Gestão Algar Telecom | 17 de junho de 2021

Comunicação remota: aumente a produtividade da equipe!

Tempo de leitura: 5 minutos

Investir em soluções de tecnologia que colaboram com uma gestão eficiente das equipes passou a ser ainda mais importante diante do cenário de pandemia. Isso porque essas ferramentas ajudam a evitar problemas na comunicação remota.

Levando em conta que as empresas devem manter o regime de home office daqui para frente, apostar em um serviço que integre os canais de comunicação passa a ser uma necessidade urgente.

Quer entender por quê? Então continue a leitura!

A tecnologia deve ser a solução e não a causa dos problemas de comunicação

Tanto as organizações quanto pessoas no mundo inteiro foram pegas de surpresa pela pandemia.

Assim, foram obrigadas a se adaptar de uma hora para outra, contando com o que tinham em mãos para seguir, na medida do possível, com as suas atividades.

No mundo corporativo, esse processo de adaptação ao “novo normal” incluiu a adoção de várias soluções de comunicação remota. E nem todas as empresas tiveram tempo suficiente para analisar as melhores opções.

Embora possibilite a troca de informações entre colaboradores distantes fisicamente, o uso de diferentes ferramentas, ao mesmo tempo, pode gerar problemas.

Sobretudo no caso das empresas grandes, que combinam o home office com o trabalho presencial, a gestão se torna ainda mais complicada.

O problema da recorrência às múltiplas plataformas

Com o objetivo de promover a colaboração entre as equipes, as empresas acabam recorrendo às múltiplas plataformas para fazer ligações, videoconferências e enviar mensagens.

Mas, em vez de ajudar, essa configuração pode acabar confundindo os colaboradores e sendo um obstáculo para a produtividade.

Isso porque nem todo mundo entende qual canal é mais apropriado para cada momento, pois os recursos disponíveis podem ser parecidos.

A situação pode ficar ainda mais complicada quando a ferramenta não registra conversas ou mantém um histórico das informações trocadas.

Por que usar uma solução unificada de comunicação remota?

Ter todos os recursos em um só lugar é a melhor opção para garantir uma gestão eficiente. É por isso que vale a pena investir em uma solução de comunicação unificada.

Além de facilitar o dia a dia dos colaboradores e tornar a comunicação mais assertiva, esse tipo de plataforma serve de apoio para as análises e acompanhamento das equipes remotas.

Veja quais são as principais vantagens dessa tecnologia:

Agilidade na comunicação

Seja para falar com colegas ou clientes, a integração entre chamadas de voz e vídeo é o que traz mais agilidade para o dia a dia. Com tudo em um único lugar, os colaboradores não perdem tempo se alternando entre diferentes plataformas.

Fortalecimento da colaboração

Quando todos estão na mesma página, a colaboração entre o time também ganha e, consequentemente, a produtividade no home office aumenta. Afinal, o alinhamento das informações é o que permite que o trabalho em equipe aconteça mesmo à distância.

Registro das conversas e reuniões

Além de fazer ligações e videoconferências com o Microsoft Teams, as plataformas unificadas contam com o recurso de gravação das conversas. Assim, caso surja alguma dúvida, as reuniões podem ser revisitadas.

Organização do atendimento ao cliente

Outra ótima vantagem é a possibilidade de integração com a URA da empresa. Isso ajuda as equipes a focarem no atendimento ao cliente e os gestores a controlarem os processos internos da empresa.

Portanto, não deixe que a tecnologia se torne um obstáculo. Invista em soluções que ofereçam os recursos necessários para garantir a produtividade dos colaboradores nessa nova realidade.

Precisa de mais dicas para agilizar a comunicação na sua empresa? Confira quais são as ferramentas que dão aquela força nas reuniões virtuais!

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