Gestão Algar Telecom | 3 de maio de 2021

Gestão de frotas: como ser mais eficiente usando a tecnologia?

Tempo de leitura: 5 minutos

O cuidado com a gestão de frotas é capaz de gerar impactos significativos nos resultados do negócio. E uma das maiores aliadas deve ser a tecnologia.

Isso porque certas ferramentas facilitam os processos de gestão e trazem benefícios importantes.

Se a sua empresa ainda não utiliza a tecnologia para gerenciar os veículos, este post foi feito para você! Continue lendo para entender sobre:

  • como funciona gestão de frota;
  • quais tecnologias têm sido utilizadas no mercado;
  • e como elas ajudam a trazer mais eficiência para as empresas.

O que é gestão de frotas?

A frota de carros pode ter diferentes propósitos dependendo da área de atuação de empresa. Seja qual for o uso que a sua empresa faz dos veículos, a gestão de frotas deve fazer parte das responsabilidades dos gestores.

A partir de processos estabelecidos, o objetivo maior é garantir que as tarefas estejam sendo cumpridas e os clientes estejam satisfeitos.

Para isso, os gestores precisam monitorar os carros, consumo de combustível, desempenho dos condutores, rotas realizadas, etc. Assim, é possível otimizar o uso dos recursos e se preparar para as despesas futuras.

Quais tecnologias estão sendo usadas na gestão de frotas?

O futuro está batendo na porta e mostrando para gente que os veículos já estão sendo transformados em máquinas conectadas. Veja a seguir quais tecnologias estão tornando isso possível:

1. Telemetria

A telemetria serve para acompanhar em tempo real os comportamentos dos motoristas. Ou seja, é usada para identificar infrações que podem causar acidentes e desperdício de combustível, por exemplo.

Com isso, essa tecnologia permite levantar informações importantes sobre as viagens, produtividades e veículos ociosos. A partir delas, os gestores podem orientar melhor os seus motoristas.

2. Câmeras

As câmeras são hoje recursos muito mais acessíveis e servem de apoio para a gestão de frotas.

Elas podem ser instaladas tanto na parte interna quanto na parte externa dos veículos. E o mais interessante é que as imagens podem ser enviadas por meio da internet, o que facilitar o acesso dos gestores.

Além de ajudar no monitoramento das frotas, as câmeras trazem mais segurança para os condutores e para as cargas.

3. Sensores de pneus

Outra tecnologia útil são os sensores de pressão e temperatura dos pneus. De qualquer lugar, os gestores podem acompanhar a performance dos pneus de todos os carros.

Além de aumentar a vida útil dos pneus, os sensores evitam imprevistos durante nas viagens e, consequentemente, potenciais prejuízos e acidentes.

4. Internet das Coisas

Graças à Internet das Coisas (IoT), veículos comuns podem ser transformados em smart e ficar conectados 24 horas por dia, sabia?

Mais do que isso, a IoT permite a geração de relatórios em tempo real para os gestores acompanharem a saúde do veículo, planejar manutenções e revisões, identificar o perfil dos motoristas, entre outras funções.

Afinal, com a ajuda dessa tecnologia, a gestão de frotas é capaz de medir fatores humanos de risco, infra e meio ambiente, além de informações do veículo.

5. Softwares

Os sistemas de gestão de frotas mais modernos funcionam a partir de softwares que facilitam todo o conjunto de processos.

Dessa maneira, os gestores conseguem poupar tempo e energia para usar em outros assuntos. Afinal, o registro de dados e os relatórios são garantidos pelo sistema.

Como a tecnologia ajuda a aumentar a eficiência da gestão de frotas?

Além de trazer mais agilidade para os processos e tomada de decisões, a tecnologia permite que a empresa faça isso com base em dados confiáveis.

Se você contar com um sistema tecnológico para monitorar os veículos da sua empresa, as informações não serão meras estimativas. Baseado no desempenho de cada carro, você poderá ter acesso a dados de consumo, despesas e performance da frota.

Dessa maneira, é possível ter uma maior vantagem competitiva no mercado, já que a prevenção a acidentes e a produtividade aumentam bastante.

Levando tudo isso em consideração, não dá para deixar de investir em tecnologia para a gestão de frotas, concorda? Os retornos são rapidamente observados e necessários para o crescimento de qualquer negócio.

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Então acesse o artigo sobre como a tecnologia para carros pode facilitar o gerenciamento da sua frota!

Deixe seu comentário