Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Dicas para conter a epidemia de coronavírus dentro da sua empresa

Algar Telecom | 25 de março de 2020

Está tentando entender como frear o coronavírus na sua empresa? Empresários e gestores ainda estão em busca de informações para tomar as medidas mais adequadas para evitar a propagação do vírus e preservar a saúde dos seus funcionários.

Você é um deles? Então, não deixe de conferir abaixo as sugestões do que você pode fazer a partir de agora!

5 dicas para afastar o coronavírus da empresa

1. Disseminar medidas de prevenção

O estímulo de hábitos de higiene é uma das melhores maneiras de controlar a disseminação do coronavírus. Embora os órgãos do governo, as instituições de saúde e os meios de comunicação já estejam disseminando as medidas de prevenção, é importante que as empresas também façam campanhas próprias.

Espalhe avisos no escritório e por meio dos canais internos de comunicação reforçando a importância de usar o braço ao tossir e espirrar, lavar as mãos com água e sabão com frequência, não compartilhar copos e talheres e evitar contatos físicos.

Além disso, as empresas também devem garantir acesso a produtos de higienização no ambiente de trabalho, como sabão e álcool em gel.

2. Cuidar dos colaboradores

Caso algum funcionário reporte estar com sintomas de Covid-19, o nome dado à doença, peça que ele fique em casa e procure os serviços de saúde se os sintomas se agravarem. Mesmo assintomáticos, os profissionais que possivelmente tiveram contato com casos confirmados e/ou suspeitos devem ser aconselhados a ficar em casa.

Diante disso, as empresas precisam adotar políticas mais flexíveis, autorizando que os colaboradores fiquem em casa mesmo sem ter um atestado médico. Afinal, o conselho é não fazer visitas desnecessárias aos serviços de saúde, evitando a disseminação da doença e a sobrecarga de hospitais.

Se houver um caso confirmado de Covid-19 na empresa, as lideranças devem procurar as autoridades e seguir o protocolo adequado para lidar com essas circunstâncias.

3. Replanejar atividades

Outra medida fundamental é cancelar viagens de trabalho, eventos e atividades com muitas pessoas e que estejam programadas para acontecer nos próximos meses, pois essa tem sido a recomendação das autoridades de saúde. Trata-se de uma forma de evitar contatos desnecessários entre pessoas e reduzir a circulação do coronavírus.

Mas, e no caso de reuniões inadiáveis? Talvez este seja o momento de as empresas adotarem uma boa solução de videoconferência. Graças à tecnologia, hoje é possível reunir pessoas de onde elas estiverem, basta estar conectadas à internet. Esse tipo de solução é um recurso valioso, pois permite fazer reuniões remotas com alta qualidade de imagem e som, evitando que as pessoas saiam de casa.

4. Criar condições para o trabalho remoto

Além do cancelamento de reuniões, outras medidas voltadas à redução de contato pessoal devem ser adotadas, como a prática do home office. No Brasil ainda não há uma cultura forte de trabalho remoto, mas, durante esse período de crise do coronavírus, as empresas devem fazer tudo o que está ao alcance delas.

Para isso, as organizações precisarão adquirir as soluções tecnológicas necessárias para o trabalho remoto, como, por exemplo, a computação em nuvem. Vale a pena também oferecer aos colaboradores recursos úteis para manter a produtividade no home office.

5. Preparar uma equipe de orientação

Apesar de não ser uma obrigação, uma iniciativa positiva é capacitar as equipes de gestão de pessoas para orientar os colaboradores. Isso porque, provavelmente, inúmeras dúvidas sobre como lidar com a questão vão surgir nesse período crítico. E, pensando no quão valioso são os recursos humanos para qualquer empresa, oferecer toda a ajuda necessária é fundamental.

Essa é uma maneira de combater as notícias falsas, minimizar os riscos para a saúde de todos os envolvidos e reduzir os possíveis prejuízos futuros para o negócio. Portanto, a empresa deve estar disposta a buscar as melhores soluções para os obstáculos impostos pelo coronavírus pensando no bem de todos.

Pronto para tomar as atitudes necessárias para ajudar a conter essa epidemia? Ainda tem dúvidas? Compartilhe com a gente nos comentários!

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: