Gestão Algar Telecom | 28 de dezembro de 2020

O que é a gestão de frotas de carros?

Tempo de leitura: 5 minutos

Já ouviu falar de gestão de frotas? Sabe como ela é feita e para que serve? Esta é a hora de tirar todas as suas dúvidas.

Isso porque é muito provável que a sua empresa possa se beneficiar com esse tipo de gestão.

Continue lendo para descobrir como a gestão de frotas é feita e de que maneira ela ajuda a trazer mais eficiência para o negócio!

Gestão de frotas: o que é e como funciona?

Para tirar o máximo de proveito de seus veículos, as empresas devem administrar todos eles de forma estratégica. É sobre isso que se trata a gestão de frotas.

A ideia é usar os processos e as ferramentas certas para otimizar os carros, garantir disponibilidade, ficar em dia com as manutenções, cuidar da segurança dos condutores, etc.

Tudo isso é importante não somente para as grandes empresas. Os pequenos negócios também têm muito a ganhar ao aplicar esse modelo no dia a dia.

Como a gestão ajuda a tornar a frota mais eficiente?

Quando feita do jeito certo, a gestão de frotas traz diversos benefícios. Isso porque todos os gastos, rotas e quilômetros percorridos são monitorados de perto.

Dessa maneira, a empresa consegue saber exatamente quais são as despesas relacionadas aos veículos e como está a performance dos motoristas.

Essas informações ajudam a garantir uma reserva suficiente para as manutenções, por exemplo. Além disso, ajudam também a diminuir os erros operacionais, melhorar a produtividade e aumentar a margem de lucro.

Quais negócios mais usam a gestão de frotas?

Geralmente, a gestão de frotas costuma estar mais associada a concessionárias, locadoras e empresas de transportes. No entanto, saiba que ela pode ser utilizada por diversos modelos de negócios.

Além das empresas que possuem frotas de carros para entregas, existem aquelas que contam com veículos de vários tipos para prestar serviços, dar apoio ao deslocamento das equipes ou visitar clientes.

Isso sem falar nos veículos necessários para atender às necessidades de profissionais de cargos de diretoria.

Essas atividades fazem parte da realidade de empresas de diversos portes e segmentos de mercado. Portanto, seguramente algumas delas devem estar presentes no dia a dia do seu negócio ou da empresa em que você trabalha.

Como a tecnologia pode facilitar a gestão de frota?

Hoje existem diversos recursos disponíveis para tornar a gestão de frotas de carros mais simples. E algumas delas oferecem a possibilidade de manter os veículos conectados 24 horas e fazer o monitoramento deles em tempo real.

Já imaginou que maravilha?

Além de poder rastrear o GPS e identificar o perfil dos motoristas, a tecnologia permite gerar relatórios com muita facilidade. Dessa forma, é possível planejar com antecedência as revisões necessárias, mapear problemas, melhorar a segurança e aumentar a eficiência da sua frota.

Agora que você conhece as vantagens de usar esse tipo de gestão, vai ser difícil fechar os olhos para a ajuda que a tecnologia pode oferecer para a sua empresa, não é mesmo?

O que acha de aprender mais sobre o assunto? Acesse o artigo de como a tecnologia para carros pode facilitar o gerenciamento da sua frota!

Deixe seu comentário