O fim da telefonia fixa? Não para a sua empresa!

Escrito por humanos

Apesar da evolução tecnológica proporcionar, a cada dia, o surgimento de novas ferramentas de comunicação, alguns canais tradicionais ainda são vitais e insubstituíveis para muitos objetivos empresariais. É o caso do telefone fixo. Com mais de 150 anos desde o surgimento dos primeiros aparelhos, ele continua sendo quase uma unanimidade dentro das organizações espalhadas pelo país, justamente por possuir características únicas de eficiência.

Na realidade de médias e grandes empresas, o correto uso do telefone tem benefícios voltados tanto para a produção interna quanto no estreitamento de relações com clientes e fornecedores. Sua adoção pode acarretar, na prática, minimização de custos, aumento na satisfação do consumidor, maior harmonia entre colaboradores de setores distintos, desenvolvimento de credibilidade frente ao público externo, entre outras inúmeras possibilidades.

Quando um gestor abre mão de adotar a telefonia fixa no dia a dia de seu negócio, ele está, automaticamente, fechando as portas para uma grande parcela de potenciais clientes. Afinal, mesmo com a difusão da internet e todas as suas potencialidades, uma considerável faixa da população ainda tem o telefone como referência para se relacionar com as marcas que consome.

É por ligação telefônica que estas pessoas tiram dúvidas, promovem avaliações dos produtos adquiridos, realizam compras e transformam-se em parceiros fidelizados daquele serviço ou mercadoria.

Evolução da telefonia fixa para empresas

Engana-se quem pensa que o segmento de telefonia fixa é estagnado desde o seu surgimento. Algumas companhias telefônicas de referência no mundo investem, diariamente, no desenvolvimento das linhas, inovação e aprimoramento de recursos. Essa realidade proporcionou o surgimento de planos voltados para soluções corporativas, com alternativas adaptadas a cada negócio.

No atual panorama, os planos corporativos representam uma alta relação de custo-benefício. Mas é preciso tomar alguns cuidados. Durante o fechamento de contrato com uma operadora, é necessário estar convencido de que ela oferece vantagens em vez de problemas. As reclamações de linhas instáveis, ligações inaudíveis, chamadas sempre ocupadas e situações desagradáveis são mais comuns do que se imagina, o que pode gerar incontáveis perdas para um empreendimento.

Neste momento, o melhor caminho é a contratação de uma operadora reconhecida pela sua longa e eficiente atuação no mercado, com soluções adaptáveis à realidade de cada negócio. São requisitos para um bom plano empresarial aspectos como: disponibilidade de operação de várias linhas ao mesmo tempo, comunicação eficiente entre ramais, serviços de 0800, assistência técnica personalizada, identificadores de chamadas, entre outros.  

Os planos corporativos de telefonia fixa da Algar Telecom, por exemplo, são considerados um aprimoramento do tradicional sistema de telefonia para empresas, frutos de mais de 60 anos de investimentos em pesquisas tecnológicas para solucionar as principais demandas. São soluções inteligentes capazes de se adaptar integralmente à necessidade de cada tipo de negócio.

Vamos entender melhor algumas vantagens na adoção de um bom plano de telefonia fixa na cadeia produtiva de um empreendimento, principalmente no que diz respeito ao relacionamento com seu consumidor:

Canal Humanizado

Uma das principais vantagens do telefone é o fato de ser um canal humanizado de interação. Muitos clientes não abrem mão de ouvir a voz de um atendente, seja antes, durante ou depois da experiência de compra. Esta interação pode se fazer essencial para os mais diversos fins, desde a solução de dúvidas a críticas ao produto. Independentemente do teor da conversa, ela precisa ser levada em conta, em busca de uma fidelização.

Sobretudo nas empresas de médio e grande porte, o ideal é ter uma equipe especializada e constantemente capacitada para atender às diversas demandas que podem chegar por meio de ligação. Todo contato telefônico deve ser feito de forma calma, segura e coerente, prezando a satisfação máxima daquele potencial ou já consolidado cliente.

Maior Credibilidade

Saber trabalhar bem a telefonia pode influenciar na imagem que o público externo possui da empresa. Pesquisas mostram que o consumidor dá mais credibilidade para negócios que fazem uso de linhas fixas ou centrais telefônicas, no sentido de denotar profissionalismo e seriedade. Muitos consumidores ainda ficam inseguros mediante negócios feitos exclusivamente via celular, sites ou redes sociais. Isso acontece pela maior incidência de golpes e negócios fraudulentos por meio dessas tecnologias.

Atrativo de novos negócios

O telefone é uma alternativa de ouro para a prospecção de clientes. Esse processo de pré-venda pela via telefônica permite aprimorar aspectos como fechamento de novos contratos, exposição do produto e atração de parceiros comerciais.

Para isso, as ligações precisam ser usadas por meio de planejamento muito bem definido para não gerar o efeito reverso. Para não criar antipatia com contatos improdutivos, o primeiro passo é saber para quem ligar. Ou seja, qual o perfil de pessoas estará, naturalmente, propenso a se relacionar com aquela marca. A segunda dica é ser direto na exposição do produto, mostrando o seu valor direto na realidade do público, que sempre deve ser o foco de atuação. Um roteiro de vendas é uma boa alternativa.

Agilidade no atendimento.

Em um cenário de intensa competição, deixar o comprador esperando é quase um sinônimo de perdê-lo. Por ter depositado dinheiro e confiança em uma marca, ele exige a prioridade daquela organização. Por isso, ele quer ser correspondido antes, durante e depois de sua aquisição.

Ter uma linha fixa que permita contato integral do público gera uma ampla e irrestrita ligação do cliente com a marca, sem depender de aspectos variáveis e não acessíveis a toda a população, como sinal de internet, por exemplo. O canal telefônico pode ser a oportunidade de oferecer o produto quando o cliente mais precisa dele, além de se mostrar como a principal ferramenta de solução de dúvidas após a aquisição.

Aumento na produção.

Um negócio será, naturalmente, mais próspero se for capaz de construir laços entre as pessoas, sejam do mesmo departamento ou não. Buscar constantemente uma sintonia de ideias, metas e informações faz parte de um ambiente organizacional maduro e sustentável. Uma boa rede telefônica, com ramais estrategicamente instalados, é um canal de comunicação elementar para esse objetivo.

Ter que ir de um cômodo a outro a cada vez que uma informação precisa ser reportada traz uma óbvia perda de foco e produtividade. É por isso que o telefone pode tornar mais inteligente a rotina empresarial e reduzir eventuais erros no processo produtivo.  

Agora que você já conhece melhor alguns benefícios da telefonia fixa para seu negócio, é hora de fazer uso desse recurso para melhorar a sua produção e o relacionamento com seu cliente. Lembre-se de escolher um plano desenvolvido especificamente para atender às características únicas de sua média ou grande empresa, como as soluções inteligentes oferecidas pela Algar Telecom.  Gostou do artigo? Deixe um comentário contando o que achou!

outsourcing

Avalie este post