Gestão Algar Telecom | 23 de outubro de 2020

Técnicas para gestão de equipes remotas

Tempo de leitura: 5 minutos

Promover uma boa gestão de equipes remotas é um dos maiores desafios dos empreendedores. Afinal, é preciso pensar em medidas inteligentes para manter os colaboradores engajados, satisfeitos com a empresa e entregando os resultados almejados, concorda?

Somente assim é possível garantir a lucratividade dos negócios e ainda ter a certeza de que o clima organizacional está saudável mesmo a distância.

Não sabe como fazer isso? Não se preocupe! Venha conosco porque neste post apresentaremos algumas dicas muito importantes para a gestão de equipes remotas. Vamos lá?

Crie um plano de trabalho para cada colaborador

Todos os colaboradores precisam saber qual é o seu papel dentro da organização. Da mesma maneira, eles precisam ter certeza sobre quais são as suas tarefas diárias, para evitar problemas e falhas na comunicação e garantir o bom desempenho do time.

Por isso, uma ferramenta que pode ajudar (e muito!) é o plano de trabalho. Ele é um documento que deve nortear as tarefas do seu time, contendo informações como:

  • descrição da tarefa;
  • data de entrega;
  • responsável;
  • status ou acompanhamento.

No trabalho remoto, você pode apostar em ferramentas que ajudam a organizar melhor a rotina, como o Trello, que possibilita criar “cartões” com as tarefas a serem desenvolvidas, bem como acompanhar o status de cada uma delas.

Leia também: Ferramentas que podem contribuir para seu home office em tempos de COVID-19.

Realize reuniões ou ponto de controle diário

As reuniões possibilitam o alinhamento das ações e dos objetivos da empresa. Por meio desse controle (que deve ser diário), a equipe e os gestores podem compartilhar as suas experiências, apresentar as suas principais dificuldades no trabalho remoto e encontrar as soluções para os problemas que possam surgir no meio do caminho.

Para isso, é importante que essas reuniões sejam objetivas e curtas  no máximo 30 minutos. Além de fazer os alinhamentos necessários, esses encontros devem servir como combustível para que os gestores motivem o time a continuar dando o seu melhor na realização das tarefas.

Enfatize a cultura organizacional

A cultura organizacional é norteada pelos valores, pela missão e pela visão da empresa. E é essencial que os colaboradores saibam e estejam alinhados com esses princípios organizacionais.

É importante ressaltar que a cultura organizacional não deve ser apenas um quadro com palavras bonitas exposto no mural de comunicação interna. Ela precisa ser vivenciada diariamente e os gestores têm um papel essencial para evidenciá-la na mente dos colaboradores. Isso pode acontecer por meio de reuniões, jogos interativos e atividades de confraternização, entre outras estratégias.

Use a tecnologia a favor do time para a gestão de equipes remotas

As soluções tecnológicas, além de facilitarem as tarefas da sua equipe, otimizam o seu tempo. Portanto, não hesite em apostar nelas, está bem?

Por meio de aplicativos, plataformas e ferramentas específicas, você otimiza a rotina do seu time e resolve grande parte dos seus problemas com a palma da mão. Basta mapear quais são as reais necessidades da sua empresa e encontrar os melhores recursos para suprir essas demandas.

Promova a interação entre os colaboradores

A interação entre os membros de uma equipe é essencial para que todas as atividades sejam realizadas de forma eficiente e para que eles se sintam felizes com o trabalho remoto.

Para isso, é importante estimular a troca de experiências e facilitar o convívio entre os membros da sua equipe. É preciso incentivar os funcionários a se conhecerem, pois isso aumenta a harmonia do grupo e promove a criação de uma afinidade profissional entre os membros.

Em outras palavras, a interação da equipe fortalece os laços de amizade e companheirismo. Assim, você promove uma ótima gestão de equipes remotas.

Gostou de aprender mais sobre a gestão de equipes remotas? Se sim, aproveite para conferir uma solução que pode ajudar nessa prática: Mais produtividade e mobilidade para sua equipe com o Office 365!

Deixe seu comentário