TI Algar Telecom | 16 de junho de 2021

Sua empresa ainda não tem backup? É melhor se garantir!

Tempo de leitura: 5 minutos

Existem alguns perigos que podem interromper a continuidade de uma empresa, independentemente de seu tamanho. Um deles é a perda de dados. Por isso, é importante você considerar: se, repentinamente, sua empresa perdesse acesso ao seu banco de dados, seria possível recuperar todas as informações? Sem uma estratégia de backup, a resposta certamente é “não”.

Talvez agora você esteja pensando que essa situação hipotética, de perder acesso aos seus dados, é algo impossível de acontecer. No entanto, uma série de fatores indicam o contrário.

Por exemplo, sua empresa não está isenta de sofrer com desastres, como incêndios, que destruam completamente o seu Data Center.

Ou ainda, é impossível garantir que sua empresa não seja vítima de ataques de ransomware, os quais cresceram 311% em 2020.

O fato é que existem muitos meios pelos quais sua empresa pode perder seus dados e comprometer a continuidade dos negócios. Porém, existe apenas uma maneira de garantir que você poderá recuperá-los: com uma boa estratégia de backup.

Supondo que você não precise de uma estratégia de backup

A maioria das empresas sabe como a perda de dados pode ser desastrosa. Apesar disso, muitos executivos ainda consideram que as chances disso acontecer é muito baixa.

Por isso, não adotam nenhuma estratégia de backup, o que pode ser muito perigoso.

De fato, 56% das empresas solicitam ajuda de segurança somente após sofrerem ciberataques. No entanto, para algumas delas, pode ser tarde demais. 

Um estudo realizado em 2017 mostrou que, naquela época, em média 22% das pequenas e médias empresas encerraram suas atividades imediatamente após serem vítimas de ataques ransomware. Atualmente, com o aumento da dependência de dados, esse percentual pode ser ainda maior.

Resumindo, o preço pela ausência de uma política assertiva de backup pode ser alto demais.

Motivos para implementar uma estratégia de backup agora mesmo

A segurança da  informação não trata apenas de proteger os dados contra invasores mal-intencionados; a remediação também é um aspecto crítico que precisa ser abordado.

Embora não seja possível prever quando sua empresa irá sofrer uma perda de dados, você pode garantir que ela tenha as soluções certas para recuperar seus dados críticos.

Aqui estão alguns motivos pelos quais sua empresa precisa realizar backups de dados e implementar uma solução de recuperação de desastres:

Medidas preventivas nem sempre funcionam

As empresas devem adotar uma abordagem proativa para a segurança cibernética, equipando-se com soluções de segurança de rede, configurações fortes de firewall e ferramentas de gerenciamento de risco.

No entanto, também é preciso implementar soluções para mitigar a perda de dados. Nenhuma empresa, independente de seu tamanho, está imune a ter seus dados roubados ou criptografados por ransomware ou sofrer com algum desastre natural.

Por isso, é fundamental contar com backup atualizado de seus dados críticos.

Os ataques cibernéticos estão em constante evolução

À medida que as empresas avançam em suas estratégias de transformação digital, seus dados se tornam ativos cada vez mais valiosos.

Por isso, os cibercriminosos não medem esforços para desenvolver novas técnicas de intrusão e roubo de dados, a fim de obter vantagem financeira.

O ransomware é um bom exemplo, uma vez que trata-se de uma ameaça relativamente recente que foi capaz de burlar os sistemas de segurança de empresas de todos os tamanhos.

No entanto, esse é apenas a ponta do iceberg. Outros ataques já conhecidos de longa data como malware, ataques DDoS e phishing sofrem mutações constantes, se aproveitando de novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, para burlar as barreiras de proteção.

Os dados armazenados na nuvem também precisam de backup

Mover suas operações locais para a nuvem pode economizar dinheiro para sua empresa e reduzir os esforços de gerenciamento, mas a nuvem não está isenta de riscos.

>> Conheça a diferença entre backup e armazenamento na nuvem.

Portanto, mesmo que seus dados estejam armazenados na nuvem, sua empresa ainda precisa de uma estratégia de backup para garantir total disponibilidade dos dados.

Ameaças internas geralmente não são vistas

Você nunca sabe se um de seus funcionários representará uma ameaça aos dados de sua empresa.

Um colaborador insatisfeito pode facilmente roubar ou apagar dados essenciais para os negócios se você não tiver os controles de segurança adequados no local.

Especialistas em segurança cibernética não hesitam em afirmar que os funcionários regulares representam a maior ameaça à segurança das organizações, uma vez que eles possuem privilégios de acesso a uma série de dados confidenciais e imprescindíveis para a atividade da empresa.

Como implementar uma estratégia de backup eficaz

Ter procedimentos proativos de backup de dados pode adicionar segurança para sua empresa e permitir que você lide com qualquer situação de perda de dados imprevista, mantendo sua operação sem grandes interrupções.

Como a perda de dados pode acontecer a qualquer momento e de várias maneiras, manter backups consistentes é fundamental.

Por exemplo, se ocorrer um desastre hoje e seu último backup tiver dois meses, sua empresa terá dificuldade em se recuperar.

Da mesma forma, seu plano de backup de dados deve ser associado a um plano de recuperação de desastres.

Ou seja, seu backup não pode está armazenado exclusivamente em seu Data Center local, uma vez que se houver um desastre, como um incêndio, as chances de você perder também os dados do backup são muito grandes.

Razões para adotar o backup em nuvem

Diante do exposto anteriormente, é possível afirmar que uma estratégia de backup é a que melhor atende às necessidades de empresas de todos os tamanhos.

Primeiro, ela permite que você crie rotinas automatizadas de backup, na periodicidade que faça sentido para a sua empresa. Assim, você tem a certeza que se algo acontecer, você terá uma cópia de segurança com seus dados mais recentes.

Além disso, o backup em nuvem garante a adequação com uma política de recuperação de desastres, vistos que seus dados ficam salvos no Data Center de seu provedor de serviços.

Assim, você só precisa se certificar que seu provedor possui infraestrutura e políticas de segurança suficientes para garantir a segurança e disponibilidade de seus backups.

>> Saiba como o Cloud Backup, da Algar Telecom, ajuda sua empresa a proteger seus dados

O backup em nuvem ainda é uma alternativa mais econômica, uma vez que não há necessidade de investir na aquisição de mídias ou ainda de equipamentos específicos para a realização do backup.

Da mesma forma, você não precisa contratar uma empresa terceira para armazenar suas mídias em um esforço de adequação às políticas de recuperação de desastres, uma vez que os dados já são salvos fora da infraestrutura local de sua empresa.

Agora você já sabe por que sua empresa precisa ter uma estratégia de backup.

Para saber mais sobre o assunto, baixe o e-book gratuito e conheça a fundo as diferenças entre armazenamento e backup em nuvem.

Deixe seu comentário