que você precisa conhecer

De acordo com a CB Insights, existem no mundo cerca de 500 startups unicórnio, sendo que 70% delas estão nos Estados Unidos e na China.

Mas saiba que o Brasil também conta com negócios inovadores que atingiram alto valor de mercado e entraram para o ranking dos unicórnios. E você com certeza já deve conhecer a maioria deles.

O Nubank é a unicórnio pioneira no setor de serviços financeiros. Ao unir ótimas funcionalidades gratuitas e atendimento diferenciado, a startup cresceu de forma acelerada e atingiu a marca do bilhão.

Quando o assunto é delivery, a iFood é a primeira a ser lembrada por muita gente. Por meio de uma plataforma que centraliza pedidos de delivery de diversos estabelecimentos, transformou o setor de alimentação.

Da mesma forma, oferecendo serviços que nenhuma empresa oferecia antes, outras startups conquistaram o mercado e atingiram o posto de unicórnio.

Esse é o caso da Stone e da Pagseguro, no setor de pagamentos; da Loggi, no ramo de logística; do Quinto Andar, no mercado imobiliário; entre outras.

Faça a sua empresa alcançar o primeiro bilhão!

Apesar de a gente ter falado sobre as características em comum das startups unicórnio, não existe uma fórmula mágica para atingir esse patamar.

Até chegar no 1 bilhão de dólares, muito conhecimento, esforço, dedicação e investimentos são necessários. Tanto é que a maioria das startups não passa dos primeiros anos de vida.

Mas, se você está determinado a fazer o negócio crescer, coloque a inovação e os clientes acima de tudo. Além disso, saiba investir nos lugares certos.

Contar com as soluções certas de tecnologia, por exemplo, é fundamental. Isso porque elas ajudam a automatizar processos, agilizar o trabalho da gestão, aumentar a produtividade das equipes, entre outros vantagens.

Fique sabendo que a Algar Telecom oferece diversas soluções que ajudam as startups a se tornarem unicórnios. E o melhor de tudo é que elas podem ser personalizadas de acordo com as necessidades da empresa.

Mais do que isso, conseguem acompanhar ritmos acelerados de crescimento, algo que toda startup que sonha em ser unicórnio precisa.

Confira agora as soluções da Algar Telecom e veja como elas podem ajudar a sua empresa a chega cada vez mais longe!

Deixe seu comentário