Estratégias de vendas para micro e pequenas empresas em 2020

Escrito por humanos

Quais estratégias de vendas sua empresa pretende usar neste ano? Que tal aproveitar o começo de 2020 para vender mais? O início de ano é um ótimo momento para pensar nos rumos que a empresa tem tomado e quais caminhos podem ser abertos daqui para frente.

Confira abaixo o que esperar para este ano e quais estratégias você pode começar a colocar em prática a partir de agora:

O cenário para 2020 é positivo

Antes de partir para a lista de estratégias de vendas, vale a pena dar uma pincelada na perspectiva dos empresários brasileiros para este ano, que só está começando.

Depois de um tempo em crise, a economia do país começa a apresentar sinais de melhora. Tanto que, de acordo com uma pesquisa feita pela Deloitte, 7 em cada 10 empresários têm boas expectativas para os negócios em 2020. Além disso, mais da metade deles (58%) pretende aumentar o quadro de funcionários.

Mas é claro que o crescimento econômico não é o suficiente para que os micro e pequenos empresários consigam bons resultados. Também é necessário investir em estratégias certeiras para conseguir vender mais.

4 estratégias de vendas para a sua empresa

A seguir, você vai encontrar as melhores dicas de estratégias para impulsionar as suas vendas:

1. Faça um planejamento comercial

Não dá para ter clareza sobre os objetivos sem um bom planejamento comercial. Por isso, este deve ser o seu ponto de partida. Aproveite o comecinho do ano para criar um bom plano com os objetivos do negócio.

Além disso, estabeleça as metas e métricas necessárias para acompanhar o desempenho das vendas. A partir disso, você pode fazer os ajustes mais adequados ao longo do ano.

Leia também: Como criar uma campanha de vendas de sucesso?

2. Automatize tarefas e processos

Tentar economizar deixando de fazer certos investimentos pode não valer a pena. Já parou para pensar nisso? Alguns empresários preferem não investir em sistemas para automatizar tarefas por conta dos custos de implantação.

No entanto, esse tipo de investimento é capaz de trazer excelentes retornos. Aposte na automatização de tarefas repetitivas. Assim, as equipes comercial e de marketing conseguem aproveitar melhor o tempo de trabalho para desempenhar tarefas mais estratégicas.

3. Alinhe o time de vendas com o de marketing

Já que as estratégias de marketing e de vendas possuem objetivos em comum, as equipes dessas duas áreas precisam andar de mãos dadas. Afinal, o trabalho de uma colabora com o da outra.

A partir das metas comerciais estabelecidas no planejamento, as áreas precisam se conversar para ter certeza de que estão alinhadas. Dessa forma, fica muito mais fácil ter sucesso nas vendas.

4. Aposte em treinamento

O investimento em treinamento e capacitação de pessoas também deve ser visto como um fator fundamental para gerar bons resultados para o negócio. Afinal de contas, o aumento das vendas depende de um time motivado e preparado para lidar com os principais desafios do ano.

Sabendo disso, não deixe de apostar nos melhores treinamentos para os seus colaboradores. Eles podem ser tanto técnicos, voltados para vendas, quanto de habilidades comportamentais, por exemplo, que são cada vez mais importantes para uma boa performance profissional.

Alguma dessas estratégias de vendas já é usada na sua empresa? Aproveite que o ano acabou de começar e que todos estão com as energias renovadas para dar aquele gás para o resto do ano.

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