Gestão Algar Telecom | 27 de março de 2020

Como lidar com clientes e fornecer alternativas durante a epidemia do coronavírus

Tempo de leitura: 5 minutos

O surto do coronavírus chegou ao Brasil e, classificado como pandemia, merece atenção redobrada por parte de todos. Com o objetivo de conter a disseminação, governos de todas as esferas suspenderam aulas e diminuíram a circulação de veículos, entre outras medidas. Mas, e as empresas? O que devem fazer?

A verdade é que a rotina de trabalho de algumas empresas não pode simplesmente parar. Há planejamentos que precisam ser seguidos, processos a serem executados e atendimentos a serem realizados. Então, o que fazer?

Se você ainda está com dúvidas sobre como agir em meio a esse cenário de muita preocupação, confira as nossas dicas de como lidar com clientes e fornecer alternativas durante a epidemia do novo coronavírus!

Garanta o bem-estar da equipe a fim de  manter um atendimento em excelência

A primeira atitude a se tomar ante o surto do coronavírus é garantir o bem-estar do seu pessoal. Afinal, se os funcionários não apresentarem boas condições de saúde, o atendimento ao cliente e toda sua produtividade estarão comprometidas.

Sendo assim, é importante seguir as recomendações dos órgãos de saúde e evitar aglomerações dentro da empresa. É necessário também reforçar informações sobre cuidados de prevenção e à atenção aos sintomas do Coronavírus:

  • dificuldade para respirar;
  • febre alta;
  • tosse;
  • coriza.

Além disso, é indicado que os profissionais que se enquadram nos grupos de risco sejam liberados de suas funções, pois se mostram mais vulneráveis à doença. Alguns exemplos são:

  • pessoas com doenças crônicas;
  • pessoas acima de 60 anos;
  • mulheres grávidas.

Também é fundamental que haja uma maior flexibilidade nesse momento para que todos se sintam mais confiantes no dia a dia.

gestão de atendimento

Oriente os clientes quanto ao perigo do coronavírus

Sabemos que ainda não existe uma vacina específica contra o coronavírus, o que faz da prevenção a melhor forma de combate. E, nesse momento, os clientes devem ser orientados sobre essas medidas essenciais.

Embora as negociações e os serviços não possam parar, eles podem ser realizados com maior segurança. Após se certificar que a sua equipe de trabalho se apresenta em boas condições, é hora de ajudar os clientes a passarem por essa situação da melhor forma.

Coloque informativos dentro da empresa com dicas de prevenção para que qualquer pessoa que chegue ao local consiga visualizar. Além disso, envie e-mails descrevendo essas informações e reforce a possibilidade de atendimento em outros canais além do físico.

Invista em ferramentas para qualificar o atendimento e melhorar o home office

Se o objetivo é oferecer novas alternativas aos clientes, é preciso garantir que elas sejam de qualidade. A diminuição do fluxo de pessoas é importante para reduzir a disseminação do coronavírus. Por isso, os outros canais devem ter o mesmo nível de produtividade.

Para manter a excelência, o melhor caminho é investir em soluções tecnológicas que ofereçam funcionalidades diferenciadas. Elas também precisam garantir a otimização do atendimento mesmo com um aumento repentino do serviço.

É essencial, ainda, buscar softwares que facilitem o trabalho home office dos seus colaboradores. Como o intuito é manter a qualidade do serviço evitando as aglomerações, os profissionais devem desenvolver as funções diretamente de casa. Mas, para isso, eles precisam de um bom suporte, como, por exemplo, soluções em nuvem.

Como você viu, as alternativas existem e estão dentro do alcance de todas as organizações. O fundamental é que a sua empresa se mostre sempre à disposição dos clientes mesmo nesse momento complicado por causa do coronavírus. Então, analise as dicas apresentadas e garanta  a excelência no atendimento ao cliente, bem como, uma continuidade mais tranquila para seu negócio.

A sua empresa está preparada para manter o nível de atendimento ao cliente nesse cenário de Coronavírus? Deixe o seu comentário!

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