1. Home
  2. /
  3. Gestão
  4. /
  5. Fundamentos do marketing digital para pequenas empresas


Gestão Escrito por Algar Telecom | 20 de maio de 2020

Fundamentos do marketing digital para pequenas empresas

Tempo de leitura: 4 minutos
Tempo de leitura: 4 minutos

O marketing tradicional é aquele que busca consumidores por meio de veículos como televisão, rádio e mídia impressa (como jornais, revistas e panfletagem). Ele tem um formato interruptivo, pois interrompe o que o cliente está fazendo para que este receba a sua mensagem. Mas você conhece o marketing digital?

O marketing digital utiliza modernas ferramentas de comunicação on-line (como site, blog e mídias sociais) e não é considerado interruptivo. Afinal, é o cliente que chega até a sua empresa de alguma maneira — e não o contrário, como acontece no tradicional.

Antigamente, o marketing digital era visto como uma solução para grandes empresas. Hoje, podemos notar que até mesmo os micro e pequenos negócios já estão se beneficiando dessa ferramenta para vender mais, atrair novos clientes, fidelizar os seus consumidores, tornar a marca mais conhecida, dentre outras vantagens.

Vamos conferir quais são os fundamentos do marketing digital que podem ajudar as micro e pequenas empresas? Continue a leitura!

Segmentação de mercado

Uma das maiores vantagens que o marketing digital traz para a sua empresa é a segmentação de mercado. Por exemplo, imagine que você criou 1.000 flyers e distribuiu em todo o bairro (ferramenta do marketing tradicional). Você pode até pensar que a sua mensagem atingiu 1.000 pessoas e que é uma ótima estratégia.

No entanto, quantas destas 1.000 pessoas representam potenciais clientes? Quantos podem, de fato, interessar-se pela sua solução? Aqui, já encontramos a primeira dificuldade, que é a mensuração dos resultados da sua estratégia de marketing.

Por isso, saiba que o marketing digital já sai na frente em relação a esse fator. Com ele, é possível fazer uma boa segmentação de mercado e entregar a sua mensagem para quem realmente tem interesse e pode se tornar um cliente no futuro.

Por meio das ferramentas virtuais, você consegue segmentar o público. Por xemplo, ao criar um anúncio no Facebook Ads você determina quem você quer atingir.

Dessa forma, você determina o público-alvo que deve receber a sua campanha (selecionando a idade, a região que mora, os interesses, os comportamentos etc). Assim, fica muito mais fácil criar uma campanha mais assertiva e que será entregue, de fato, para uma pessoa que poderá se tornar um potencial cliente.

Criação de persona

O marketing digital permite conhecer melhor quais são os hábitos de compra, os sonhos, os problemas, as ambições, as dores e o dia a dia do seu consumidor.

Quando você entende a realidade do seu cliente, pode criar personas para o seu negócio, que são personagens semi-fictícios que representam o comprador ideal.

Isso permite que você entenda, por exemplo, qual é a melhor linguagem para falar com o seu público, quais são as campanhas que podem dar mais resultado e quais são os canais de comunicação em que você deve investir.

Leia também: Saiba o que é marketing de afiliados

Tom de voz da marca

O tom de voz da marca nada mais é do que a “alma” da sua comunicação. Ou seja, ele representa os seus valores, as palavras ideais e as atitudes que fazem com que a sua empresa se torne mais próxima do seu cliente.

Por exemplo, a Coca-Cola tem um tom de voz que remete felicidade, emoções positivas e boas experiências. Já a Disney está mais relacionada com fantasia, magia e realizações de sonhos.

Por isso, saiba que ao determinar o tom de voz da sua marca é possível comunicar quais são os valores da sua empresa, definir o posicionamento da sua marca no mercado e também elaborar uma identidade mais forte.

Identidade visual

Ter uma boa identidade visual é um dos pontos que mais chamam a atenção quando o assunto é marketing digital.

Afinal, certamente você já entrou em alguma página e encontrou imagens ruins, com o logotipo confuso e sem nenhuma estratégia, certo? Isso traz uma repercussão negativa para a marca.

Por isso, saiba que é essencial ter uma identidade visual que transmita os valores do seu negócio. Ela deve ser estratégica e seguir a mesma linha de raciocínio em todas as estratégias que você utilizar (tanto no ambiente on quanto off-line).

Então, não se esqueça de que é preciso ter um padrão de identidade visual para ter uma boa presença digital, está bem?

Marketing de conteúdo

Investir no marketing de conteúdo é uma ótima estratégia para que as suas campanhas digitais tenham mais êxito. Ele traz diversos benefícios para o seu negócio, tais como:

  • promove o engajamento dos seus clientes;
  • proporciona relacionamentos incríveis;
  • garante ótimas oportunidades de negócio;
  • fideliza os seus clientes;
  • guia o usuário pela jornada de compra;
  • reduz o custo de aquisição de clientes.

Quer saber mais sobre marketing de conteúdo? Ouça nosso podcast agora mesmo:

Presença nas redes sociais

Estar presente nas redes sociais que o seu público utiliza é essencial para atraí-lo para perto da sua marca.

Por isso, faça uma pesquisa de mercado para conferir quais são as redes sociais em que ele está presente e entenda de que forma ele consome informações. Estudar o público é fundamental para criar um conteúdo mais direcionado e focado na conversão.

Para isso, saiba que é preciso criar um calendário editorial e mesclar os diversos formatos de conteúdo (texto, vídeo, infográfico, e-book, podcast, imagens e outros). Teste diferentes opções e veja o que realmente funciona com a sua audiência.

E-mail marketing

Os e-mails também são ótimos aliados quando o assunto é marketing digital. Mas lembre-se de que não é legal enviar somente mensagens promocionais.

Diversifique o formato de conteúdo (institucional, dicas, comercial, datas comemorativas, promoções, informativos e outros) e faça testes para conferir o que o seu público mais gosta.

Também não se esqueça de que é preciso ter a autorização do cliente para o envio de mensagens e seguir todas as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Você gostou de aprender mais sobre o marketing digital? Então, aproveite para entender também a importância do marketing digital para as pequenas e médias empresas! Boa leitura!

https://www.algartelecom.com.br/empresas?utm_source=blog&utm_medium=banner&utm_campaign=algarempresa

Deixe seu comentário