Arquivos Algar Telecom | 27 de março de 2017

Negócios de chocolate: como aproveitar a Páscoa e outras épocas do ano

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A tradição de presentear pessoas queridas com chocolate na Páscoa é algo que está inerente ao modo como os brasileiros comemoram essa data no país. Costumes, como o de espalhar pegadas de coelho para que as crianças consigam encontrar seus ovos de chocolate e procurar pelos doces escondidos em casa, são exemplos de como essa tradição é mantida e renovada ano após ano, fazendo com que o Brasil seja considerado um dos países que apresentam a maior Páscoa do mundo.

Prova disso é que, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), 63% dos brasileiros possuem o hábito de presentear com chocolates nessa data. Ainda segundo a entidade, foram produzidas 14,3 mil toneladas de chocolate em 2016 nesse período, o que equivale 58 milhões de unidades do produto. Assim, a Páscoa representa uma ótima oportunidade para as pessoas que desejam empreender.  O comportamento do consumidor nacional aliado às oportunidades existentes no mercado fazem com que o chocolate se torne uma porta de entrada promissora no mundo dos negócios.

Negócios na Páscoa

Planejamento é a chave para começar o trabalho. Entender qual é o público-alvo, quais são as necessidades dessas pessoas e realizar uma pequena pesquisa para direcionar a produção, como sabores mais comuns e preferências por tipos de chocolate, são importantes no início dessa jornada. Além disso, oferecer tamanhos diversos, com preços variados, é uma maneira de conseguir ampliar e potencializar as vendas. Pensar em formas bonitas e criativas de embalar o produto, criar etiquetas personalizadas com o nome da empresa e inserir uma mensagem amigável também ajuda a despertar a atenção e a simpatia dos clientes pelo negócio.

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Quando o assunto é a produção dos ovos de Páscoa, sair do óbvio pode ser um bom caminho para conquistar espaço entre os concorrentes. A preferência por chocolates artesanais tem crescido ano após ano e essa tendência é ideal para quem deseja oferecer produtos cujo diferencial é a qualidade e o sabor. Nesse sentido, apostar em novas combinações de ingredientes e em produtos que proporcionem uma experiência ao paladar diferente daquela que os ovos de chocolate tradicionais propiciam são grandes vantagens competitivas que os empreendedores desse mercado artesanal possuem.

Oportunidades que vão além

As pessoas consomem chocolate ao longo de todo ano, por isso ser criativo é a garantia de que o negócio perdure e não fique restrito apenas ao período da Páscoa. Chocolates em barra, trufas, bombons, doces gourmet, produtos personalizados para empresas e até rodízios de brigadeiros: existem muitas opções para que o seu negócio com chocolate saia do lugar comum e seja lucrativo o ano todo.

A gourmetização da cozinha tornou-se uma tendência na culinária e, assim como muitos pratos típicos da cozinha nacional, os doces brasileiros também estão sendo adaptados a esse novo tipo de negócio. A exploração de sabores regionais, como o do açaí, por exemplo, ou de frutas típicas do nosso país são algumas opções de inovação que podem incrementar os doces tradicionais. Além disso, fazer combinações com ingredientes salgados e condimentos que apresentam sabores marcantes também podem fazer com que os produtos saiam do lugar comum e conquistem o paladar das pessoas.

Outra opção de diferenciação que também apresenta um grande potencial está no mercado fitness. Em tempos de preocupação com a saúde e a estética, opções que atendam ao público intolerante a lactose e ao glúten, por exemplo, são ótimas formas de conquistar os clientes. Se quiser ir além, criar receitas que façam uso de açúcares menos processados, consequentemente mais saudáveis, também pode representar uma chance de fidelizar o público fitness.

Aliado à produção, investir na demonstração e divulgação dos produtos é fundamental para que o negócio alcance os resultados esperados. Fotografar, montar um portfólio dos produtos oferecidos, divulgá-los nas redes sociais e promover momentos voltados para a degustação são algumas das maneiras de fazer com o que o trabalho desenvolvido pelo seu negócio se torne conhecido e conquiste cada vez mais clientes.

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