Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

A importância do contador para pequenas e médias empresas

Algar Telecom | 19 de maio de 2020

Toda empresa, independentemente do tamanho e do número de funcionários, pode contar com um aliado poderoso para o sucesso do negócio: o contador. Neste artigo, vamos analisar a importância do contador e explicar como a presença dele pode evitar dores de cabeça em diferentes áreas da sua empresa.

Qual a importância do contador para a empresa?

Hoje, o contador é muito mais do que apenas um controlador de estatísticas. Na verdade, esse profissional vem sendo cada vez mais valorizado pelo mercado, já que sua atuação tem ido muito além do registro de dados: ele tem sido fator dominante na tomada de decisão das empresas.

A legislação brasileira é bastante complexa no que se refere à área tributária, e uma má gestão nesse aspecto pode trazer profundos problemas para empresas de qualquer porte.

Além disso, a importância do contador também se deve ao fato de ele ser o responsável por manter atualizados dados e estatísticas que são capazes de ajudar em previsões de mercado e tendências de negócios.

Como isso ajuda na gestão do negócio?

Para que o negócio se mantenha sustentável e com sua saúde financeira sanada, é essencial fazer um bom planejamento tributário. Qualquer empresa é obrigada a recolher uma série de taxas e impostos junto aos órgãos públicos, o que pode ter um impacto devastador sobre o faturamento de qualquer negócio caso não seja profundamente analisado.

Responsável por esse planejamento, o contador faz com que a empresa diminua os riscos de ser pega de surpresa por uma avalanche de impostos e tributos —  que chega a levar muitas empresas despreparadas à falência. E esse é um dos principais pontos sobre a importância do contador.

Em empresas de pequeno e médio porte, o contador é essencial para a contratação de novos funcionários no que diz respeito às obrigações tributárias relacionadas. A análise e o acompanhamento da situação tributária podem evitar sérios problemas judiciais no futuro.

Os empresários que optaram pelo MEI não são obrigados por lei a contratar um contador para sua empresa. Contudo, o acompanhamento desse profissional é muito importante para o microempreendedor, seja no momento da contratação de um funcionário ou em relação à necessidade de mudar de categoria empresarial quando o negócio cresce e ultrapassa os requisitos para ser MEI.

Ter um contador pode evitar problemas legais?

Sim. Tudo o que se refere ao recolhimento de impostos e ao enquadramento empresarial correto de acordo com seu faturamento é especialidade do contador. Tentar fazer sozinho toda essa análise tributária pode ser uma catástrofe para a saúde financeira do seu negócio, já que o incorreto pagamento dos tributos pode resultar até mesmo no fechamento da empresa.

Por isso, procure profissionais qualificados e que tenham conhecimento sobre os novos processos tributários das empresas como, por exemplo, a emissão de nota fiscal eletrônica. O acompanhamento profissional e o planejamento tributário correto são o ponto de partida para o sucesso de pequenas e médias empresas. Entender e valorizar a importância do contador para a evolução do seu setor financeiro vai mudar a sua maneira de fazer negócios.

Agora que você já sabe a importância do contador para pequenas e médias empresas, veja também qual a importância da tecnologia para uma gestão mais eficaz de clientes.

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: