Importada dos Estados Unidos, a Black Friday acontece esse ano no dia 25 de novembro. A data é sinônimo de muitas vendas e altos lucros, certo? Nem sempre. Muitos empreendedores criam promoções para a data sem se planejar e acabam perdendo dinheiro e, pior, clientes.
Ao contrário do que muita gente pensa, há espaço para todos os tamanhos e tipos de empresas na Black Friday, incluindo os “marinheiros de primeira viagem”, mas alguns erros podem ser fatais para uma MPE nesse dia. É uma data relativamente nova no Brasil (existe há apenas cinco anos) e, se o empreendedor não souber lidar, pode se prejudicar.
As compras por cartão de crédito, principalmente em e-commerces, são campeãs na Black Friday. Segundo dados de uma pesquisa do Google sobre o comportamento do consumidor brasileiro no Black Friday, 61% dos clientes optam pelo parcelamento e 33% à vista.
Assim, conferir as movimentações financeiras é absurdamente trabalhoso, principalmente para evitar e perceber fraudes e cancelamentos, já que a ideia é ganhar e não perder dinheiro, não é mesmo?
É errando que se aprende, mas porque não aprender com os erros dos outros? Por isso, separamos alguns dos principais erros cometidos pelas empresas e que você deve ficar de olho no próximo dia 25.
A data já é muito corrida e estressante para toda a empresa, visto que a ideia é faturar em nível recorde e que a quantidade de clientes atendidos pode chegar a ser absurda, então deixar para planejar uma campanha na última hora é quase um suicídio.
Se sua MPE resolveu entrar na Black Friday, você precisa fazer isso da forma correta, então faça um planejamento mais estruturado. Isso vai permitir a negociação de uma compra maior com o fornecedor, a um preço mais interessante. Assim, pode dar descontos reais para o consumidor final.
Contabilizar os custos da divulgação é extremamente importante. É necessário que o empreendedor fique atento para não perder dinheiro. Ele precisa colocar tudo na ponta do lápis. Empreendedores que não se planejam às vezes gastam 40% a mais para vender um produto com 30% de desconto.
Propaganda pode ser a alma do negócio, mas propaganda enganosa é um verdadeiro tiro no pé. Pode parecer uma jogada de mestre dobrar o preço do produto para dar um desconto de 50% na Black Friday, mas você pode ser multado por isso. Uma loja no estado do Amazonas teve que pagar R$100 mil ao Procon por algo parecido. Que prejuízo!
Dedique esforços na gestão das transações de vendas. Confira se elas foram corretamente registradas pela operadora de cartão, se houve cancelamentos e chargebacks, e se os valores foram creditados corretamente na sua conta bancária.
Assim você consegue receber tudo o que vendeu sem prejuízos no orçamento. Também é importante ficar de olho na entrega dos produtos, se foi entregue e você não recebeu o valor corretamente, você pode contestar junto às operadoras.
Trabalhar com cartões de crédito é arriscado. Apostar que todas as suas vendas com cartão aprovadas nas maquinetas serão creditadas em sua conta bancária então, nem se fala.
Ao passar o cartão parcelado, o consumidor pode, simplesmente, cancelar a compra por inúmeros motivos. Se seu produto ou serviço já foi entregue, você tem prejuízo. Por isso, é essencial monitorar e identificar essa divergência para contestar junto à operadora, que poderá liberar o valor bloqueado após análise da situação. Então, fique de olho!
Você monitora seu estoque de produtos ou fica atento se o seu serviço foi realizado? Se o cliente pagou por seu produto ele quer tê-lo em mãos o mais rápido possível. Quando há falhas nesse quesito, o consumidor pode cancelar a compra, você não vai receber o esperado e isso pode atrapalhar seu negócio. Acompanhe se tudo é entregue corretamente. Um cliente insatisfeito dificilmente volta e, para piorar, ainda pode difamar a sua empresa!
Essa época do ano parece um verdadeiro chamariz de golpistas. Esses criminosos utilizam o cartão de outras pessoas sem autorização e recebem a mercadoria. Quando o verdadeiro dono do cartão percebe que foi onerado de forma indevida, ele simplesmente cancela a compra. Se você não ficar de olho, pode ficar sem o produto e sem o dinheiro.
Os consumidores estão pesquisando e muitos já se cadastraram para receber as promoções, com exclusividade. Ficar de fora representa perder a possibilidade de vender 15 vezes mais que o faturamento de um dia comum.
Ter um volume suficiente para atender a demanda é extremamente necessário. Seu controle de estoque deve ser impecável para não vender um produto que já está esgotado. Não estimar o volume de produtos é algo impensável durante a Black Friday.
O centro da sua empresa é e sempre será o seu cliente, então trate de encantá-lo. Se puder, aumente a equipe e priorize a qualidade no atendimento. Com tantas ofertas e o fácil acesso à informação na internet, o atendimento pode ser o diferencial na hora da venda. Dados apontam que 51% das decisões estão atreladas à confiança e experiência com o lojista. Preço e produto são importantes para atrair o consumidor, assim como uma boa logística para entrega dos produtos.
Quase 300 mil brasileiros compraram pela primeira vez online durante a Black Friday de 2016. Por isso, é preciso pensar estrategicamente, sobre esta nova base para aumentar o ciclo de vida desses clientes. Não basta oferecer um desconto incrível na Black Friday, é necessário pensar em como você vai manter esse cliente depois.
E a sua MPE, vai participar da Black Friday deste ano? Conta pra gente, nos comentários, sobre as principais preocupações para se organizar para a data.
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