Como montar personas para o seu negócio?

Escrito por humanos

Para criar campanhas mais estratégicas e que conduzam o consumidor pela jornada de compra, é preciso estudar a fundo quem é o seu público. Mapear quem são as personas do seu negócio pode ajudar (e muito) a aperfeiçoar os resultados da sua empresa.

O mercado está cada dia mais competitivo. Por isso, você não pode se conformar apenas com informações básicas do seu público (idade, localização e renda, por exemplo). Já, se você quer se destacar, precisa ir muito além. Venha conosco que vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre persona!

O que é persona?

Persona, também conhecido como buyer persona, é um personagem semifictício que representa o comprador ideal. Ou seja, é um estudo aprofundado sobre o cliente para entender melhor qual é o seu comportamento, suas características, seus sonhos, suas ambições, seus desejos e muito mais.

Qual é a sua importância?

Mapear personas da empresa traz muitos benefícios para o seu negócio. As personas são essenciais para ajudar a criar um planejamento estratégico que realmente traga resultados concretos para a sua empresa. Confira qual é a sua importância:

  • permite conhecer melhor o seu cliente a fim de criar laços duradouros e de confiança;
  • ajuda a determinar quais são os tipos de conteúdo mais relevantes e o tom de voz mais adequado para suas campanhas;
  • contribui para a elaboração de estratégias de marketing mais direcionadas, personalizadas e criativas;
  • conduz o cliente pela jornada de compra com mais facilidade e rapidez;
  • possibilita a criação de anúncios e campanhas com mais chances de conversão e por um investimento muito menor.

Para que servem as personas?

Criar campanhas de marketing mais eficientes

Entender quem é o seu consumidor é uma das funções primordiais do do mapeamento de personas. Ao fazer um estudo mais aprofundado, você compreende o que afeta as decisões de compra do seu público. Isso permite criar campanhas de marketing muito mais eficientes, além de melhorar a atração de clientes.

Potencializar a comunicação

A comunicação da sua empresa é potencializada quando você aprende quais são os hábitos do seu consumidor. Assim, é possível criar campanhas mais humanizadas e personalizadas que garantem a lucratividade dos seus negócios.

Entregar a mensagem a quem realmente importa

Você precisa ter certeza de que a sua mensagem está sendo entregue para quem realmente tem interesse em saber sobre as suas soluções. Caso contrário, você estará apostando somente em leads não qualificados, trazendo, assim, desvantagem para o seu negócio.

Definir os melhores canais de comunicação

É preciso saber quais são os canais (como as redes sociais) em que o seu público está presente e por quais ele tem preferência. Isso permite interagir melhor com o seu consumidor, uma vez que você sabe onde ele está e como se comporta em cada mídia.

Como criar uma persona da minha empresa?

Determine a forma de entrevista

Determine o meio para a coleta de informações. Uma dica interessante é apostar em uma entrevista com alguns de seus clientes, utilizando formulários on-line.

Elabore as perguntas

Crie um roteiro de perguntas. É importante fazer um estudo aprofundado, coletando as seguintes informações:

Dados pessoais e demográficos

  • Qual é a sua idade?
  • Qual é o seu gênero?
  • Qual é o seu estado civil?
  • Qual é a sua escolaridade?
  • Quais são os seus maiores sonhos?
  • Quais são os seus maiores desafios?
  • Quais são as suas ambições?
  • Em qual cidade ou bairro você mora?
  • Em qual empresa você trabalha?
  • Qual é a sua faixa salarial?

Conteúdo

  • Em quais redes sociais está presente?
  • Como interage nas mídias?
  • Quais são os assuntos que gosta de acompanhar?
  • Como se mantém atualizado sobre as notícias?

Hábitos de compra

  • Tem preferência por quais marcas?
  • Por quais canais prefere interagir com as empresas?
  • Como é o processo de compras?
  • Quais são os valores que procura em uma marca?

Relações com a sua empresa

  • Quais são seus objetivos com a nossa empresa?
  • O que levou você a considerar a nossa empresa para comprar um determinado produto?
  • Como nossa empresa ajuda a solucionar suas dores?
  • Qual é a maior qualidade da nossa empresa?

Dados da persona

  • Nome
  • Idade
  • Cargo
  • Educação
  • Mídias
  • Objetivos
  • Desafios
  • Como a minha empresa pode ajudar

Atribuições no processo de compra

Se você analisar o papel de compra do seu consumidor, vai perceber que existem diferentes atribuições que interferem na decisão de aquisição de um produto ou serviço. 

 Destacamos os dois principais:

  • Influenciadores: são aqueles que dão conselhos e opiniões que influenciam diretamente na decisão de quem vai adquirir o seu produto ou serviço.
  • Decisores: são os que, de fato, decidem sobre uma compra. São aqueles que avaliam a proposta de valor e optam pela melhor solução para os seus problemas.

Criei a persona. E agora?

Crie conteúdo personalizado

Depois de criar as personas do seu negócio, é fundamental apostar em um calendário editorial com conteúdos direcionados a elas. Elas devem ser usadas como base para a criação de qualquer campanha.

Determine uma linguagem e o tom de voz da marca

As suas personas devem ser norteadas pelo mesmo tom de voz. Dessa forma, tanto o texto quanto os elementos (arte, ícones etc.) precisam se encaixar no gosto da sua persona.

A importância da conversão

Todos os canais (como landing pages, site, blog, redes sociais, dentre outros) devem ter foco na conversão. Da mesma maneira, todos os CTAs e conteúdos devem ajudar o seu cliente a percorrer pela jornada de compra.

Gostou de aprender mais sobre como montar as personas do seu negócio? Se sim, aproveite e compartilhe este infográfico!

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