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Outbound Marketing: o que é e como ajuda sua empresa a vender mais

Algar Telecom | 18 de maio de 2020

A forma de vender e de comprar muda constantemente. O Outbound Marketing, que muitos acreditavam ter caído em desuso, ainda é uma importante ferramenta para alavancar as vendas.

Especialmente para pequenas e médias empresas que precisam primeiro tornar suas marcas conhecidas, para somente depois lançar mão de outras abordagens. O também chamado “marketing tradicional” se torna uma das melhores opções.

Quer saber como ele pode te ajudar a crescer também? Então continue neste post e descubra!

Afinal, o que é Outbound Marketing?

O Outbound Marketing — Marketing Tradicional ou Marketing de Interrupção — é uma estratégia de prospecção ativa, ou seja, ao contrário do Inbound em que se atrai aos poucos o público, esperando que ele chegue até você, o Outbound vai atrás dos seus potenciais clientes.

Chama-se também de interrupção porque as pessoas não estão procurando por aquela informação naquele momento. Quer um exemplo? Se imagine assistindo a um filme ou a um jogo de futebol pela televisão. No meio da transmissão, aparece a propaganda de um creme dental. Você pode até não estar precisando daquele produto no momento, mas, certamente, a marca vai ficar na sua cabeça. Isso é Outbound Marketing!

Ferramentas utilizadas no Outbound Marketing

Entre as ferramentas utilizadas no Outbound Marketing estão anúncios em TV e rádio, telemarketing, flyers, outdoors, malas diretas etc.

Mas não pense que ele é utilizado apenas nas mídias off-line, ou seja, aquelas que não estão no meio digital.  As peças de Outbound Marketing também estão presentes na internet.

Propagandas antes ou durante os vídeos do Youtube, anúncios Ads, banners em blogs e anúncios laterais nas páginas do Facebook são apenas alguns exemplos dessa forma de publicidade.

O que fez o Outbound retornar tão forte?

Se é uma forma de marketing “antigo”, o que fez com que ele voltasse com tanta força? A resposta está no chamado Outbound 2.0, definição dada por Aaron Ross no livro Receita Previsível.

Nesse conceito, as estratégias utilizadas permitem criar ações personalizadas, com foco no cliente que realmente tem interesse no produto ou serviço oferecido. Somado a isso, a utilização de ferramentas como as de gestão e CRM deixam o processo mais dinâmico.

O resultado desse Outbound reformulado é um resultado melhor e maior, retorno mais rápido que do Inbound e a possibilidade de mensuração, o que não era possível em sua versão anterior.

Por que o Outbound Marketing ajuda sua empresa a vender mais?

Agora que ficou mais claro o que é Outbound Marketing, você deve estar se perguntando como ele pode ajudar a sua empresa a vender mais.

Especialmente quando se está começando um negócio, tornar a marca conhecida é um fator primordial para conquistar os primeiros clientes. Startups, pequenas e médias empresas também precisam dessa abordagem para se consolidarem no mercado.

Negócios que atuam em setores de alta competitividade ou que possuem uma ampla cartela de produtos são outros exemplos de empresas que conseguem aumentar o volume de vendas com o Outbound Marketing.

Isso acontece porque um dos principais focos dessa estratégia é divulgar seus produtos, serviços e difundir a sua marca, tornando-a conhecida do grande público e trazendo visibilidade mais rapidamente — aqui, vale lembrar que as pessoas tendem a comprar de nomes que estejam em evidência de maneira positiva, em outras palavras, que sejam conhecidos das pessoas.

Vantagens do Outbound Marketing

Além de tornar o nome da sua empresa mais conhecido, o Outbound Marketing também tem outras vantagens que justificam sua aplicação. Veja algumas delas:

  • ROI (Retorno Sobre Investimento) mais rápido;
  • Possibilidade de análise de resultados como sazonalidade de vendas ou a melhor abordagem que pode ser usada com o público;
  • Análise mais rápida se as ideias desenvolvidas inicialmente estão realmente atingindo o público desejado.

Como aplicar o Outbound Marketing no seu negócio?

O primeiro passo para uma estratégia de Outbound Marketing de sucesso é fazer um bom planejamento.

Nessa fase você vai definir alguns pontos, entre eles quem é o seu público-alvo. Também é indicado fazer uma pesquisa de mercado do seu ramo de atuação, além de uma análise da concorrência e identificar como ela se comporta e se apresenta para o consumidor.

Após, você seguirá os seguintes passos:

  • Pesquisar sobre seu potencial cliente;
  • Fazer a prospecção através de e-mails, contato de redes sociais etc;
  • Criar uma conexão com esse potencial cliente, o qualificando e nutrindo;
  • Negociar com ele;
  • Efetivar a venda.

Além das ferramentas de Outbound Marketing já citadas, você também pode se valer da metodologia Spin Selling na hora de fechar a venda, que consiste em identificar pontualmente o que seu cliente precisa. Se você e sua equipe ainda não conhecem essa abordagem, então, acesse este link e veja suas vendas aumentarem ainda mais!

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