A busca pela inovação é algo constante para as empresas, afinal sabemos que se trata de uma área extremamente competitiva e que preza muito por novas ideias e tendências. E um comportamento geral quando as empresas alcançam essa etapa é manter essa inovação em sigilo e trancada a sete chaves.
Entretanto, o conceito de Inovação Aberta surgiu para fugir dessa “regra” que o mercado segue há décadas. Sua ideia central é justamente praticar um conceito aberto de inovação mais descentralizada e disruptiva, onde as empresas colaboram entre si através de conhecimento e recursos para evoluir no mercado.
Esse conceito está mudando o mindset de muitas empresas, e ao mesmo tempo reforçando a tendência de colaboratividade no mercado, que tem se tornado ainda mais evidente nos tempos de grandes dificuldades que enfrentamos atualmente.
Inovação aberta, ou open innovation, é um conceito criado pelo professor Henry Chesbrough, da Universidade de Berkeley. Em 2003, publicou o livro intitulado “Inovação Aberta”, no qual explica que esse conceito tem como proposta uma abordagem de inovação mais aberta, participativa e descentralizada.
Segundo ele, “Ser mais aberto permite não só poupar dinheiro, mas também tempo e compartilhar riscos. Mas a abertura não é só na entrada, também deve ser na saída de ideias da empresa. As companhias devem deixar outros usarem suas idéias para levá-las ao mercado em outros negócios. Isso é o que faz o sistema funcionar”.
Ou seja, quando esse conceito é aplicado, a inovação pode surgir a partir da interação de ideias, tecnologias, processos, entre outros, promovendo a integração dentro da própria empresa, ou entre clientes, universidades e até concorrentes.
Porém, existem algumas abordagens diferentes de inovação aberta, e vamos explicar melhor abaixo.
O inbound open innovation diz respeito a aquisição de tecnologias externas em processo de exploração aberta, ou seja, as empresas buscam a integração de um conhecimento externo para melhorar os seus processos e tecnologias internas.
Como por exemplo, um aplicativo desenvolvido por uma startup que pode ser incorporado em outra organização.
Esse tipo de inovação gera valor, traz competitividade e procura satisfazer as necessidades dos clientes, além de promover a cooperação entre diferentes empresas, instituições, entre outros.
A inovação outbound se refere a transferência de tecnologia, ou seja, quando as ideias e conhecimentos tecnológicos da empresa são transferidos para outras corporações.
Nesse tipo de inovação, a empresa disponibiliza sua tecnologia a terceiros, com o objetivo de comercializá-la ou desenvolvê-la.
Por exemplo, quando alguma empresa possui uma tecnologia que pode ajudar e ser incorporada em outra empresa, tornando possível a inserção de melhorias ou firmando um acordo comercial para o uso da mesma.
Esse tipo de inovação nada mais é do que as estratégias inbound e outbound combinadas. Nesse “casamento” de estratégias, enquanto a empresa busca por novas ideias, ela também trabalha em conjunto com outras organizações para desenvolver ou comercializar inovações.
Quando esse conceito é aplicado da maneira correta nas empresas, pode trazer muitos benefícios. Não é à toa que o Brasil já conta com vários cases de sucesso de grandes empresas que aderiram à essa prática.
Porém, quais são os benefícios mais atrativos para que as empresas adotem a inovação aberta?
É sempre bom promover uma visão diferente e incentivar mudanças por parte dos colaboradores.
Em colaboração com outras empresas, universidades ou fornecedores, esse benefício é ainda maior devido à cooperação de diferentes áreas, promovendo um conjunto de grande diversidade de vivências e experiências.
Esses fatores promovem uma inovação mais radical, que gera grandes rupturas no mercado e até mesmo novos nichos de atuação.
Através do trabalho em conjunto com outras empresas, as organizações podem ter um tempo de implementação de inovações muito menor, compartilhando tecnologias e conhecimento.
Todo processo de inovação é extenso, trabalhoso e também demanda um custo relativamente alto com testes, equipe especializada e outras necessidades da empresa.
Porém, por meio da inovação aberta, a empresa pode contar com apoio externo e formar uma rede de parceiros colaborativa, o que traz visões diferentes para contribuir no projeto.
Esses fatores acabam diminuindo consideravelmente o custo e os riscos de implementação de um novo projeto.
Quando a empresa tem uma boa implantação e gestão da inovação aberta, os benefícios citados acima ainda contribuem para aumentar o ROI das organizações, pois geram maior potencial de receita.
Ou seja, a inovação aberta é uma ótima oportunidade para as empresas que desejam inovar e manter sua competitividade no mercado, implementando novas ideias ou produtos.
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