1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Como lidar com os impactos da pandemia na gestão de frotas?


Geral Escrito por Algar Telecom | 20 de maio de 2021

Como lidar com os impactos da pandemia na gestão de frotas?

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, diversos setores da economia foram afetados. No caso das empresas que tralharam com gestão de frotas, desafios extras passaram a surgir.

E, claro, ninguém estava preparado para este momento.

Para ajudar você a superar os obstáculos impostos pela crise, vamos falar sobre os principais impactos e como reduzir os danos causados por eles.

Continue lendo!

Conheça os impactos da pandemia na gestão de frotas

Enquanto algumas empresas usam sua frota para visitar clientes e transportar colaboradores, outras dependem dos seus carros próprios para comprar insumos, fazer entregas de pedidos, entre outras tarefas.

Mas, seja qual for a finalidade dos veículos, os desafios são parecidos. Veja quais são eles:

Manutenção deixou de ser uma prioridade

Muitas organizações se viram obrigadas a priorizar outras tarefas em detrimento da manutenção de seus carros. Isso porque a lista de assuntos urgentes para lidar durante a pandemia é enorme, o que dificulta a gestão de frotas.

Dependendo do negócio, a demanda de pedidos para entrega, feitos por meio de plataformas de e-commerce, cresceu muito. Ou seja, mais um motivo para deixar a manutenção de lado.

No entanto, isso traz riscos e possíveis prejuízos para a empresa. Sem serem revisados devidamente, os veículos podem apresentar problemas durante os trajetos.

Quando isso acontece, o custo com o conserto não é o único prejuízo. Afinal, a segurança dos produtos ou a qualidade dos serviços prestados também são afetados.

Segurança dos colaboradores ganhou outros aspectos

Na gestão de frotas, a segurança sempre foi uma questão importante. Por isso, as empresas preocupadas em proteger seus funcionários colocam em prática medidas para diminuir o risco de acidentes e monitorar a condução dos motoristas.

Porém, com a chegada da pandemia, outras medidas protetivas passaram a ser mais urgentes. Com o intuito de evitar a proliferação dos vírus, os gestores precisaram fomentar as medidas de higiene, uso de máscara, distanciamento, etc.

A tensão é tão forte que muitas empresas passaram a dar menos atenção para as questões de segurança relacionadas aos motoristas e os veículos. O grande problema disso é o aumento no risco de acidentes causados por fatores humanos.

Queda na eficiência pela falta de controle das informações

Com o boom das vendas online, muitas empresas perceberam que não estavam prontas para dar conta do recado.

Afinal, é preciso ter uma boa operação logística para prestar um serviço de entregas realmente eficiente. Em tempos de pandemia, esse tem sido um dos grandes desafios.

Essa situação deixa clara a importância de ter um controle adequado das informações para otimizar as rotas e garantir que as entregas sejam feitas dentro do prazo e com a qualidade esperada.

Invista na gestão de frotas para reduzir os danos causados pela pandemia

Diante desse cenário, contar com a ajuda da tecnologia se tornou ainda mais importante. Ao usar a solução certa, você elimina de uma vez só diversos problemas relacionados ao gerenciamento das frotas, sabia?

Os recursos disponíveis nos softwares modernos de gestão de veículos permitem:

  • obter informações precisas sobre a frota;
  • acompanhar a condução dos motoristas;
  • gerenciar as informações em um único lugar;
  • agilizar os processos de tomada de decisão;
  • programar as manutenções;
  • garantir a disponibilidade dos carros;
  • ter uma visão ampla da frota;
  • gerar relatórios em tempo real.

Dessa forma, a empresa consegue aumentar a produtividade da equipe, reduzir custos e fazer a gestão da frota de forma simples. Ao economizar tempo nas tarefas operacionais, os gestores podem se dedicar aos assuntos mais estratégicos da área.

Ficou interessado em saber como as soluções desse tipo podem ajudar a sua empresa a chegar mais longe? Descubra tudo o que elas podem fazer por você!

Deixe seu comentário