Tendências Algar Telecom | 2 de agosto de 2021

Gerenciamento de Redes Sociais: passo a passo para gerar resultados

Tempo de leitura: 5 minutos

A digitalização trouxe muitos benefícios às empresas, e muitas delas aproveitam para construir estratégias voltadas para o marketing digital.

As marcas têm procurado se manter presentes nas redes sociais e fortalecer ainda mais o contato com seu público, pois é algo que tem grande impacto na empresa.

Porém, para que as empresas tenham sucesso nessa parte, é necessário ter um bom gerenciamento de redes sociais, através de planejamento, com definição de objetivos, métricas, prazos, entre outros.

Por isso, preparamos um passo a passo para que sua empresa possa estruturar suas redes sociais e obter bons resultados através de estratégias de marketing digital.

Por que é importante ter estratégias?

O Marketing é uma parte essencial do negócio, e a presença nas redes sociais é importante para que a empresa tenha um posicionamento definido perante ao mercado e saiba fazer um bom gerenciamento de redes sociais.

Para não se perder na hora de executar ações, é ideal definir um planejamento para alcançar as metas que a empresa deseja de forma realista, através de objetivos e métricas.

Além disso, também é importante fazer uso da previsibilidade. Ou seja, realizar previsões dos resultados que a empresa deseja alcançar. Isso facilita a rotina na prática do planejamento e também exige menos esforço criativo constante. 

Agindo de acordo com essas estratégias definidas e mantendo uma presença constante online, sua empresa consequentemente aumenta suas vendas, fideliza seu público e define sua imagem digital.

Por onde começar?

Trabalhar com gerenciamento de redes sociais não é simples, ao contrário do que muitos pensam. Não é qualquer conteúdo que vai fazer com que sua empresa tenha engajamento.

Além disso, existem muitas marcas investindo em presença digital, o que deixa o público ainda mais disperso e difícil de engajar.

Porém, há alguns passos essenciais que ajudam as empresas a definir um planejamento com estratégias que certamente trarão bons resultados.

Defina os objetivos e indicadores de performance

Antes de tudo, é importante definir estes itens, pois são eles que vão te guiar ao longo de todo o planejamento. 

As redes sociais são um ambiente bem flexível, portanto há várias linhas de objetivo que a empresa pode seguir. Como, por exemplo, gerar reconhecimento de marca, aumentar base de leads, divulgar os produtos/serviços, entre outros.

Entretanto, para escolher algum deles é essencial que a empresa tenha conhecimento de qual fase ela se encontra, caso contrário a estratégia não trará um bom resultado.

Além disso, para medir os resultados das estratégias escolhidas, a empresa deve definir KPIs, ou seja, métricas e indicadores. Por exemplo, alcance do post, cliques no link divulgado, visualizações no vídeo ou post, entre outros.

Definindo as métricas de acordo com a estratégia, a empresa consegue acompanhar os resultados e analisar se deve continuar com o planejamento inicial, ou se ele precisa de ajustes.

Estabeleça os canais, constância e frequência

Cada rede social tem suas particularidades, formatos e linguagem. É ideal que a empresa saiba se comunicar com o seu público de acordo com a diferença entre cada uma delas para ter um gerenciamento de redes sociais eficiente.

Tendo os canais definidos, a empresa deve também definir um calendário de publicações para manter uma presença constante neles e estabelecer um bom engajamento com o público.

Faça testes e acompanhe os resultados

Uma parte importante para definir estratégias é realizar testes. Como citado anteriormente, cada rede social tem suas diferenças e particularidades, e seus usuários podem ser muito diferentes.

Através de testes e monitoramento de resultados, a empresa pode aprimorar o seu planejamento, descobrindo em qual dos canais obtém uma melhor performance e qual deles oferece um melhor resultado.

Analise os resultados

Uma parte essencial para o sucesso do planejamento é acompanhar o resultado das estratégias definidas.

Ou seja, não basta apenas definir e acompanhar as métricas, é necessário entender e saber o que fazer caso elas não estejam performando bem.

Seguindo esses passos, sua empresa terá um gerenciamento de redes sociais otimizado, com bons resultados e insights valiosos sobre negócio e público, além de conquistar uma boa reputação e fidelizar mais clientes.

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