Gestão Algar Telecom | 26 de maio de 2020

7 dicas de filmes de superação baseados em fatos reais

Tempo de leitura: 5 minutos

Os mais poetas podem dizer que os filmes são como espelhos da vida real. Talvez seja um exagero esse pensamento, talvez não. O fato é que produções cinematográficas podem trazer histórias mais realistas e capazes de fazer a mente refletir – essas, sim, são boas dicas de filmes!

Quando falamos de produções realistas, estamos falando de filmes que contam histórias sobre pessoas ou fatos reais. Situações que realmente ocorreram e que servem como reflexão ou comparação para o espectador. São películas que, mesmo com toda a mudança necessária para uma adaptação ao cinema, servem como inspiração para o nosso dia a dia.

Pensando nisso, criamos este post com uma lista de 7 dicas de filmes de superação baseados em fatos reais. Continue com a gente e se inspire a partir dessas indicações!

1. O Discurso do Rei

Dirigido por Tom Hooper, O Discurso do Rei conta a história do Rei George VI, mandatário da Inglaterra na época da Segunda Guerra Mundial. A produção apresenta algumas passagens descritas no diário de Lionel Logue, o fonoaudiólogo que ajudou o rei a superar uma gagueira, possibilitando que ele fizesse um discurso motivacional ao seu povo no início da guerra.

Os desafios que ambos os personagens precisam superar durante o longa é o que fazem de O Discurso do Rei uma produção diferenciada e essencial entre as dicas de filmes inspiradores. O longa chamou tanta atenção na época do seu lançamento, em 2010, que a própria rainha Elizabeth II, atual monarca do Reino Unido, elogiou a interpretação do Colin Firth no papel do seu pai, o Rei George VI.

2. Uma Mente Brilhante

Lançado em 2002 e dirigido por Ron Howard, Uma Mente Brilhante mostra Russell Crowe vivendo o matemático John Nash. A produção acompanha a vida de Nash: desde o seu início de carreira como grande matemático, passando pelo período de esquizofrenia e chegando ao prêmio Nobel de Ciências Econômicas.

Além disso, o filme mostra o esforço do personagem diante de todas as dificuldades e tendo que lidar com problemas conjugais com a sua esposa, vivida pela atriz Jennifer Connelly.

3. A Teoria de Tudo

Baseado no best-seller Travelling to Infinity: My Life with Stephen, de Jane Hawking, A Teoria de Tudo mostra a trajetória de Stephen Hawking, considerado uma das mentes mais inteligentes da história da humanidade.

A produção, vencedora de Oscar, foca no desafio de Hawking em se adaptar à sua doença e também mostra como o físico teórico revolucionou o mundo da ciência com suas ideias diferenciadas sobre o espaço e o universo. Com certeza, merece se fazer presente entre as nossas dicas de filmes.

Leia também: 5 dicas de livros sobre recuperação econômica e financeira

4. Invictus

Invictus é um filme de 2009 e traz Morgan Freeman no papel do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela. A história se concentra no início do primeiro mandato de Mandela e na sua luta para unificar um país que tinha acabado de sair do apartheid.

Para ter sucesso no seu objetivo, Mandela utilizou a linguagem universal do esporte. E, com a ajuda do capitão do time do rúgbi do país, François Pienaar, ele consegue juntar sul-africanos negros e brancos em uma só torcida. Dirigido por Clint Eastwood, Invictus não só deve fazer parte das dicas de filmes de superação como também de melhores de todos os tempos.

5. Walt, antes do Mickey

Inspirado no livro-biografia de Walt Disney, a produção cinematográfica é uma verdadeira apresentação da vida de um dos mais bem-sucedidos empresários da nossa história. O filme inicia ainda na infância de Walt Disney e conta como o animador montou o seu pequeno estúdio ao regressar da Primeira Guerra Mundial.

Ainda são mostrados fatos da vida pessoal de Walt e outras situações relevantes vividas por ele antes da criação do Mickey Mouse, o seu mais importante e famoso personagem. A produção é de 2014 e tem a direção de Khoa Le.

6. Piratas do Vale do Silício

Inspirado no best-seller Fire in the Valley: The Making of The Personal Computer, de Paul Freiberger e Michael Swaine, o filme Piratas do Vale do Silício foca na rivalidade entre a Apple e a Microsoft desde as suas primeiras criações.

A produção conta com baixo orçamento, pois se trata de um filme para televisão. Porém, apresenta com maestria como os jovens Steven Jobs e Bill Gates sobrepujaram todos os contratempos para construírem seus respectivos impérios da informática.

7. Fome de Poder

Com direção de John Lee Hancock, Fome de Poder mostra como o vendedor Ray Kroc conseguiu transformar a pequena lanchonete dos irmãos Maurice Mac e Richard McDonald na maior marca de fast-food do mundo.

A produção é de 2016 e reforça a mensagem de que boas ideias podem trazer resultados esplêndidos até mesmo para modestos empreendimentos.

Essa foi a nossa lista com 7 dicas de filmes de superação. A melhor parte é que todos são baseadas em fatos reais, possibilitando que você se aprofunde ainda mais nas histórias e se inspire de maneira única. Então, mantenha o foco e construa a sua própria jornada de superação e sucesso.

Com qual dessas histórias você mais se identificou? Continue no nosso blog e confira agora 7 dicas de filmes de empreendedores!

https://www.algartelecom.com.br/empresas?utm_source=blog&utm_medium=banner&utm_campaign=algarempresa

Deixe seu comentário