Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Por que é vital para o sucesso do seu negócio contar com a manutenção de infraestrutura?

Algar Telecom | 29 de janeiro de 2020

A operação de uma empresa depende de uma série de fatores. É preciso contar com uma estrutura física, mobiliário, sistemas, profissionais capacitados e uma infraestrutura de TI que seja capaz de suportar todas as atividades do negócio e proporcionar maior competitividade para a empresa. Isso só é possível se a infraestrutura de TI estiver funcionando no máximo de sua capacidade, por esse motivo a manutenção se faz necessária. 

A manutenção da infraestrutura de TI é responsável por manter todos os processos funcionando e suportar o desenvolvimento de novas atividades. Quando a manutenção não está em dia, a operação está sujeita a falhas e panes em sistemas que podem prejudicar todas as atividades ou grande parte delas. Neste artigo, você vai entender porque a manutenção da infraestrutura de TI é fundamental para o sucesso do seu negócio. Confira!

Manutenção da infraestrutura de TI: 6 fatores que vão te convencer a cuidar da sua

A infraestrutura de TI determina direta e indiretamente a qualidade e sucesso de algumas atividades dentro da empresa. Além disso, influencia na produtividade das equipes, aumentando ou prejudicando os processos. Manter a manutenção da infraestrutura em dia oferece diversos benefícios para as empresas. Veja quais são a seguir.

Melhora o desempenho das equipes de TI

A manutenção da infraestrutura de TI garante que os recursos estarão sempre em conformidade com as necessidades de uso das equipes, evitando que problemas inesperados aconteçam.

Falhas nos sistemas, por exemplo, não acontecem se o problema é identificado previamente. Os técnicos conseguem fazer substituições de mecanismos gastos por recursos mais novos ou modernos.

Reduz custos

Uma pane inesperada é prejudicial para a empresa em diferentes aspectos. A operação precisa parar de forma abrupta, com isso não consegue se planejar para continuar as atividades. A equipe tem que parar, com isso as entregas e os prazos são prejudicados e geram custos para a empresa. 

A necessidade de correção também aumenta os custos, pois um serviço corretivo será sempre mais custoso do que uma manutenção.

Facilita o controle de recursos

A complexidade da infraestrutura de TI costuma acompanhar o desenvolvimento da empresa. Conforme a empresa vai expandindo sua operação, melhorando seus serviços, vai tendo uma necessidade de mais recursos. Em algum momento, pode se tornar inviável administrar um grande volume de recursos que estão ou não em uso.

A manutenção permite olhar para esse aspecto de forma mais estratégica, observando o que é necessário ou não, eliminando os excessos.  

Aumenta a vida útil dos equipamentos

Quantas vezes você já ouviu que um equipamento não precisa ser trocado, apenas receber a manutenção devida? Com a infraestrutura de TI não é diferente. Muitas vezes, um equipamento apresenta problemas, não porque está velho, mas porque não recebeu manutenção.

A simples limpeza ou lubrificação adequada em alguns componentes consegue aumentar a vida útil dos equipamentos. Com isso, reduz a necessidade de substituir esses recursos e gera mais economia para a empresa. A manutenção vai garantir que esses componentes ou ferramentas permaneçam em uso por muito mais tempo.

Facilita a resolução de problemas

Uma infraestrutura sem manutenção pode apresentar uma série de problemas e ao mesmo tempo. Quando essa situação acontece, os técnicos levam mais tempo para identificar a causa da pane e encontrar uma solução para resolvê-la.

A manutenção evita esse tipo de problema, pois os técnicos agem de forma antecipada, verificando os pontos críticos e que podem ser prejudiciais no futuro. Em geral, a manutenção evita que um problema aconteça de forma inesperada, mas quando acontece, é fácil de ser identificado e resolvido. 

Proporciona escalabilidade para o negócio

Operações que não são interrompidas por problemas inesperados, não têm suas atividades prejudicadas e conseguem se planejar de forma mais equilibrada. Isso permite que a empresa ganhe escala e se torne mais competitiva em seu setor.

Cuidar da tecnologia da empresa, bem como garantir sua manutenção, é fundamental para as empresas que querem crescer. Investir em inovação tecnológica vai permitir que o negócio evolua de forma natural. Veja como implementá-la de forma simples em sua empresa.

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: